Situações-Problemas para Facilitar a Aprendizagem de Ondas



UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

ICET - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

Situações-Problemas para facilitar a aprendizagem de Ondas.

Acadêmica: Joice Moraes de Andrade

Orientador: Prof. Dr. Sérgio Roberto de Paulo

Rondonópolis – MT

2008

RESUMO

Este trabalho relata uma prática pedagógica baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa. O conteúdo abordado será o de Ondas e a sua utilização nas Telecomunicações, visto que a maioria dos alunos dispõe de aparelhos como: televisões, rádio, celulares etc., entretanto não têm um conhecimento físico de como o som e a imagem são formados e chegam até eles. A proposta foi aplicada na Escola Domingos Aparecidos dos Santos com 2ºAno matutino, localizada na cidade de Rondonópolis sendo que esta atende cerca de 2000 alunos na maioria do Ensino Médio. Desta forma iniciamos os estudos embasados na Teoria da Aprendizagem Significativa com os seguintes estudiosos representantes dessa teoria: Ausubel e Marco Antonio Moreira.

O trabalho será disposto em seis capítulos, onde o primeiro capítulo apresentará o histórico da Escola Estadual Domingos Aparecido dos Santos, onde foi desenvolvido o trabalho. No segundo, será comentado sobre a história do ensino de Física no Brasil. A fundamentação teórica que norteia este trabalho está inserida no terceiro capitulo. O quarto capitulo se destina à metodologia utilizada nesta proposta. E por fim serão apresentados os dados obtidos através de testes, entrevistas e depoimentos dos alunos, onde é possível detectar que eles estiveram motivados para aprendizagem, tendo mais interesse pela disciplina de Física.

Palavras – chaves: Aprendizagem significativas, Ondas, Ensino

INTRODUÇÃO

A sala de aula ainda não conseguiu atrair toda atenção do aluno em relação à disciplina de Física, ou seja, uma forma que promova aprendizagem de forma dinâmica e especialmente significativa. Isso acontece por vários fatores. Um deles que podemos citar como gravíssimo é a matematização da Física.

A matemática pode ser considerada uma importante ferramenta para o ensino de Física uma vez que proporciona a elaboração de modelos matemáticos que resultam na interpretação dos problemas que expressam a situação envolvendo fenômenos físicos. No entanto o que acontece é que muitos professores ainda tem a mentalidade que a Física se resume as fórmulas e equações matemáticas, não ensinandode fato os conceitos físicos.

Campos (2000:10-11) mostram a interface entre a Matemática e a Física ao afirma que "(...) a Matemática é mais do que simples coadjuvante no desenvolvimento dos conceitos físicos". Ela está sempre presente nas atividades cientificas: seja no processo ou no seu produto, seja na definição de uma teoria cientifica.

No processo de aprendizagem, devem se valorizar as situações cotidianas dos alunos que envolvem conceitos físicos e estimulá-los a criar seus próprios modelos, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades.

Assim, é necessária a utilização de estratégias que atraia o aluno com assuntos relacionados com o seu dia-a-dia. Dessa forma quando se fala em assuntos como, por exemplo, as Telecomunicações, pode-se despertar a motivação do aluno em aprender saindo do tradicionalismo do cálculo e da abstração.

O papel do professor vai muito além do que passar conteúdos, ele tem que cumprir o papel de orientador. Pois os processos educacionais devem ser processos que aproximem o aluno da realidade.

Propomos o uso de situações-problema para enriquecer o aprendizado de Ondas no Ensino Médio. Através de um trabalho que valoriza os conhecimentos prévios que cada um deles traz e contextualiza os conteúdos abordados.

O conteúdo abordado de forma contextualizada será o de Ondas e a situação problema em questão será a Telecomunicação. Desta forma os conceitos físicos devem ser construídos através de situações-problemas que motivem e levem os alunos a aplicar os conceitos trabalhados em sua vida.

» Baixe o artigo completo para continuar lendo.


Autor: JOICE MORAES


Artigos Relacionados


A Modelagem Matemática Como Metodologia Para O Ensino-aprendizagem De Física

Modelagem MatemÁtica No Ensino-aprendizagem De FÍsica: TÓpicos De MecÂnica

A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática

A InfluÊncia Da MÚsica Na FormaÇÃo Dos Jovens E No Processo De Ensino-aprendizagem De LÍngua Inglesa

Modelos MatemÁticos E Modelos Mentais: Inferindo PossÍveis RelaÇÕes Durante A Modelagem MatemÁtica De FenÔmenos FÍsicos

Utilização Da Tecnologia Para O Ensino Da Matemática

A Matemática Da Célula Tronco