Dízimo... uma obrigação?



Recentemente ouvi alguém dizer no púlpito de forma descarada: "se você não dá o dizimo você esta literalmente roubando a Deus!" Naquele momento eu me perguntei "como ele pode dizer algo tão insensato assim? Fala por ignorância ou interesse?". Como sempre, vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre o dizimo.
A ordenança do dízimo foi data ao povo de Israel pela lei. No livro de Levítico está escrito: "Também, todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor" (Levítico 27.30). Em Deuteronômio 14.23: "Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo.". Porém, o texto mais utilizado por quem ensina que a igreja de hoje deve ser dizimista se encontra no último livro da Bíblia que diz: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança" (Malaquias 3.10). Para quem se recusar, a ameaça vem logo a seguir: “Roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? nos dízimos e nas ofertas alçadas” (Malaquias 3.8). Estes textos trazem uma peculiaridade em comum, algo que deve ser percebido. Para quem Deus dá este mandando? Em que circunstâncias? Para o povo de Isael, unicamente! O segundo versículo é citado contra os judeus que estavam sendo infiéis a Deus nas suas ofertas. O povo de Deus nesta ocasião estava tão corrompido que até mesmo os sacerdotes ofereciam animais doentes em sacrifício e ficavam com os sadios (Malaquias 1.8).
Todos os mandamentos do Antigo Testamento são direcionados especificamente para esta nação. Somente é aplicado à igreja os mandamentos que foram confirmados no Novo Testamento, e neste o dizimo não foi confirmado, encerrando esta ordenança na lei. Somente deve ser dizimista, tem esta obrigação, quem está debaixo da lei de Moisés.
A igreja de hoje tem tanto dever de ser dizimista quanto tem de guardar o sábado, ou seja, obrigação nenhuma! A lei foi dada para conduzir Israel de maneira santa até os dias de Jesus. Após Jesus a lei perdeu seu valor, pois Cristo a cumpriu totalmente, e hoje estamos sob a dispensação da Graça. O apostolo Paulo fala claramente sobre isso na sua carta aos Gálatas: "Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados; Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio, Porque todos sois filhos de Deus, pela fé em Cristo Jesus." (Gálatas 3.23-26). Em nenhuma parte do Novo Testamento o dizimo é reafirmado, anulando assim sua necessidade.
Alguns costumam apresentar o texto de Lucas 11.42 que diz "Mas, ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras." Porém pergunto, a quem Jesus estava falando? Aos judeus! E cabe aqui ressaltar que antes de Jesus morrer a Lei deveria ser cumprida, tanto que ele mesmo falou que não veio anular a lei, mas cumpri-la, e de fato a cumpriu. A lei só foi revogada com a ressurreição de Cristo, onde teve inicio a sexta dispensação, a dispensação da Graça!
Então é totalmente em vão dar o dízimo? Não necessariamente. Se você é dizimista por medo de estar pecando, por ordem do pastor ou algo semelhante, posso dizer que seu dizimo tem sido perdido. Porém, se você o fizer por amor, por um propósito entre você e Deus, ele é totalmente válido! Como assim? Veja o exemplo de Abraão com Melquiseque. Abraão, após voltar vitorioso da batalha, ofereceu o dizimo dos despojos ao rei Melquisedeque, confirmando um pacto que tinha feito anteriormente. Isso ele fez antes que a lei existisse, antes de Moisés. O que pretendo deixar claro aqui é o seguinte, o mandamento do dízimo foi dado por Deus à Israel, com a graça a lei perdeu seu valor e só é reafirmado na dispensação atual aquilo que foi confirmado no Novo Testamento. A Bíblia não te obriga a dar o dízimo, porém, se você desejar fazer uma aliança com Deus através deste voto e ser fiel a ele, com certeza ele será fiel a você ;)
Autor: Ivan Vargas


Artigos Relacionados


AbenÇoar E Orar

A Pena De Morte...

A PÁscoa

O Dízimo O Crime De Simonia

O Cordeiro De Deus

Beijos Na Bíblia

Sabedoria Celestial