Ofício circular aos ''chefes''



Cidade, ______________ de 2009

Ofício Circular Único

Prezado(a) Senhor(a) " Chefe" ,

A necessidade de reinventar-se  é um dado e um fato no atual ambiente de negócios. Seja no produto, às vezes muito mais no processo ou organizacional, o ato de inovar deve ser encarado como necessidade e diferencial competitivo para a sua empresa.

Embora pensemos erroneamente , e automaticamete, que a inovação parte de grandes e novos   produtos, idéias e/ou serviços mirabolantes , algo do mundo das manchetes e da ficção científica, é  constante a fonte de possíveis e reais inovações realizadas/pensadas por nós funcionários, todos os dias, muitas vezes  sem  mesmo Vossa Senhoria  saber. Mesmo  que , de forma não sistematizada,  elas garantem a manutenção  da sua empresa.

Em um país como o Brasil, onde a mão-de-obra se concentra nas MPE´s e na informalidade, a inovação sustentável deve desenvolver um senso coletivo de propósito, de libertar a nossa criatividade  em toda a sua organização e de nos ensinar a reconhecer e catalogar as oportunidades não convencionais .

Desta forma, encaminhamos à Vossa Senhoria nossas humildes sugestões abaixo elencadas:



1. Ela começa no topo

Cabe aos líderes, chefes, executivos, empresários, donos, ou seja lá o título que sua empresa forneça a aquele(s) que está(ão) no topo  da hierarquia, criar um ambiente psicológico que fomente a inovação sustentável em todos os níveis.

Embora existam exceções, nós trabalhadores ,em sua mairoria,  tendemos a nos sentir removidos da função de inovação e  menos propensos a tomar medidas independentes ou oferecer novas idéias devido a inexistência deste ambiente ou do aporte ( carta branca ) de nossos líderes: repetimos nossas tarefas de forma automatizada , dia após dia.

2. Por favor, estabeleça um sentido claro de direção

Mudar culturas envolve mudar mentes, e isso leva tempo. Mas como em qualquer iniciativa, uma noção clara da meta ajuda a acelerar a viagem. Saiba para onde Vossa Senhoria quer que o seu barco navegue . A missão e a visão da organização ajudam a organizar e direcionar a inovação . Qual é o propósito da inovação na sua empresa? Trata-se de acrescentar o valor do cliente para produtos e/ou serviços existentes … para acelerar a entrega … para aumentar a qualidade ? Para que afinal ? Aquele  quadro bonito na entrada da empresa explicitando a missão e a sua visão de nada adianta se nós , que fazemos sua equipe,  não as incorporamos: já que Vossa Senhoria não as traduziu . Pergunte-nos se sabemos descrever e sentir a missão e visão da sua empresa ! É bem provável que somente a pessoa da limpreza saiba: afinal , ela limpa o quadro todos os dias e acaba decorando as palavras que lá estão.

3. A comunicação aberta

A comunicação aberta entre "os que mandam" e "os que obedecem porque têm juízo" (nós trabalhadores)  prepara o terreno para uma atmosfera de confiança, variável essencial para a cultura de inovaçaão. Mas se Vossa Senhoria pretende estabelecer uma nova culura, baseada na confiança, não nos mande  dar o primeiro passo e nem peça a um subordinado seu para fazê-lo. Começe o(a) Senhor(a) mesmo !

Esta mudança se inicia no processo de comunicação aberta, compartilhando as informações de sua empresa conosco, sues funcionários, em uma base regular e em todos os níveis. Incluindo-se as boas e más notícias. A isso damos o nome de time . Caso o preço do insumo aumente, comunique, caso a reantiblidade caia, comunique, caso tenha novos clientes, comunique…. Não deixe para vomitar ou gritar conosco apenas quando o caixa está no vermelho ou quando algo vai errado.

4. Reduzindo a burocracia

Organizações de maior porte são muitas vezes consideradas menos inovadoras que suas contrapartes menores. Contudo, não é o tamanho da sua empresa que inibe a inovação – é o seu processo interno. Burocracia atrasa a ação e é um sério obstáculo à inovação. As organizações menores muitas vezes podem avançar mais rapidamente na implementação de ideias inovadoras. Dizem que  Jack Welch,  quando ainda na General Electric, discursou  para seus colaboradores:  "Meu objetivo é fazer com que a alma e a velocidade da pequena empresa estejam dentro da nossa grande empresa."

5. Criando um sentimento de posse

Uma mentalidade de propriedade cria um poderoso incentivo para o pensamento criativo. Quando nós funcionários estamos claramente cientes de como os nossos interesses , funções  e esforços estão alinhados com os da  sua empresa e da sociedade, sentimos uma forte razão para dar continuidade e melhoria ( novas idéias) ao que fazemos. Certifique-se de que cada um de nós sabe como seu trabalho afeta o seu desempenho e o da sua empresa ! Faça-nos sentir uma peça da mesma engrenagem e não um elo perdido no estoque. Não deixe para mostrar isso ou agradecer nossos esforços apenas na semana do Natal: onde todos se reunem para ganhar um panetone  e ouvir seu discurso enfadonho que ,na maioria das vezes , não possui sentido. O ano comercial se inicia no dia 01 de janeiro e se encerra no dia 31 de dezembro. Tempo não falta !

Acreditamos que estes passos já são  um bom  começo !

Nossos agradecimentos e atenção,

De seus funcionários.

P.S : favor não engavetar este ofício


Autor: Edson Menezes


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