Regras E Conceitos Básicos Sobre Vendas
Você já parou para pensar que a venda é realizada a cada instante e
nos mais diversos acontecimentos? Ora, pense num político, ao
discursar, ele tenta vender sua imagem ao povo, como uma propaganda que
passa na TV e exibe as qualidades de determinado produto para nos
convencer a comprá-lo; um outro exemplo é um empreendedor que busca
vender sua idéia à um possível sócio ou investidor; ou uma criança que
ao chorar vende sua manha para obter carinho e atenção da mãe. Esses e
muitos outros exemplos dão conta de nos mostrar o quão a venda está
ligada ao nosso dia-a-dia. Portanto cabe aos vendedores profissionais,
destacarem-se e buscarem um lugar ao sol nesse imenso salão de vendas.
O vendedor profissional para conseguir isso, deve empregar certas
técnicas e seguir algumas regras, a seguir descreverei algumas regras
básicas:
* Profundo conhecimento do produto ou serviço a ser
vendido - é necessário que o vendedor saiba exatamente o que está
vendendo, facilitando a explicação ao cliente sobre o produto ou
serviço e deparando-se com clientes providos de conhecimento a cerca do
produto ou serviço que lhe está sendo oferecido, o vendedor terá
argumentações sólidas e muitas vezes convincentes para atrair o cliente
ao que está sendo vendido.
* Didatismo no trato com o cliente
- um bom professor não é aquele dotado de profundo conhecimento. Um bom
professor é aquele dotado de profundo conhecimento e que saiba repassar
isso aos alunos. Portanto seja claro e objetivo.
*
Persistência e perseverança - quando o vendedor recebe um "não", ele
não deve encarar isso como uma derrota, mas apenas como um desafio a
ser vencido, pois muitas vezes esse "não" significa apenas um "agora
não" ou "deixe para depois".
* Autocontrole - não deixe a emoção falar mais alto, use-a a seu favor, mantenha a razão à frente.
* Criatividade - ser criativo é fundamental, mas não confunda isso com
improvisos e mais improvisos, sempre esteja preparado e use o bom senso.
* Sociabilidade e extroversão - será muito difícil uma pessoa fechada,
introvertida, tornar-se um vendedor caso não queira mudar. Porém
extroversão demais pode levar o cliente a desconfiar de sua seriedade.
Essas são apenas algumas das muitas outras regras que existem, mas já
servem para dar uma idéia do que iremos ter que praticar para sermos,
pelo menos, bons vendedores.
Até o próximo artigo!
Acesse: Diário do Vendedor e Anúncios de Empregos</a>
Autor: Edson Augusto De Paula Flogner
Artigos Relacionados
Qual A Melhor Prática Para Criar Um Sentido De Urgência Nos Nossos Clientes?
Vendedor: A Força Motriz Da Sua Empresa
Clientividade
O Que é Preciso Para Ser Vendedor?
Venda Perfeita (livro)
Como Fidelizar E Satisfazer Clientes
O Vendedor Bem Sucedido - Entrevista Na Radio Novo Tempo