EMPRENDEDORISMO



Um assunto sempre comentado ao se falar de finanças é o empreendedorismo. Num país como o Brasil onde existem milhares de empreendedores é interessante entender um pouco sobre ele e o que nos leva a condição de um dos países mais empreendedores do mundo, segundo o GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Em 2008 o Brasil ocupou a 13ª posição no ranking mundial de empreendedorismo, ficando pela primeira vez fora do grupo dos dez países com as maiores taxas de empreendedorismo.

Não podemos esquecer que existem os empreendedores que surgem devido às circunstâncias, como no caso do Brasil onde o índice de desemprego é alto e leva as pessoas a buscarem novos mercados/ oportunidades, fato este que contribuiu para que estejamos no ranking mundial dos países com maior nível de empreendedorismo.

O empreendedorismo é a arte de: inovar, atualizar, auto realizar-se, estar em um equilíbrio entre a ousadia e a acomodação, e saber identificar ameaças e oportunidades dentro dos contextos micro e macro ambiente, sabendo utilizar para a evolução de um empreendimento.

Sendo assim, o empreendedor é aquele que faz com que as coisas aconteçam, pois além de identificar essas oportunidades, precisa ter a sensibilidade e tino para os negócios, é dotado de criatividade, imaginação e perseverança; qualidades que transformam idéias em negócios bem sucedidos.

Para sermos empreendedores não necessitamos somente de criar o próprio empreendimento, devemos saber gerir e sustentá-lo para um longo ciclo de vida e obtermos com isso um retorno dos investimentos, ou seja, precisamos saber administrar.

Precisamos usar de racionalidade, mas não podemos esquecer a emoção e a intuição. É necessário que estejamos buscando sempre o equilíbrio. O Empreendedor precisa fixar metas e objetivos, buscando os meios para alcançá-los; tem que definir muito bem o seu negócio, seus clientes e fornecedores, definir missão e não esquecer de que competirá num ambiente repleto de ameaças e oportunidades. Existem vários nichos de mercado que estão inexplorados e para uma pequena empresa será bem mais fácil utilizar de manobras estratégicas, alterando seu mercado, produtos, serviços; do que para uma de porte maior que não tem esta flexibilidade.

Muitas empresas não conseguem obter sucesso, qual é o motivo disso acontecer?

Quando uma empresa não vai bem, o problema certamente está na administração, ou melhor, no administrador. Acontece que a grande parte dos empresários não está acostumada a planejar e muito menos possuem conhecimentos gerenciais para fazê-lo. Como não tem planejamento prévio, vão “tocando” como podem a empresa, de acordo com o que necessitam no dia-a-dia. Sempre dando um jeitinho para tudo, pois muitos aprenderam com a vivência e consideram que seja suficiente o conhecimento adquirido. Em muitos casos as empresas acabam por falir no primeiro ano de vida.  

Para que isso não ocorra é necessário identificar adequadamente o negócio, reconhecer apropriadamente qual o tipo de cliente a ser atendido e buscar ajuda especializada, seja para aprender a administrar o seu negócio ou então buscando alguém para administrá-lo. (29/09/09)


Autor: Rita de Cássia Mormito


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