Lacunas



11 de abril de 2005.

Então minha amiga, não sei nem como dizer... Apesar de eu ter ciência da sua falta de limites, reconheço que você é muito sensata e gosto da forma como você me apresenta visões.

 

Estou passando por uma situação que nunca imaginei passar. Na minha vida, a partir do momento que comecei a pensar em ter um futuro melhor, sempre procurei fazer as coisas certas, pois sempre acreditei que o resultado as nossas colheitas vem do que anteriormente plantamos. De sorte que sempre procurei plantar coisas boas. Até o presente momento, fico impressionado como Deus tem me abençoado, tenho tido muito trabalho e tenho alcançado o retorno deste trabalho...  Há um ditado que diz que atrás de um grande homem existe uma grande mulher... claro que este ditado hoje em dia é meio "naftalina", um pouco fora do tempo.  Nem me serviria, pois não sei se se aplicaria a um homem de 1.60m...  Mas o fato é que ao meu lado, notoriamente tenho uma grande mulher...  Um pessoa com que me fez acreditar que eu poderia mudar os caminhos da minha vida, uma amiga por quem me apaixonei há 7 anos e que hoje é minha esposa...   Sempre a admirei, por sua ética, por capacidade de se preocupar com as pessoas, por ter sido ela sempre um boa filha...  Lembro-me que minha avó me falava que uma boa filha teria tudo para ser uma boa esposa...  Com muita luta, alcançamos vitórias que nem imaginávamos....  casamos... tivemos uma ótima lua de mel... e continuamos nossa vida... Entretanto, o que admirava nela, a paixão com que se entregava ao que acreditava, foi me incomodando sobre maneira... pois o tempo todo suas preocupações eram com o trabalho, as economias para o futuro... ao passear já está tão cansada que nem curte direito, prefere ficar em casa...

 

  Aí o que acontece, aparece uma pessoa encantadora, alegre, divertida, que gosta de sair e que me admira de montão....  uma pessoa que consegue mexer com a minha vaidade, mostra-se envolvida....  Esta pessoa me diz que eu apareci na vida dela no momento em que ela mais precisava, pois já estava sem alegria na vida...  Ela se envolve comigo, e eu aos poucos vou cedendo a minha vaidade e começo gostar disto... hoje sinto-me muito envolvido com ela...   cheguei a dar-lhe um beijo... e agora me sinto muito mal porque isto foi trair a minha esposa, e sei que ao falar para ela isto  será o fim....

 

 O que vc acha disto?

----------------------------------

Caro amigo, desejo o que de melhor lhe puder acontecer. Bom dia !

 

É uma situação diferente que você está vivendo, mas não sinto a gravidade que você está colocando nela. Acho inclusive que é algo mais do que normal o que está passando com vocês. O fato é: todo mundo está sujeito ao que ocorre ao seu redor. Tanto você quanto sua esposa. São fases e testes que vão acontecendo. É certo que o diferente, o novo, o distante sempre nos atrai e sempre avaliamos apenas o ponto que não temos e damos muito valor nesse ponto, o que aumenta a nossa sensação de prazer ao identificá-lo pronto em outra pessoa.

 

Quero te explicar melhor: sua esposa tem inúmeras coisas que você gosta e admira muito, você a escolheu para estar ao seu lado. Com o dia a dia, vamos conhecendo os pontos falhos e eles vão se destacando, os outros a gente admira e pronto (já nos acostumamos com eles). Ela tem um ponto que você não quer aceitar: ela não se esforça para ter uma vida social, fora da família, da igreja e do trabalho. Quando nos deparamos com outra pessoa que supre justo esse ponto que não encontramos na pessoa que amamos e que para nós é um ponto importante, nos surpreendemos, porque vem de encontro a nossa carência (ou desejo) e, na verdade, se mostra como um caminho fácil para resolver o nosso "probleminha". Então independente se essa "nova opção" supre os outros quesitos ou não, não nos importa. O importante é que ela é perfeita justo no ponto de nossa maior desilusão com a nossa esposa. O nosso maior foco atual.

 

Mas nesse momento em que essa pessoa chega e corresponde a esse ponto falho, não fazemos a analise dos outros (já consolidados com a nossa esposa atual) se eles também estão presentes. E na ausência dessa análise a pessoa parece perfeita demais, certa para nós. Os pontos falhos dessa "nova" pessoa que está passando pela nossa vida vão ser descobertos ou admitidos muito tempo depois, se tivermos tempo para isso. Sem contar que o início de um relacionamento é sempre encantador, é onde nos mostramos em nossa melhor forma, tem a força de uma avalanche. Então comparações entre as nossas duas opções nesse momento são, no mínimo, injustas. Por outro lado, deixar de viver esse momento "mágico" com essa pessoa que você conheceu é também injusto com o destino, com o seu coração e com a oportunidade que a vida está colocando diante dos seus olhos. Seria te privar de conhecer outros horizontes e até, quem sabe, conhecer a pessoa da sua vida. O que quero dizer é que hoje você tem a sua esposa e que ela é uma pessoa certa, que vale a pena, mas pode ou não ser "A pessoa certa da sua vida". Não sei se ficou claro.

 

Não somos isentos de erros, podemos ter escolhido algo errado em determinado momento ou então já termos crescido tanto até o momento presente que uma escolha do passado não mais nos traz a felicidade que trazia antes. Nâo nos corresponde ou simplesmente queremos mais da vida, da família, do trabalho e do coração também.

 

Esse processo é seu. Não é da sua esposa. Ela não deve saber de nada do que passou ou poderá vir a acontecer com vocês. É magoá-la e o retorno não será bom para ela. Na minha visão ela não está preparada para ouvir. Ela não entenderia, quebraria o encanto que existe entre vocês e não ajudaria em nada o crescimento dela, muito menos o casamento de vocês. Hoje ela não quer aceitar mudanças e algo desse gênero seria responsável por desmoronar o seu mundo em questão de milésimos de segundos. Reserve o que está acontecendo somente para você. É o seu processo de crescimento e, no fundo, até um possível fortalecimento do amor de você e da sua esposa pode vir a acontecer. Ou não, você está diante do novo e grande amor da sua vida e deve mudar o que já está feito.

 

É muito complicado opinar, você tem que viver isso (e digo aqui internamente, avalie bem, sinta bem o momento, busque o que está tão ausente assim hoje do seu relacionamento - alegria, diversão, sair mais, admiração por você, etc - que te faz encantar por algo fora do seu casamento). Seja sincero com você mesmo. Em que a sua esposa não te corresponde. Como eu disse ser uma pessoa certa não quer dizer ser a pessoa certa para a nossa vida.

 

O que quero deixar claro é que a sua esposa sim tem o direito de conhecer quais são as suas expectativas, o que você gostaria, o que você não abre mão em um relacionamento. O que eu defendo aqui é que a sua esposa deve ter a oportunidade de conhecer quais são as suas necessidades, o que é importante para você. Ele tem que saber que uma vida social legal, que diversão, contato com as pessoas é imprescindível para a sua felicidade. Ela deve saber que o mundo é muito maior do que o apartamento de vocês, as fotos organizadas na estante, a profissão e os pais que tem.

 

Empolgar com algo fora do nosso dia a dia é altamente comum, o ser humano é assim, quer sempre o novo, quer mudar, quer buscar, crescer e a vida é cheia de oportunidades. Viva tudo o que está te acontecendo aproveitando a oportunidade para se conhecer melhor. Não se culpe por nada ... não vai ajudar e nem resolver o "problema". Fingir que não está rolando algo dentro de você também não é um caminho legal. Quanto mais normal você tratar tudo o que está passando, menos inusitada vai te parecer a situação e talvez você até veja que é pura fantasia. Quando a gente coloca algo como segredo, impossível, diferente, gera uma nuvem de fumaça e brilho e não conseguimos avaliar o que realmente está nos chamando a atenção: se a imagem (os efeitos especiais) ou se o conteúdo.

 

Uma coisa é fato: eu estou de fora do seu relacionamento e não tenho como fazer nenhum tipo de análise profunda. Não conheço absolutamente nada da sua esposa, mesmo porque ela não se deixa conhecer. Mas eu sinto que ela precisa de ajuda. Ela precisa se dar mais chance e viver mais. Ela precisa acreditar que é saindo para o mundo que crescemos dentro do nosso casamento. Que é preciso arriscar mais e sem planejamento prévio. E você tem a responsabilidade de fazê-la criar coragem de sair da sua zona de conforto e do mundinho perfeito que ela criou para vocês. 

 

Outro ponto é que você tem a responsabilidade de não machucar essa outra pessoa, que pelo que você escreveu está jogando em você a responsabilidade por sua própria alegria, te entitulando o salvador da sua vida (o que me preocupa também). Existem falhas aí.

 

Não existe crescimento sem sofrimento, este é parte integrante do processo. Portanto tenha coragem para viver esse momento em sua vida e aprender com ele, sejam quais forem as lições a serem aprendidas. E no mais, se todos os envolvidos sofrerem um pouquinho no final, faz parte. 

 

"A gente corre o risco de sofrer um pouco quando se deixou cativar." Pequeno Príncipe.

 

Beijo para você. Coragem e estou sempre aqui do outro lado da linha. Talvez tenha falado demais e não chegado a lugar nenhum.

 

Se quiser conversar, é só me escrever. Gosto de você, você sempre me dá a oportunidade de fugir do meu mundinho e esquecer dos meus problemas e de ficar me fazendo de vítima do meu destino.

 

Vê se me escreve.

 

Abraço,

Lisa


Autor: Andréa Ruas Martins


Artigos Relacionados


Despoética

Só Na Hora Da Dor

Camaleão

Não Há Impossível

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Sorrir é Ser Feliz

Amor