Administradores E Empreendedores: Educação Empresarial E Profissional



Quando direcionamos com profundidade a analise sobre os perfis profissionais vitoriosos e os fatores que os fizeram destaques nos meios por onde atuam ou atuavam, verificamos estatisticamente que seus feitos começaram a ser construídos bem antes dos títulos e especializações que diplomaram suas carreiras.

Nada se modificou muito na formação profissional, pois se hoje dizemos que vivemos no milênio do conhecimento, o que de grande mudança temos é que dispomos de alta tecnologia e que essa variável já não é variável, mas base para o estabelecimento uma linha de trabalho mais dinâmica e assim, justificar a própria atuação e performance. No milênio do conhecimento o que temos que entender é que somos dependentes do uso da palavra "ousar", e que esta condição exige um diferencial unitário e coletivo dos envolvidos em tempos cada vez menores.

"O exercício da lógica, enriquece a produtividade e por conseqüência a qualidade evolutiva das nossas ações, fazendo-nos dar credibilidade e confiança aos próprios objetivos, que se iniciam sempre quando criamos manobras para solucionar ou contornar obstáculos" (Sérgio Dal Sasso).

Existem fatores que definem favoravelmente para a condução dos projetos e resultados antes mesmo da sua execução. Indiscutivelmente a experiência vivenciada no dia a dia diante das dificuldades, é a principal variável da formação profissional, pois o grande desafio pessoal e organizacional está em poder perceber o que de fato falta como complemento de melhoria ao que se está fazendo.

Mercados, sofisticados ou não, sempre serão representados por colaboradores e métodos proporcionais e com linguagens próprias de acesso aos seus públicos, ou seja, não adianta ter "excesso de", ou entrar no modismo das definições globais, pois a qualidade é formada por investimentos diante do necessário às atividades exercidas para garantir o crescimento. Os modelos devem atentar para as adições aos processos (tecnologia mais capital humano), nas formulas que visam proximidades dos mercados e dos potenciais clientes e no estudo dos parâmetros e leituras daqueles atuam no mesmo mercado (concorrência). A visão do futuro (estratégias de longo e médio prazo) depende do como fazemos o dia seguinte (estratégia e execução de planos no curto prazo).

Não se nasce bem sucedido, pois se isso fosse verdadeiro, grandes fortunas não desapareciam, assim como empresas que antes eram referencias de mercado , ainda estariam perpetuando suas presenças. Tudo se modifica na medida em que, desde os primórdios da existência, alguém tem que conseguir vender algo possível de manifestação do interesse de compra, e nesse vai e vem, o mundo de forma independente ou coletiva, deve focar esforços no necessário para formar ou manter demandas, diante de ofertas recheadas de novidades, apreciadas e por fim adquiridas.

"A oportunidade é a fonte da inovação. A necessidade é a mãe da invenção. Sempre existirá um trabalho a ser feito, ele aperfeiçoa ou cria processos, mas sua fundamentação não está na situação e sim na concentração diante da tarefa" (Adaptação texto de Peter F.Drucker).

Um conjunto só se faz quando seus pares se coincidem, ou seja, pensar no conhecimento é algo que sempre foi praticado, mas sabê-lo transformar em algo objetivo é a chave de êxito pela continuidade. O fator cultural empresarial é decisivo nos dias atuais, e assim a praticidade do que conseguimos criar é o foco do que podemos esperar daqueles que atuam em negócios e serviços.

O mundo está "careca" de saber que organizações dependem de capacitação, renovação e competência, e que esses itens devem ser bem aproveitados quando do uso ferramental do desenvolvimento de estratégias, seu planos de execução e a distribuição de suas metas. O que faz a diferença é o fato de que ninguém vive por cumprir tabelas dos processos, mas pela dependência de conjuntos aonde a pró-atividade ande do lado do acreditar no que se está fazendo, do persistir adequando aos propósitos (agindo, pesquisando e aprendendo os caminhos) e por fim vestir a camisa do comprometimento e da participação.


Autor: Sergio Dal Sasso


Artigos Relacionados


Eu Jamais Entenderei

Pra Lhe Ter...

O Que Um Corpo Senão O Invólucro Da Alma?

A Paz Como Realidade

Blindness

Magia

Oportunidades, Estratégias E Processos