A AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A avaliação deve permitir uma reflexão contínua sobre a prática ,sobre as estratégias utilizadas e sobre as necessidades de retomada de conteúdos,possibilitando aprendizagens cada vez mais significativas.Nessa perpectiva, a avaliação deve ser vista, pelos educadores e alunos ,como fonte de aprendizagem.Os objetivos da avaliação, é fornecer dados sobre a aprendizagem,ela é essencial á prática educativa.
A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume á realização de provas e atribuição de notas.Ela não pode ficar restrita á tarefa de atribuição de notas e classificação.Sem a função de reavaliar o trabalho realizado ela perde todo o seu significado pedagógico-didático.
A prática avaliativa em nossas escolas tem sido criticada sobretudo por reduzir a função de controle,através da nota.Os professores não tem conseguido usar os procedimentos de avaliação,para atender sua função educativa.Toma-se a avaliação unicamente como o ato de aplicar provas,atribuir notas e classificar os alunos
A avaliação também é uma forma do professor se auto-avaliar.É prática comum avaliar apenas o aluno o que significa um foco equivocado no objeto da avaliação,dado que impossibilita a percepção do problema na sua totalidade.
Entende-se que a avaliação não pode acabar,ela é necessária para que possamos refletir, questionar e transformar nossas ações. A função da avaliação está ligada ao conceito de melhoria.A forma como se avalia,é essencial para a o bom andamento do processo educacional.
Existem vários tipos de instrumentos de avaliação e cabe ao professor escolher o tipo adequado a cada situação.
O professor deve usar a avaliação não só como meio para classificar mas sim para reorganizar o seu planejamento,em fim, avaliar a sua prática.Apesar de não encontrarem apoio para mudar, os professores,devem buscar essa mudança. A avaliação é um processo de mudança que exige cuidados e tempo.
Autor: kely Cristina
Artigos Relacionados
Avaliação Da Aprendizagem, Momento De Ver, Rever Ou De Reter?
Avaliação Do Ensino
Avaliação Na Educação
A Avaliação Na Educação Infantil
Políticas Educacionais Eficientes Favorecem O Bom Desempenho Dos Alunos
Avaliação Educacional
A Postura Do Educador Infantil Frente Ao Ensino Da Matemática