GESTÃO DEMOCRÁTICA: GESTÃO, LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO
INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE POS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO DEMOCRÁTICA
WANDA MARIA PESSOA DE LIMA GASPARI
CUIABA – MT / 2007
INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE POS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO DEMOCRÁTICA
WANDA MARIA PESSOA DE LIMA GASPARI
Monografia apresentada ao curso de especialização do Instituto Cuiabano de Educação como um dos requisitos para obtenção do titulo de especialista em Gestão Escolar
Sob a orientação da Profª. Ms Ieda Maria Brighenti
CUIABA – MT / 2007
INSTITUTO CUIABANO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE POS GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
TERMO DE APROVAÇÃO
________________________________________________
WANDA MARIA PESSOA DE LIMA GASPARI
ORIENTADORA IEDA MARIA BRIGHENTI
NOTA CONCEITO
CUIABA – MT / 2007
AGRADECIMENTO
"Ao único que é digno de receber, a Honra e a Glória a Força e o Louvor, ao Rei eterno e imortal invisível, mas real ao Deus Supremo e Verdadeiro, Criador dos Céus e da Terra e de tudo o que nela há...".
RESUMO
Antes de tratarmos do processo de democratização da gestão da escola
pública, faz – se necessário recuperar aqui a importância do papel da
escola na sociedade contemporânea a partir dos interesses das camadas
populares. Longe de considerá-la como uma grande panacéia para os
graves problemas que afligem a humanidade, entendemos a educação formal
como absolutamente necessária no projeto de construção de uma nova
ordem social, que seja capaz de promover a elevação geral da condição
humana no dizer de Paulo Freire “ Se a educação sozinha não transforma
a sociedade, sem ela tampouco a sociedade se muda”, Se a educação é um
processo de aproximação do conhecimento produzido historicamente pela
humanidade , a escola é aquela agencia que se especializou na
sistematização deste conhecimento e na organização dos meios e
instrumentos para sua disponibilizarão as nova gerações. Neste sentido
a escola, enquanto instituição social tem a ver com a própria
humanização da pessoa, na medida em que é pela educação que o ser
humano atualiza-se enquanto sujeito histórico, internalizando o saber
acumulado pelo homem ao relacionar-se com outros homens e com a
natureza na produção de sua existência. Para que essa escola alcance os
objetivos a que se propõe, ou seja, formação de indivíduos, precisa de
um líder que direcione o trabalho pedagógico e efetive uma política
educacional de sustentação à democracia. O presente estudo aborda a
escola enquanto uma organização pautada por caminhos que podem levar as
pessoas a refletirem sobre o modo de agir e buscarem sempre a inovação,
o conhecimento e uma praticam ao compasso da modernidade. Para essa
tarefa é imprescindível, sobretudo um trabalho de motivação e
liderança, objetivo maior do estudo. A pesquisa teórica envolve
reflexões de Gadotti, Bergamini, Chiavenato, Galhagher, Coradi, dentre
outras obres pertinentes ao tema.
INTRODUÇÃO
Em nenhum outro período da historia escrevemos e falamos tanto sobre o desenvolvimento de trabalho em equipe. Ocorre que as sociedades contemporâneas, a despeito das suas diversidades e tensões internos e externos estão articuladas numa sociedade global no sentido de que compreende relações de interdependência entre processos e estruturas sociais econômicas, políticas e culturais de diversas partes do mundo, ainda que operando de modo desigual.
A globalização e o aumento da competitividade trazem novos praticas de gestão e estimulam o uso de novas técnicas de gerenciamento e a valorização da interação entre as pessoas. Mais importante de que a distribuição de poder dentro das organizações, o paradigma organizacional que vem se delineando desde os finais da década de 60 ( séc.XX ), é essencialmente pela valorização das pessoas.
Enfim, o empresário moderno, que deseja ver sua empresa competitiva no séc.XXI, deve caminhar em direção da energização das forças produtivas colocando se como orientador de todos os demais colaboradores. Afinal, de nada adianta modernos sistemas de qualidade com tecnologia altamente desenvolvidos e ótimos profissionais da área, se não houver a participação de todos.
Hierarquicamente estruturada a instituição escolar segue alguns parâmetros da empresa que na atualidade precisa se adequar á gestão de pessoas, visando a otimização dos resultados, principalmente quando se trata de construir personalidades, formar pessoas e oferecer atributos básico a uma identidade que está sendo construída. Assim a escola precisa ser pensada como uma forma de organização onde a produtividade do trabalho será ênfase do processo ensino – aprendizagem. Não dá mais para isolar a escola do social, até porque é exatamente no interior da escola que se adotam os módulos vigentes, de reação ou superação.
E dentro desse cenário é preciso anexar procedimento onde o líder possa contribuir para a excelência dos resultados, que são expressos através da satisfação de pais, alunos, comunidade e profissionais envolvidos.
Dito de outra forma, a sobrevivência das organizações em tempo de globalização parece estar intimamente relacionada a seu empenho de capitalizar a capacidade intelectual de seus quadros funcionais em trono da instituição, investindo na educação voltada para o aprendizado. Conforme aponta Castelli (1994 p28):
Qualquer organização que espero êxito à longo prazo deve aderir a essa filosofia, educando e reeducando todo mundo, dos altos funcionários e executivos aos trabalhadores horistas (...) Em uma organização de qualidade, todos estão aprendendo o tempo todo. A gerencia incentiva os empregados a elevar constantemente seu nível de capacidade técnicas e habilitação profissional.
Todas essas transformações apontam para a necessidade de estudos mais amplos sobre o papel do líder e da motivação nas organizações, uma vez que a performance da equipe quase sempre depende do líder ser capaz de encorajar a comunicação entre as pessoas, incentivar o seu envolvimento nas soluções dos problemas, de desenvolver habilidades interativas entre e grupos auto-gerenciáveis.
Além disso, diante de problemas relacionados à liderança e a motivação que nos impele a buscar orientação teórico-metodológicos mais coerentes para superá-los. Daí nossa opção pelo desenvolvimento de um estudo monográfico sobre liderança e motivação na gestão escolar, com vista a atingir os seguintes objetivos:
Investigar a concepção de liderança e motivação preconizada por autores contemporâneos sobre o papel do líder e da motivação dentro das organizações;
- Ressaltar a contribuição da liderança para a gestão escolar;
- Destacar a importância da motivação para o aprendizado e para a produtividade;
- Propor o perfil de líder mais coerente com os pressupostos da gestão escolar da atualidade, tendo em vista a emergência da globalização;
- Enfatizar algumas concepções sobre gestão escolar e a necessidade da democracia na escola; Portanto desenvolvemos uma revisão de literatura criticamente articulada considerando as atribuições de autores renomados que se dedicaram ( e se dedicam ) a estudos dessa natureza como Chiavenatto( 1997), Gallagher ( 2003), Coradi ( 1998 ) , Gadotti ( 1997), Bergamin ( 1991 e 1996 ).
Conclusão
Do exposto é possível afirmar que é impossível a qualquer organização vencer os enormes desafios que se apresentam nos tempos atuais em que as mudanças são rápidas e constantes sem considerar a importância da liderança e motivação para o trabalho. È claro que essa investigação não é o final da caminhada, já que o homem avança na medida em que domina seu meio, adquire técnicas mais adequadas a sua interferência e propõe a humanidade, novos saberes. A escola, através de seu gestor precisa enriquecer a tarefas que vem sendo desenvolvidas, com o objetivo de torna – la mais significantes e desafiadoras para seus profissionais, propiciando –lhes maior autonomia na solução de problemas e na tomada de decisões, crescimento profissional e destaque nas ações que se propõe a realizar.
Ninguém motiva ninguém, as próprias pessoas se motivam na medida em que vão preenchendo suas necessidades e superando seus obstáculos, bem como ultrapassando seus próprios limites. Somos hoje, provocadores de mudanças de um novo tempo, de uma realidade transformadora foi pensando nisso que pesquisamos sobre equipe na gestão escolar, procurando sempre a valorização e a qualidade na Educação.
Este estudo não só ressaltou a importância da liderança como também comprovou a necessidade de ter um líder criador e inovador dentro das unidades de ensino e que este, pode inclusive ser o diferencial das escolas frente aos impasses da sociedade moderna, exigindo competitividade, habilidade e dinamismo. Alem disso, ainda apontou considerações para que algumas medidas possam ser aplicadas para promover a motivação de todos os segmentos. Cabe, portanto aos gestores ter habilidades, competências e conscientizarem-se da necessidade de estabelecer uma política motivacional para as escolas, nas quais predominam a qualidade que tanto almejamos na Educação Pública.
Dentro desse cenário de gestão, o gestor tem que mudar concepções, quebrar paradigmas, assumir papeis dentro dos novos princípios da educação, ter postura ética e cidadã são algumas das questões para possibilitar à reflexão. Este caminho será significativo para a formação de uma nova mentalidade, desenvolvendo uma boa gestão na escola.
BIBLIOGRAFIA
BERGAMINI,C.W. Motivação Organizacional.3. ed. São Paulo: Atlas .1991
CASTELLI, G. Excelência em serviços. Rio de Janeiro. Qualimark.1999
CHIAVENATTO, I. Recursos Humanos. São Paulo: Atlas 1994
DAVEL,E.VERGARA. Gestão com Pessoas e Subjetividade. São. Paulo.;Atlas ,2001
FREIRE, PAULO. Educação e Mudança. R.J: Paz e Terra.1979
GADOTTI, M.Romão. Autonomia da escola, Princípios e Propostas. São Paulo: Cortez1997.
Galhagher, R.S. Os segredos da cultura empresarial. Como entender a alma das culturas organizacionais bem sucedidas. Rio de Janeiro. Campus, 2003.
MELLO, O,F. Teoria e Pratica do Planejamento educacional. 3ª ed. Rev. e Ampl. Porto Alegre: Globo,1991.
MOSCOVICI,F. Desenvolvimento Interpessoal - Treinamento em Grupo. 7ªed. São Paulo: Jose Olimpio , 2002.
FAZENDA, I. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro. São Paulo: Loyola, 1992.
Autor: Wanda Gaspari
Artigos Relacionados
A Função Da Escola E Da Educação
Psicologia E Educação
Educação Física Escolar
A Diferença Entre Cultura Organizacional E Clima Escolar
Segurança Nos Sistemas Reforça Os Planeamentos!
Gestão Democrática
Educação Física E Qualidade De Vida