Aspectos da vitamina C



As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para vida e possuem compostos nitrogenados. O organismo não é capaz de sintetizá-las e quando faltam na nutrição provocam carência no organismo.

A Vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias — principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sangüíneos.

Ela é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico. Deve ser ingerida diariamente, porque não é armazenada no corpo e é destruída pelo calor e pela exposição ao ar. A dose diária recomendada é 60 mg.

A deficiência de vitamina C pode causar doenças cardiovasculares, câncer, envelhecimento precoce, imunodeficiências, propensão a contrair virose, flacidez da pele, dificuldade de cicatrização, escorbuto e distúrbios emocionais, mas em excesso causa cálculos renais.

A vitamina C é parte importante de uma dieta saudável. Não é uma droga milagrosa e pode causar danos se tomada em excesso. Uma dieta equilibrada e variada vai assegurar que você receba a dose de vitamina C necessária para prevenir escorbuto e outros problemas de saúde.

Pesquisas recentes indicam que a ingestão de antioxidantes como a vitamina C podem prevenir ou neutralizar danos celulares causados por envelhecimento e pela exposição a antioxidantes. Entretanto, estudos ainda precisam comprovar que a eficiência da vitamina C em nível celular pode ser interpretada como prevenção ou cura de doenças crônicas. As altas doses de vitamina C no começo de um resfriado só se mostraram eficientes, em alguns casos, na amenização dos sintomas. Isso acontece devido a um efeito anti-histamínico moderado. No entanto, a vitamina C não previne um resfriado comum. As altas doses também não se mostraram benéficas no tratamento de pacientes com câncer. De acordo com uma pesquisa feita na Mayo Clinic, por meio de um  teste duplo cego, nenhum dos médicos ou pacientes sabia quem estava recebendo as altas doses de vitamina C, aqueles que recebiam a vitamina C em altas doses se saíram pior do que aqueles que receberam o placebo.

Fonte: Vitamin C. Harvard School of Public Health. 2008.


Autor: Sandro Souza de Oliveira


Artigos Relacionados


Saiba Mais Sobre Os Antioxidantes A,c E E

Artista Que Combatem O Mau Humor E Previnem Crises

Cobalto

Entendendo Os Alimentos E Alzheimer

Fome Oculta, VocÊ Sabe O Que É?

Alimentação Saudável Na Gestação, O Bebê Agradece!

Alimente Seu Sistema ImunolÓgico