O que é organização



 

  1. O que é uma organização

 

Um sistema sociopolítico-psicológico, estruturado como uma rede de fenômenos, articulados e com dinamismo próprio, mas com possibilidade de se auto-afetarem em instâncias e processos, abrangendo níveis diversos de realidade desde para o indivíduo, passando por pequenos grupos e a própria organização até o macrossistema social.

 

 

  1. A Base institucional

 

Permite compreender a organização, o que a suporta e dá sentido, ou seja: a identifica. É a resposta ao precesso de negociação entre as necessidades sociais e individuais. É representada por seis elementos:

 

·         O Pacto fundador: o que marcou o início da empresa, em sua história;

·         O conjunto de leis e normas, que estabelecem os acordos formais de estrutura e funcionamento da organização, é encontrado no contrato social, regimentos e estatutos.

·         Ética da organização: são os valores que definem o estilo de vida organizacional delimitando o que é suportável e o que é inadmissível.

·         Práticas e mecanismos: regulam procedimentos e comportamentos na realização das atividades.

·         Status quo: o que é dado como estabelecido, instituído, consolidado.

·         Forças inovadoras e críticas, que questionam o sistema estabelecido, permitindo a introdução de novos conceitos e evolução da organização.

 

  1. O Discurso

 

Toda produção verbal, formal ou informal, falada ou escrita, que se realiza no âmbito da instituição; Tudo o que constitui a vida da organização se expressa no discurso e, por isso, a análise desse fenômeno é um importante instrumento para a compreensão de uma organização. O discurso pode ser manifesto ou latente, quando por algum motivo, é explicitado ou ocultado. Geralmente pode-se figurar o discurso manifesto e o latente, como partes de um todo, semelhante ao iceberg. O discurso do grupo ou mesmo o individual tem a mesma importância e influenciam o comportamento organizacional.

 

 

  1. As redes de Poder

 

O Poder é concebido, contemporaneamente, como uma relação; Não está localizado apenas nos postos que detêm a autoridade, mas funciona como uma rede de dispositivos e micromecanismos que regulam o cotidiano da organização. Há uma relação muito próxima entre poder e saber. Os diversos saberes, sejam gerais ou específicos, formais ou informais, balizam a vida cotidiana e fundamentam aquilo que se chama de disciplina organizacional, constituída, a saber:

 

·         Pelo ordenamento do espaço: um modo de distribuição dos indivíduos no espaço organizacional que simboliza status e hierarquia, discriminando e isolando indivíduos.

·         Pelo controle do tempo: na definição dos limites de tempo para produção, entrada, saída, permanência e atraso.

·         Pelo sistema de controles internos: exercidos pela vigilância internalizada e pela autocensura. Geralmente funciona pela fixação de crenças, valores e modelos.

 

A execução do poder pode ser percebida ainda pela proibição da circulação de informações, da não integração de segmentos da organização, ao fazer sistemas de avaliação de desempenho não explícitos, ao estabelecer uma distância nítida e acentuada entre os que decidem e os que executam, ou dar tratamento individualizado e particularizado aos problemas, sem formas de compartilhamento. Numa intensão de:

·         Manter os indivíduos dependentes das redes de influência e amizades individuais

·         Inibir comportamentos de crítica

·         Criar uma ideologia de submissão (manda quem pode, obedece quem tem juízo)

Entretanto não podemos refutar toda e forma da (necessária) repressão: No espaço organizacional, como na família e na sociedade, os mecanismos repressivos, são estruturadores para o ordenamento da vida social.

 

 

 

  1. O processo de mediação de contradições

 

A contradição tem o sentido conotativo da incoerência, num jogo de forças e polarizações em relação a determinado conteúdo, o processo de mediação é múltiplo, que se estende às diversas instâncias  da realidade organizacional.

O processo organizacional resulta de inúmeras negociações e conflitos:

 

·         Entre o sistema social e a própria organização

·         Entre interesses sociais e interesses dos indivíduos

·         Entre os indivíduos dentro da organização

·         Entre os indivíduos e grupos e a própria organização como instituição

Há uma tendência, no processo de manutenção da organização, de reduzir contradições pelos mecanismos de mascaramento e ocultação ou negação, evitando-se a explicitação e o confronto.

 

As contradições podem acontecer ao mesmo tempo, no sistema social em relação as questões políticas e econômicas, a questões culturais ou a movimentos sociais. Na empresa, em relação a conflitos com as políticas internas, nos mecanismos de gestão ou na gestão de programas prioritários. Acontecem nos grupos, quando ocorrem conflitos por diversidade de interesses entre diferentes, ou pela pressão por mudanças. Entre os indivíduos ocorre quando acontecem sentimentos de insatisfação ou por alteração nos mecanismos de conscientização  e alienação profissional; na pressão pelo alto nível de exigência que pode-se ter consigo mesmo ou numa particular dificuldade em lidar com figuras de autoridade, por fatores ligados à história pessoal.

 

Reduzir o nível de idealização em relação ao padrão de relacionamento, criando espaço para que as contradições possam ser explicitadas e resolvidas, quando possível, ou compreendidas, quando impossível de resolver, costuma favorecer um padrão de vínculos saudáveis e mais estimulantes.


Autor: Marcos Miliano


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