QUERO COMIDA



QUERO COMIDA

 

            "A Moderação sábia do estômago é uma porta para todas as virtudes. Contenha o estômago, e você entrará no paraíso, mas se você agradar e mimar seu estômago, lançara a si mesmo sobre o precipício da impureza corporal, no fogo do castigo e da fúria, você irá vulgarizar e escurecer sua mente, e desta maneira você destruirá seus poderes de atenção e autocontrole, sua sobriedade e vigilância."   

 Ignatius Brianchaninov (Bispo Russo do séc. XIX)

 

"A gula não denota, nenhum desejo de comer e beber, mas um desgovernado desejo, abandonando a ordem e a razão, na qual consiste o beneficio da virtude moral."

Thomas de Aquino (Teólogo)

 

Caros leitores e leitoras as citações acima descrevem sobre a compulsão alimentar, transtorno este que está presente no dia-a-dia da população, mas que ao mesmo tempo não recebe a devida atenção e possível diagnóstico.

A compulsão alimentar é um sério transtorno e pode ser descrito como: consumo de grande quantidade de comida, de forma incontrolável e de maneira rápida, até o ponto de sentir-se “cheio”, mas de maneira desconfortável.

Grandes períodos de restrição alimentar, problemas emocionais e psicológicos, ansiedade e frustração são alguns dos gatilhos para o desenvolvimento deste transtorno.

O diagnóstico é estabelecido quando tal comportamento ocorre no mínimo de duas vezes por semana por um período mínimo de seis meses.

É importante ressaltar que são muitas as conseqüências deste transtorno, são alguns deles: sentimento de culpa, ansiedade, depressão, desconforto gastrointestinal, fadiga, ganho de peso, possíveis patologias como doenças cardiovasculares, hipertensão, alteração nos níveis de triglicérides e colesterol dentre outros e diabetes.

Necessitamos de alimentos para a obtenção de energia, vitaminas e minerais, mas também aliamos a isso o prazer. No caso do transtorno a freqüência e o tipo de alimento na maioria das vezes são pobres em nutrientes e ricos em calorias, não estando presente a satisfação, mas sim a compulsão.

 A busca pelo emagrecimento pode levar ao desenvolvimento deste sério problema por meio das dietas muito restritivas, se você caro leitor (a) queira controlar o peso busque um profissional competente para que obtenha resultados de maneira saudável.

Existem alguns fatores que devem ser levados em consideração: fatores genéticos, ambientais, metabólicos, culturais e psicológicos.

Alguns especialistas acreditam que os mais perfeccionistas e exigentes tendem a ter mais possibilidades, já que estão sujeitos a maiores níveis de ansiedade e estresse.

Ter o hábito de todas as noites fazer uma breve análise do dia pode ser útil, desta forma passamos a nos conhecer melhor e assim os problemas ficaram mais claros e possíveis de serem solucionados a tempo.

Boa semana e cuide do seu corpo com carinho, ele merece!

 

 

 

 

 Izaara Alvarenga

Nutricionista


Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


Novos Tempos

Avis Rara

Fragmentos...

Menino Bem-te-vi

Amigo

September, 11: Farenheit

Gata Mineira