DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÃO DO 1° GRAU



Neânder Celso

Prof: Jorge Duarte

Faculdade de Ciências Sócias e Humanas de Igarassu – FACIG

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RESUMO

Este artigo investigou os aspectos relativos aos procedimentos de resolução de Equações do 1° grau utilizados por alunos de uma oitavaserie do Ensino Fundamental. Os dados empíricos foram obtidos por meio de entrevista com professores e alunos e pelo desenvolvimento de atividades, procuramos Identificar de modo mais específico os erros mais comuns apresentados pelos alunos e os métodos de resolução utilizados na solução das equações. A analise dos procedimentos corretos e incorretos de resolução revelou uma forte influência da mecanização das técnicas associadas à utilizaçãode frases como: "isolar o x", "trocar ou mudar o sinal". Verificar que os erros dos alunos estão presentes nessas ações de resolução já identificados em outros experimentos científicos, portanto Este estudo procura apontar caminhos para novas abordagens sobre os métodos de resolução de equações no ensino Fundamental.

Palavra- chave : Equação do 1° grau ; resolução ; dificuldades.

Introdução

Neste artigo discutimos alguns aspectos referentes às dificuldades na resolução de Equação do 1° Grau, extraídos de nossa investigação com alunos de 8ª a série do Ensino Fundamental de uma escola pertencente à rede pública, situadas na cidade de Igarassu ( PE ). Também relata e analisa aspectos relativos à compreensão dos procedimentos nas resoluções das equações do 1° grau. Onde foi feito um trabalho investigatório para identificar os erros mais comuns que os alunos apresentam na resolução de Equação do1° grau e os motivos desses erros. Atualmente como professor de matemática, tenho refletido bastante sobre a dificuldade de aprendizagem dos alunos na Álgebra e como o assunto que vamos investigar se inclui nesse campo, percebo que é grande a dificuldade, principalmente na interpretação e montagem de sistemas de equações do 1º grau como comprovam diversas pesquisas. A escolha da Equação do 1° Grau como objeto desta investigação nos pareceu adequada pela sua importância na resolução de problemas, tanto matemático com em outras áreas.

Referencial Teórico

O artigo nos mostra de forma clara a grande dificuldade em nossa educação e em nosso alunos, em por objetivo retratar alguns aspectos das dificuldades encontradas nos alunos, em particular em uma oitava série do Ensino Fundamental, e apresenta inicialmente, álgebra parte fundamental na resolução de equação do 1° Grau, erros mais freqüentes apresentado pelos alunos na resolução de Equação, os motivos desses erros acontecerem, e as dificuldades dos alunos nos procedimentos relacionados com as Equações. Neste trabalho apresentamos quais as dificuldades, os erros e porque esses erros acontecem frequentemente. Os professores e os alunos ajudaram muito tornando assim este investigatório muito vantajoso, conseguimos com ajuda dos professores explorar os pontos mais relevantes e com isso pode mostrá-lo quais os erros cometidos e ajuda de forma que estes erros não se repitam. O objetivo foi identificar e mostrar a grande dificuldade na resolução do 1° grau, e Compreender as múltiplas relações que envolvem as questões sobre dificuldades na resolução de Equação do 1° Grau foi objetivo principal de nosso estudo.

Metodologia

A natureza da problemática, o nível escolar, o lócus selecionado das investigações, e as reflexões teóricas são as direções para as opções metodológicas assumidas. Foi apresentadasatividades de natureza didática para diagnosticar as dificuldades manifestadas pelos alunos. Entretanto, dadas as restrições de natureza institucional optamos pela aplicação de um instrumento – diagnostico, para avaliar a pertinência do problema de pesquisa do proposto, realizamos um "estudo piloto" que consistiu na aplicação de um instrumento provisório para o levantamento dos erros. Este estudo constatou dificuldadesimportante manifestadas pelos alunos e orientou a realização do instrumento definitivo. Com relação aos procedimentos adotados pelos alunos nas resoluções de equações do instrumento investigatório,diagnosticamos que os aspectos conceituais estãorelacionados aos métodos de resolução.

Resultados

Realmente este trabalho foi bastante importante para o meu conhecimento e ao mesmo tempo me deixou bastante preocupado com a qualidade de nosso ensino, pois os alunos tiveram bastante dificuldade nas equações apresentadas e muitos nem o teste quiseram fazer, mais busquei não só apresentar o teste, mostrei para toda turma os erros e forma correta de resolução, buscamos sempre detalhar os erros e as dificuldades apresentadapelos alunos na resolução de equações do 1 grau.

Foi muito satisfatório, encontramos bastantes dificuldades em alguns alunos e aprendemos bastante também com eles. Meu objetivo foi alcançado e por fim foi uma experiência muito satisfatória, no qual evolui muito o meu conhecimento e mim fez acreditar que com um pouco mais de dedicação para com os alunos podemos mostrar que a matemática não é esse "bicho papão" que muitos pensam.

Tabela 1:


Autor: Neander Celso


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