Reflexões sobre o uso das Tics na educação



             Reflexões sobre o uso das Tics na educação


                                                                                                       Elisangela Pinton

 

          A sociedade contemporânea, também chamada de sociedade da informação, tem sido marcada pelo ritmo acelerado das transformações que vivencia. Nas últimas décadas temos experimentado drásticas mudanças na economia, na política, nas relações sociais e familiares . Novos valores e conceitos têm orientado o homem no início do século XXI. São exemplos disso o fenômeno da globalização, da unificação de mercados e da formação da comunidade internacional através da rede de computadores .

          O grande desenvolvimento tecnológico, principalmente no setor das comunicações, tem proporcionado o encurtamento das distâncias e o rompimento de fronteira geográficas e temporais, exigindo do cidadão uma maior capacidade de adaptação, de análise e ação, além do preparo para o trabalho colaborativo e para a comunicação. Enfim, são necessários ao homem contemporâneo: novas posturas, novas habilidades e conhecimento de novas linguagens para que possa adequar-se às exigências dessa sociedade e do mercado de trabalho.

          Diante dessa realidade torna-se clara a necessidade de que ocorra transformações também na escola. É necessário que esta ande em conformidade com seu tempo, sendo assim capaz formar cidadãos críticos, capazes de adaptar-se às rápidas transformações geradas pela Tics, de comunicar-se através dos mais variados meios e de trabalhar em grupo, dentre outros valores, competências e habilidades necessárias ao homem neste século.

         Nessa perspectiva fica evidente a necessidade de se incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação ao cotidiano escolar sob duas óticas: como ferramentas (meios) capazes de potencializar o aprendizado e gerar acesso à informação e ao conhecimento e como agentes transformadores, capazes de estimular mudanças nos métodos e nos objetivos educacionais, uma vez que têm levado muitos a repensarem papéis, metodologias e filosofias para a educação.

          Partindo desses princípios destacamos que são muitas as possibilidades geradas pelo uso das Tics na escola. O uso das mídias de comunicação com o rádio, a TV, o cinema e a internet, por exemplo, podem proporcionar, dentre outros aspectos, uma maior motivação e interesse por parte dos alunos que já utilizam esses recursos no seu cotidiano sendo altamente estimulados pela linguagem áudio-visual. Outro aspecto relevante quanto ao uso das Tics é a superação dos limites espaço-temporal, permitindo ao aluno conhecer diferentes lugares, épocas e civilizações, através da pesquisa na internet, jogos de simulação, webequests, filmes e vídeos, etc.

          Destacamos também que uso das Tics proporciona a criação de novas situações de aprendizagem, dentro e fora dos limites da escola, expandindo às possibilidades de aquisição de conhecimentos, bem como a capacidade de autoria e produção e o trabalho colaborativo via ferramentas como blogs, wikis, hot potatões, webequests, etc; além de também poder proporcionar o envolvimento da comunidade através da divulgação do que se produz na escola via ferramentas da internet ou de outras de outras mídias como jornal escolar, rádio, etc.

          Desta forma fica claro que as Tics propõem mais do que simplesmente ampliar o acesso a informação ou facilitar a alfabetização, dentro de uma proposta tradicionalista de educação. As Tics surgem, segundo Irati Antônio, como uma alternativa capaz de oferecer aos jovens as chaves para a compreensão do mundo contemporâneo ao oferecê-los acesso aos meios, aos conhecimentos e linguagem que proporcionarão o desenvolvimento de seus potenciais para incluí-los como cidadãos na sociedade de seu tempo.

           Assim as Tics se apresentam, segundo Eduardo Chaves como uma espécie de agente perturbador ou subversivo da ordem estabelecida na escola ao propor não só novos meios, mas também novas filosofias a educação, mais adequadas a realidade da sociedade da informação, rompendo com a idéia de transmissão e aquisição passivas de informações e transformando os papéis de alunos e professores.

 

 

 

Para a elaboração deste texto consultamos:

 

CHAVES, Eduardo C. A tecnologia e a Educação, publicado no site: www.escola2000.org.br/ pesquise/textos/textos art.aspx?id=4

CHAVES, Eduardo C. O professor e a tecnologia: um encontro com a filosofia, publicado no site: www.escola2000.org.br/pesquise/textos/textos art.aspx?id=4

IRATI, Antonio. Educação e comunicação - Algumas questões, publicado no site: www.escola2000.org.br/pesquise/textos/textos art.aspx?id=4

SANTOS, Núbia Schaper. Ambientes Virtuais como aliados na aprendizagem. In: Módulo de Acolhimento, fundamentos da aprendizagem em rede. Volume 1.

ROSSETE, Fernando. Educação pela comunicação: uma pedagogia para o séc. 21, publicado no site:www.escola2000.org.br/pesquise/textos art.aspx?id=4

 

                         

Autor: Elisangela Pinton


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