Reflexões sobre o uso das Tics na educação
Reflexões
sobre o uso das Tics na educação
Elisangela Pinton
A sociedade contemporânea, também chamada de sociedade da informação, tem sido marcada pelo ritmo acelerado das transformações que vivencia. Nas últimas décadas temos experimentado drásticas mudanças na economia, na política, nas relações sociais e familiares . Novos valores e conceitos têm orientado o homem no início do século XXI. São exemplos disso o fenômeno da globalização, da unificação de mercados e da formação da comunidade internacional através da rede de computadores .
O grande desenvolvimento
tecnológico, principalmente no setor das comunicações, tem proporcionado o
encurtamento das distâncias e o rompimento de fronteira geográficas e temporais,
exigindo do cidadão uma maior capacidade de adaptação, de análise e ação, além
do preparo para o trabalho colaborativo e para a comunicação. Enfim, são
necessários ao homem contemporâneo: novas posturas, novas habilidades e
conhecimento de novas linguagens para que possa adequar-se às exigências dessa
sociedade e do mercado de trabalho.
Diante dessa realidade
torna-se clara a necessidade de que ocorra transformações também na escola. É
necessário que esta ande em conformidade com seu tempo, sendo assim capaz
formar cidadãos críticos, capazes de adaptar-se às rápidas transformações
geradas pela Tics, de comunicar-se através dos mais variados meios e de
trabalhar em grupo, dentre outros valores, competências e habilidades
necessárias ao homem neste século.
Nessa perspectiva fica
evidente a necessidade de se incorporar as Tecnologias de Informação e
Comunicação ao cotidiano escolar sob duas óticas: como ferramentas (meios)
capazes de potencializar o aprendizado e gerar acesso à informação e ao
conhecimento e como agentes transformadores, capazes de estimular mudanças nos
métodos e nos objetivos educacionais, uma vez que têm levado muitos a
repensarem papéis, metodologias e filosofias para a educação.
Partindo desses
princípios destacamos que são muitas as possibilidades geradas pelo uso das
Tics na escola. O uso das mídias de comunicação com o rádio, a TV, o cinema e a
internet, por exemplo, podem proporcionar, dentre outros aspectos, uma maior
motivação e interesse por parte dos alunos que já utilizam esses recursos no
seu cotidiano sendo altamente estimulados pela linguagem áudio-visual. Outro
aspecto relevante quanto ao uso das Tics é a superação dos limites
espaço-temporal, permitindo ao aluno conhecer diferentes lugares, épocas e
civilizações, através da pesquisa na internet, jogos de simulação, webequests,
filmes e vídeos, etc.
Destacamos também que uso
das Tics proporciona a criação de novas situações de aprendizagem, dentro e
fora dos limites da escola, expandindo às possibilidades de aquisição de
conhecimentos, bem como a capacidade de autoria e produção e o trabalho
colaborativo via ferramentas como blogs, wikis, hot potatões, webequests, etc;
além de também poder proporcionar o envolvimento da comunidade através da
divulgação do que se produz na escola via ferramentas da internet ou de outras
de outras mídias como jornal escolar, rádio, etc.
Desta forma fica claro
que as Tics propõem mais do que simplesmente ampliar o acesso a informação ou
facilitar a alfabetização, dentro de uma proposta tradicionalista de educação.
As Tics surgem, segundo Irati Antônio, como uma alternativa capaz de oferecer
aos jovens as chaves para a compreensão do mundo contemporâneo ao oferecê-los
acesso aos meios, aos conhecimentos e linguagem que proporcionarão o desenvolvimento
de seus potenciais para incluí-los como cidadãos na sociedade de seu tempo.
Assim as Tics se
apresentam, segundo Eduardo Chaves como uma espécie de agente perturbador ou
subversivo da ordem estabelecida na escola ao propor não só novos meios, mas também
novas filosofias a educação, mais adequadas a realidade da sociedade da
informação, rompendo com a idéia de transmissão e aquisição passivas de
informações e transformando os papéis de alunos e professores.
Para a elaboração deste texto consultamos:
CHAVES, Eduardo C. A tecnologia e a Educação, publicado no site: www.escola2000.org.br/
pesquise/textos/textos art.aspx?id=4
CHAVES, Eduardo C. O professor e a tecnologia: um encontro com a
filosofia, publicado no site: www.escola2000.org.br/pesquise/textos/textos art.aspx?id=4
IRATI, Antonio. Educação e
comunicação - Algumas questões, publicado no site: www.escola2000.org.br/pesquise/textos/textos art.aspx?id=4
SANTOS, Núbia Schaper. Ambientes
Virtuais como aliados na aprendizagem. In: Módulo de Acolhimento,
fundamentos da aprendizagem
ROSSETE, Fernando.
Educação pela
comunicação: uma pedagogia para o séc. 21, publicado no site:www.escola2000.org.br/pesquise/textos art.aspx?id=4
Autor: Elisangela Pinton
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