Marketing digital



Este artigo visa a mostrar como a Internet vem se estabelecendo como um meio de comunicação fácil e ágil na sua utilização, como um meio imprescindível  para a venda de produtos, a divulgação de marcas, a capacitação e o aumento dos contatos no âmbito social.

Os atrativos propiciados pelo atual ambiente virtual estão, com certeza, abrindo novos horizontes e permitindo, progressivamente,  que pequenas empresas possam competir de igual para igual com as maiores.

O consumidor passa a ter mais facilidade na emissão de sua opinião sobre o produto,  podendo fazer comparações e compartilhar seu conteúdo. Intensifica-se, dessa forma, a  interação entre consumidor e proprietário.

Alguns motivos, como a versatilidade, a eficiência e a atualidade da mídia, levaram-nos a selecionar o tema em questão para estudo,  tendo como nosso objetivo principal verificar a gestão de marketing digital no Brasil e elaborar um histórico da evolução possibilitando aos especialistas da área que tenham acesso a um material completo disponível para pesquisa.

Os sites têm sido um ponto positivo para muitas empresas. Através deles nos deparamos com uma maneira acessível e rápida de comunicação, de divulgação de marcas e produtos, excelente oportunidade de ampliar contatos. Podemos citar aqui sites como Twitter, acessados ultimamente em virtude do caráter comercial e da ampla e fácil divulgação que possuem, aumentado muito o número de usuários.

Para tanto, a pesquisa será desenvolvida através do método dedutivo-bibliográfico, com a análise de obras de autores renomados e artigos que estão disponíveis na Internet. Os  processos metodológicos serão o comparativo e o qualitativo, onde os estudos serão abrangentes, ligados a conjuntos maiores que ajudarão a compreender os elementos da pesquisa; o analítico-sintético, pois muitas obras serão lidas e o essencial será discutido; e finalmente, o social, enfoque principal por ser este estudo, em grande parte, interessado na divulgação de meios atualizados ligados ao marketing digital.   

No término da pesquisa esperamos oferecer uma visão integral sobre o tema, permitindo que estudos e segmentos neste âmbito sejam direcionados com maior eficácia.

 

MATERIAL E MÉTODOS

 

Durante a pesquisa foram utilizados biografias e artigos extraídos da própria Internet, usando métodos dedutivos onde foram utilizadas teorias já existentes, partindo do geral para o particular, segundo princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis, possibilitando, assim, chegar a conclusões de uma maneira formal, com uma única lógica.

E também foi utilizado o método bibliográfico, pelo qual se procurou explicar uma situação-problema a partir de referências teóricas de literatura de obras e documentos que se relacionam com o tema pesquisado, permitindo conhecer, compreender e analisar os conhecimentos culturais e científicos já existentes sobre o assunto em questão.

 

DISCUSSÃO

 

A web vem trazendo muitos benefícios para consumidores e para as empresas que desejam divulgar os produtos e marcas de um modo mais rápido e ágil. A  comunicação é feita em questão de segundos, informação não se desatualiza mais.

Mas a partir daí surgem algumas dúvidas: embora rápida e ágil e traga informações em segundos, será a melhor maneira de relacionamento entre cliente e empresa?

Por ser um meio muito rápido, perde-se um pouco do relacionamento social presente. As pessoas, acostumadas com notícias, informações e compras através de Internet, estão se perdendo um pouco, estão perdendo o contato com o outro.

Pode-se pensar também que com toda a tecnologia que vem surgindo as pessoas terão mais tempo para a família, para o lazer e para os amigos, pois em meros minutos estão com a “vida” resolvida. Há vantagens e desvantagens no uso da Internet, mas é vital que cada usuário se policie, que use seus recursos somente o necessário e quando conveniente, para que assim possa ter uma vida social normal.

A proposta deste artigo é fornecer aos profissionais de marketing uma visão geral da Internet e dos serviços on-line oferecidos, para que possam perceber as oportunidades e as dificuldades que as novas mídias e redes sociais venham apresentar no decorrer do tempo. Pretende-se mostrar o lado real, sem ilusão, do que realmente é oferecido e como funcionam as mídias e as redes sociais citadas, ressaltando as vantagens e desvantagens que esse tipo de serviço oferece aos interessados.

Deseja-se que ao final da leitura tenha-se conseguido incentivar o novo consumidor a usar os serviços on-line e a participar de redes sociais, aumentando os ciclos de amizade e profissional, facilitando a produtividade no trabalho e no desenvolvimento de novas técnicas e novas pesquisas relacionadas ao marketing digital.

 

 

 

HISTÓRICO

 

Atualmente a tecnologia  está  acessível a todos por meio da web, que  permite a empresas de todos os portes o controle mais eficiente dos pontos de contato entre clientes e sua marca utilizando o marketing digital de maneira efetiva não só para conhecer seu público-alvo como lhe oferecer benefícios e satisfação de necessidades de modo fácil, barato e imediato.

O marketing on-line é um processo destinado a vender produtos e serviços para um público-alvo usuário de Internet e sistemas de informação on-line , junto com ferramentas e serviços on-line de forma estratégica e coerente com o programa de marketing da empresa.

O serviço na Internet vem para oferecer vantagens aos consumidores e profissionais de marketing, como comodidade aos usuários para que possam encontrar e encomendar os produtos no conforto de sua casa ou mesmo de seu escritório a qualquer hora e dia da semana. Os comerciantes podem interagir com os consumidores e estabelecer um diálogo capaz de conduzir relacionamentos duradouros a longo prazo.

Profissionais de marketing estão ingressando cada vez mais nos serviços on-line com o objetivo de iniciar uma nova era no marketing de relacionamento, estabelecendo relações de um para um e de um para muitos, aumentando os efeitos da chamada propaganda boca a boca. Os sistemas on-line estão atraindo cada vez mais assinantes e todos parecem estar bem interessados em produtos e serviços. Esses consumidores desejam tomar suas decisões de compra em informações, e não por apelos à emoção, mas sim pelo próprio avanço da tecnologia, que cria novas oportunidades para veiculação de mensagens de uma forma interativa.

O marketing on-line vem alcançando audiência refinada em um ambiente que ainda não está saturado pela concorrência. Vem atingindo um grupo definido de consumidores, em que consegue desenvolver um diálogo contínuo com eles, agir com maior rapidez acrescentando produtos a listagens e modificar propostas de vendas em questão de instantes. Estabelece um diálogo produtivo com os consumidores, facilitando assim todo tipo de negociação.

A Internet e os serviços de informação vêm oferecendo cada vez mais novas ferramentas tecnológicas para que o usuário possa usar de um modo que diferencie seu produto,  o público on-line é influenciado a comprar com base em informações objetivas e não pela técnica clássica de propaganda e persuasão. Assim se torna diferente o marketing feito através da Internet. O principal diferencial do marketing on-line é a própria tecnologia que atinge um público bastante específico, ou seja, as pessoas que utilizam sistemas de comunicação on-line.

Atualmente a tecnologia, hoje acessível a todos por meio da web, permite que empresas de todos os portes possam controlar de maneira muito mais efetiva seus pontos de contato entre clientes e sua marca utilizando o marketing digital de maneira efetiva, para não só conhecer seu público-alvo como lhe oferecer benefícios e satisfação de necessidades de modo fácil, barato e imediato.

De acordo com a Wikipédia, marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamen- tos.

 

FAVORECIMENTO DO MEIO DE COMUNICAÇÃO PARA EMPRESAS

Propostas, sugestões e condições do leitor para o uso desse tipo de mídia

 

A empresa poderá de modo fácil e eficiente divulgar seu produto para o público-alvo qualificado e interessado nos serviços. Pode, assim, aumentar a probabilidade de compra por parte deste aumentando o lucro da sua empresa. A divulgação poderá ser feita através de Internet, por mensagens através de celulares, sites, fazendo com que sua marca esteja sempre presente em sua mente como uma referência no setor em que atua.

O marketing digital pode colocar a  empresa no seleto rol de negócios que têm na informação o  maior diferencial competitivo. E, sabidamente, informação hoje em dia é uma moeda cada vez mais valiosa. As mesmas poderão ser divulgadas através de blogs e sites, dentre os quais o Twitter, que vem sendo adotado por empresas de grande porte.

No site Twitter, cada um se inscreve livremente para seguir os twits de alguém. Dessa maneira, o interesse pelo conteúdo passa a ser fator-chave para o crescimento da comunidade. Pode ser identificado e a cada momento a empresa poderá colocar as últimas notícias da mesma.

A tecnologia aproxima pessoas e empresas, possibilita conhecimentos com apenas um clique do mouse, torna possível conhecer o mundo em questão de segundos. Muitas empresas brasileiras já perceberam e vêm investindo cada dia mais em serviços e produtos que estão dentro da rede, na web. A venda e o relacionamento com clientes são enormes, através dos serviços on-line o contato fica mais fácil, aproxima o consumidor da oferta, pode ocorrer através de sites, e-mail, o que importa é estar conectado e manter sempre um canal direto com o cliente. O investimento é pequeno, frente a grandes possibilidades de negócios que surgem com o decorrer do tempo. E é importante que a empresa mantenha sempre seu site atualizado. A inovação é necessária, pois os usuários gostam de abrir o site e ver novos produtos.

Quando falamos de marketing digital, podemos falar também de marketing em mídias sociais, como é feito nas redes sociais tais como Orkut, Twitter, Facebook, Linkedind, blogs etc. Essas mídias vão se tornar cada vez mais espaços que os usuários usarão para manter contatos tanto pessoais quanto profissionais. Nesse tipo de mídia as pessoas agirão por vontade própria e não por imposição da empresa; executarão com prazer um trabalho. Elas procuraram por sua empresa na mídia social e entraram na comunidade, por isso é um público que deve ser levado muito a sério. São considerados exemplos de mídias sociais: blogs, redes sociais (Orkut), fóruns, e-groups, instant messengers, wikis, sites de sharing (YouTube, Flickr). O marketing feito através de blogs é o marketing social onde vai ocorrer o famoso boca-a-boca.

Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltadas para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos, marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros é o   despertar nos consumidores suas necessidades reprimidas e demonstrar como supri-las através de produtos e/ou serviços.

A web vem dia após dia e cada vez mais facilitando a vida das pessoas que estão conectadas, e juntamente a estes usuários vêm as empresas fazendo divulgação através das redes sociais, que se tornaram um grande meio para a propaganda virtual. Tendo em vista esse ponto positivo, é preciso analisar com cautela se essas redes sociais, como o Twitter, que surgiu há três anos, ficará ou será mais um modismo, vindo a prejudicar a divulgação das empresas que acreditam no marketing  através do site.

As empresas precisam observar e se preocupar em ver que uma campanha de marketing digital está diretamente relacionada a redes sociais, pois a Internet tem poder de entrar na vida das pessoas, bem como das empresas, e afetar a visão das pessoas de consumir e se relacionar. Nos tempos atuais a Internet vem sendo usada para todos os fins, até mesmo para operações bancárias (Internet banking) no país. O e-commerce surge como uma alternativa, sendo uma forma fácil e mais conveniente de atender os consumidores de determinada empresa. Além de poder trair novos consumidores, que por algum outro meio de comunicação seria mais difícil, esse movimento vem atingindo pequenas e grandes empresas, aumentando o faturamento das mesmas, com um gasto menor.

Podemos observar que o mundo digital vem trazendo muitas oportunidades e benefícios para pequenas, médias e grandes empresas, mas mesmo abrindo inúmeras portas, o marketing digital precisa ser bem elaborado como o próprio marketing; é necessário traçar um caminho com objetivos e metas claros, saber onde deseja chegar, saber divulgar bem seu produto, sempre atualizando notícias, pois vale lembrar que o que não é visto não é lembrado. É necessário que se passe uma boa imagem da empresa.

Os serviços on-line oferecem vantagens aos consumidores e profissionais de marketing tais como informação, pois computadores são capazes de armazenar e exibir milhares de informações e preços de produtos muito maiores que qualquer outro tipo de mídia. Haverá menos discussões na hora de adquirir e negociar o produto, pois os consumidores não precisaram lidar com vendedores, terão todo o tempo que for necessário para pensarem sobre o que realmente desejam. As lojas virtuais terão menos custos, podendo aumentar assim sua produção.

Apesar de todas as vantagens que o mundo digital vem apresentando aos consumidores, é preciso repensar no fato de ter algumas desvantagens, pois por ser um mundo onde todas as pessoas podem se comunicar facilmente, podem perder um pouco de sua privacidade, podem estar vendo alguma propaganda enganosa, dependendo do tempo que passam na frente do computador pode se tornar um vício, ou ficar dependentes. O consumidor precisa sempre pensar e refletir sobre estes aspectos. O mundo digital  vem sendo uma grande inovação, desde que seja usada de uma forma correta.

De acordo com Sandra Turchi (2009),  não há a menor dúvida que a ‘bola da vez’, na internet são as ‘redes sociais’. Só se fala nisso. É a tal web 2.0 com seus ícones de sucesso como o MySpace, o Facebook, o Orkut, e agora, mais do que nunca, o Twitter. Estudos apontam que 57% dos varejistas listados na ‘Top 500 Internet Retailer’ estão no Facebook e que 41% desses estão presentes, ou foram pesquisados, no YouTube, além de centenas deles no MySpace, entre outros. Enfim, mesmo que a empresa prefira não se manifestar sobre o assunto, é importante que ela saiba que algo já deve estar acontecendo com sua marca na rede, independentemente da sua vontade. É como aquela história: eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!”

Vale lembrar uma velha frase: “Quem não é visto, não é lembrado”, portanto, é necessário investir em campanhas que tragam um potencial retorno, que atualmente são facilmente mensuráveis. Os anúncios digitais são vistos por quem procura algo relacionado a um determinado tema, serviço ou produto, o que qualifica os acessos do site.

A web, por ser um meio de comunicação mais rápido, se tornou a ferramenta mais usada pelas pessoas, mas é necessário que usuários tenham grande cautela com o “vício” dessa mídia. Ocorreu um “ataque” ao mundo virtual do Twitter em agosto de 2009, em que caiu a conexão, as pessoas não conseguiam escrever, não conseguiam acessar o site. A jornalista Marina Lang relata o efeito causado nos usuários e toma o depoimento do usuário Pedro Beck:

 

Estou sofrendo. Quando conectei, ele [o Twitter] entrou. Mandei um 'tweet' [mensagem cujo texto não ultrapassa 140 caracteres], ficou carregando por um tempo e não foi. Daí, já era", relatou. Não posso contar ao mundo o que estou fazendo", lamenta. Fiquei angustiado. O Twitter é a coisa mais incrível que eu já vi na vida. Proporcionou-me nova amizade, contatos profissionais, ficar 'stalkeando' [espiando, seguindo] a vida dos outros.

 

Percebe-se que a vida passa a acontecer em um mundo virtual que, sem ele, é como se não existisse mais nada. É importante ressaltar para que nós usuários sempre nos policiemos e usemos a mídia conforme a necessidade do trabalho, e como rede social em momentos certos, não desesperando quando acontece um fato como este do Twitter. Afinal a mídia vem para ajudar a vida dos usuários, proporcionar um conforto maior, e não prejudicar, nem diminuir o desempenho no trabalho.

Estamos em uma era de transformações que tem na internet apenas sua interlocutora e tradutora, porém, não foi ela que causou toda esta mudança. O consumidor já cobiçava tais modificações em seu cotidiano. Havia uma demanda de desejos e necessidades reprimida por falta de um meio que a entendesse e a acolhesse; este meio era a internet. Entender a internet é entender o próprio ser humanos e seus anseios pós-modernos. É entender suas carências, seus novos valores, nestes tempos de vanguarda, e compreender suas crenças e descrenças.

 

A rapidez de execução, o baixo custo por contacto, a possibilidade de medir resultados e de potencializar uma interação direta com o potencial consumidor são as mais significativas.

O marketing digital e o marketing tradicional compartilham do mesmo objetivo, ou seja, atingir um público-alvo e a partir daí manter um relacionamento bom com seu cliente, em que sua empresa seja sempre lembrada. Ambos precisam ter bom planejamento, posicionando de forma eficiente as ferramentas de busca, desenvolver ações de relacionamento com os clientes, planejar campanhas de comunicação digital, e por fim fazer com que o nome de sua empresa esteja forte no ambiente da web e assim ir ampliando os negócios.

De acordo com dados da e-Consulting, o índice do varejo on-line (VOL) alcançou o montante de R$ 506,5 milhões no mês de maio/2004 somente no Brasil. O montante acima equivale a 2,9% do varejo total do país, segundo dados do IBGE.

Atualmente, a população do Brasil é de 174,5 milhões de habitantes, dos quais aproximadamente 6 milhões possuem acesso à internet (Neilsen NetRatings, dez. 2004). Segundo a Associação Brasileira de e-Business, o volume de transações eletrônicas na internet brasileira totalizou R$ 139,5 bilhões no ano de 2004.

De acordo com o estudo, os anúncios em mídias de internet devem crescer 21% nesse período, totalizando um volume de 62 bilhões de dólares em 2011. Ao atingir essa marca, o setor ultrapassará as mídias em jornais, que devem movimentar 60 bilhões de dólares.

Sendo assim, a internet está cada vez mais se tornando o meio de comunicação mais rápido e utilizado, facilitando a compra e a divulgação de produtos e deixando sua marca registrada para os usuários que têm acesso à mesma. O mundo fica cada vez mais informado e movimenta assim sempre novos consumidores que desejam a agilidade e rapidez na compra e negociação.

Os anunciantes constroem grandes marcas e em decorrência disso geram negócios lucrativos. Com a chegada da internet no final do século XX, os veículos tradicionais entram na era digital fornecendo conteúdos, seguindo o modelo tradicional de publicidade, com planejamento e objetivos específicos, através de serviços como messengers, e-mails, os consumidores passam a conversar entre si em grande velocidade de tempo, o mundo cada vez mais fica conectado, surgem enormes repositórios de áudio tornando disponível o volume de conteúdo digital a todos os usuários, tais como bloggers, Wikipédia, Youtube, que vem tendo uma grande audiência. Assim os usuários podem se organizar em comunidades de interesse em comum sobre os mais variados temas através de redes sociais, como já foi citado Orkut, Twitter, Facebook e Myspace e outros, com a oferta de  publicidade segmentada, com público-alvo.

Inúmeras pesquisas indicam o crescimento das vendas online. Mais de 13 milhões de brasileiros compraram pela Internet em 2008, 35% a mais que em 2007. Isto reflete a ampliação do poder de compra, principalmente devido ao aumento da participação da classe C no comércio eletrônico; Resultados apontam que cerca de 11% das vendas online são originadas através de campanhas de e-mail marketing e que, dentre as melhores técnicas de marketing digital, este tipo de ação apresenta um dos ROIs mais otimistas.

O marketing digital vem a ser a oportunidade que muitos esperam para apostar no novo, para inovar no mercado tradicional, onde tudo era feito com prazo, com muito acordo, neste novo âmbito tem-se em vista a agilidade, a comodidade e a facilidade do relacionamento entre quem compra e quem vende, sendo assim os serviços online conquistam cada vez mais espaço, fazendo com que marcas sejam lembradas, fidelizando clientes satisfeitos com os serviços oferecidos. Tornou-se uma opção com o custo menor e inovador, onde as empresas podem oferecer de modo fácil e rápido seu produto, agradando a todos os tipos de clientes e fixando sua marca no mercado

 

RESULTADOS

 

As pessoas começaram a comprar e vender dentro de suas próprias casas.

A informação passou a ser divulgada em questão de segundos, atualizando a todos que buscam através da web.

Os relacionamentos se tornaram maiores, as pessoas vão se tornando mais sociáveis.

O consumidor escolhe  e modela seu produto a seu critério.


Autor: Flavia Cristina Cintra


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