PROJETO POESIA NAS NOSSAS VIDAS



ESCOLA ESTADUAL SOUZA BANDEIRA

PROJETO POESIA NAS NOSSAS VIDAS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

PROFESSORA:WANDA MARIA

PROJETO APRENDENDO COM POESIA


1. JUSTIFICATIVA

O contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas e nas adivinhas da nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai-se perdendo com o passar dos anos e alguns culpam a escola por essa perda. No entanto a escola pode e deve ser um lugar...

Poesia nas nossas vidas trabalhará a fala, a leitura e a escrita por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de ideias, composições, re-escrita e re-estruturação, onde o aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.


2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os princípios teóricos que norteiam nosso trabalho literário em prosa, na sala de aula, estão pautados na teoria sócio interacionista da linguagem. Na concepção de Bakhtin, a linguagem é analisada a partir da interação entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua não é apenas um amontoado de palavras, nem é individual, mas acontece através da interação verbal, abrangendo todo o conhecimento que o locutor possui do interlocutor (destinatário), na sua responsividade e no diálogo, dentro de um sentido mais amplo, seja na fala (quem fala, fala para alguém e com alguém), na leitura (quem lê, decodifica, compreende, interpreta e apreende algo) e na escrita (o que se escreve responde a alguma coisa, pois confirma, discute ou propõe algo a um grupo social).

Bakhtin (1992, p. 123) coloca que “o discurso escrito é de certa maneira integrante de uma discussão ideológica em grande escala: ele responde a alguma coisa, refuta, confirma, antecipa as respostas e objeções potenciais, procura apoio, etc.”


3. REFERÊNCIAS

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992. Diretrizes Curriculares

De Língua Portuguesa Para Educação Básica.


4.RESUMO DO PROJETO: POESIA NAS NOSSAS VIDAS

Porém o contato com a poesia sempre esteve presente em nossas vidas, seja nas cantigas de roda, nas parlendas, nos trava-línguas e nas adivinhas da nossa infância ou nos bilhetinhos, frases de amor nas agendas ou músicas que ouvimos na adolescência. Para muitos de nós a poesia vai-se perdendo com o passar dos anos e alguns culpam a escola por essa perda.

No entanto acreditamos, que a escola pode e deve ser um lugar onde a aproximação com a poesia aconteça concretamente, permitindo ao aluno, conhecer autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético, através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia, aluno poderá expor suas emoções através dos recursos tão expressivos da linguagem poética.



O vento passa


O vento passou e me

Trouxe flores.

Na segunda vez trouxe

um amor.

Na terceira me fez feliz.

Na quarta vez me trouxe

um anjo.

Na quinta vez me trouxe amor dentro do meu

coração.

Aluna:Thalita Fernandes da silva

5ª ano C


O carro


Eu sou carro

Sou de muito serventia

Sou de muita valia

Sou bonito, sou veloz


Sou de todas as cores

Tenho até retrovisores

Sou valente

Transporto muita gente


Minha vida é estrada

Gosto de velocidade

Mais comigo tem que tomar muito cuidado

Sou transportador, com muito valor


Tomo chuva tomo sol

Pra mim não tem tempo ruim

Sou muito inteligente

faço muita gente contente.

Aluna: Sthefany da Silva

5ª ano C



A graça de Deus

Lá vai a graça voando com as

Penas que Deus nos deu

Contando pena por

Pena mas pela graça que

Sou eu.

Aluna: Vivian Siqueira B. Pinto

5ª ano C


Autor: Wanda Gaspari


Artigos Relacionados


Cenas De Uma Guerra

EssÊncia

Ao Toque De Deus

Desejo De Deus

Tpm

Despedida De Um Amigo

Constatação