Dança dos Mascarados: Cultura e Tradição Poconeana



A Dança dos Mascarados, folclórica e tradicional dança do município de Poconé, localizado no Estado de Mato Grosso. Muito apreciada nas festas de São Benedito e de Espírito Santo.

Essa dança é originária do costume indígena legada pelos índios Beripoconé, nativos da região de Poconé. Misto de influência européia, indígena e africana, essa dança só é permitida para os homens. Para contracenar eles se vestem de mulher, pois, segundo uma lenda particular, as mulheres de verdade dariam "azar".

A dança é executada exclusivamente por homens, em pares de 8 a 14 pessoas. Os trajes masculinos representam os galãs e os trajes femininos representam as damas. O marcante tem a função de conduzir a dança, e os balizas de segurar o mastro com fitas coloridas e a bandeira de São Benedito.

Os dançarinos usam um grande chapéu enfeitado de plumas multicores; as máscaras confeccionadas com muito capricho dão aos participantes um toque especial. As roupas, por outro lado, coloridas e enfeitadas, ajudam a encantar a platéia.
Os instrumentos utilizados nessa dança são: o saxofone, a tuba, o piston e tambores.



Autor: Edir da Silva Costa


Artigos Relacionados


Eu Jamais Entenderei

Pra Lhe Ter...

Exemplo

Minha Mãe Como Te Amo

Tu és...

Aquelas Flores Coloridas

Levanta-te