A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO



INTRODUÇÃO

 

Quando cursei pedagogia fiquei encantada com a forma dinâmica e sedutora, que os professores conduzia suas aulas. Espelhada nestes educadores, optei pelo curso de Docência para o Magistério Superior a fim de expandir meus conhecimentos pedagógicos.

Ao longo do curso, mim deparei com diversos docentes que possuíam um excelente referencial teórico, mas que também necessitavam rever sua prática pedagógica, com base nesta vivencia refleti o quanto seria pertinente abordar a importância da formação pedagógica para a prática do docente do ensino superior e também levantar a discussão em torno da importância das relações interpessoais entre professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando o contexto afetivo e emocional na interação em sala de aula.

 

1.    A Formação do Docente do Ensino Superior

 

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (994/96) art. 61. A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos primeiro a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço; segundo o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades.

Dentro do exercício da docência são exigido dos professores algumas qualificações e, especialmente no ensino superior. Sabe-se que a profissão de professor nunca foi fácil e no presente contexto não é diferente. Sempre é exigido do professor o desafio de mudar o comportamento de todo tipo de aluno e que desempenhe as competências técnicas com todo esmero.

Apesar de desempenhar também um papel político e social, o docente tem seu foco no processo de ensino-aprendizagem, e para lidar com a diversidade de indivíduos que constituem o cenário universitário, o docente deverá possuir não apenas o domínio especifico da área, mas também o domínio das áreas pedagógicas e o desenvolvimento das habilidades essenciais para o exercício, portanto o docente do ensino superior é acima de tudo um profissional da educação.


Autor: Antonia Vanda dos Santos Leite


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