Nacionais caem, importados são só felicidade



Conforme havíamos antecipado, na última semana do mês anterior, aqui nesta coluna, as vendas de veículos em outubro caíram em relação a setembro. Mas, nem todos perderam. Analisando com cautela, perceberemos que alguns segmentos se destacaram pelo bom desempenho.

Comparado-se as vendas de outubro/09 com o mês anterior, perceberemos que caminhões semileves importados cresceram 38,1%  e os nacionais 16,9%. No geral, as vendas de caminhões (nacionais e importados) cresceram 12,2%. Já carros importados cresceram 8,8%, enquanto os modelos nacionais declinaram 7,0%.

As vendas de importados no país continuam aquecidas. Basta verificar que se comparando outubro/09 com mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 45,1%. De 2007 para cá, as vendas de importados não param de crescer. Fevereiro de 2007, com 13.3 mil emplacamentos, foi o pior mês de vendas e o melhor foi registrado no último mês de outubro com 50,2 mil unidades emplacadas.

Independente do que aconteça nos próximos dois meses, o ano de 2009 será o melhor para o mercado de carros importados. Exceto abril, em que as vendas ficaram no mesmo patamar do ano anterior, todos os demais meses deste ano vendeu-se muito mais que nos respectivos meses de 2008. Os importados em outubro registraram o significativo market share de 17%.

Aliás, aí talvez esteja a explicação para a rápida expansão de associados da Abeiva, que atualmente conta com dezesseis, contra doze, em outubro de 2008. Mas, continuarão as vendas de importados aquecidas? É difícil afirmar, pois neste setor, tudo muda muito rápido. Alguns meses atrás noticiávamos a Toyota assumindo a liderança de mercado, a China passando ao topo das vendas de carros no planeta, os indianos produzindo o carro mais barato do mundo e por aí vai. O que se noticia agora é que a Volkswagen é a nova líder global de vendas e a Renault divulga um novo modelo de carro em parceria com a indiana Bajaj podendo custar menos que o Nano, da Tata Motors.

 Mas, voltando ao cenário dos veículos domésticos, é relevante ressaltar que apesar da queda das vendas de carros em outubro, a indústria produziu 16,3% a mais que em setembro, o que naturalmente contribuirá para o aumento dos estoques.

Os juros sobre os estoques de veículos parado na rede de concessionária aumenta em muito os custos e reduz o lucro da empresa. Daí, quem conseguir vender mais rápido, ganha mais. Seguindo esta lógica, caso os estoques aumentem, as empresas deverão fazer mais promoções para esgotá-los. Neste contexto, o consumidor poderá se beneficiar comprando carros por preços inferiores até mesmo aos praticados recentemente, quando vigorava o benefício pleno do IPI.

Daí, aquele que pensa em trocar de carro e gosta de negociar, é bom ficar atento, pois Papai Noel pode trazer boas surpresas.

Evaldo Costa

Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Escritor, consultor, conferencista e professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com

Blog: http://evaldocosta.blogspot.com

E-mail: [email protected]


Autor: Evaldo Costa


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