Casamento: Tempo De Descanso / Tempo De Pousio



.  Pousio: Interrupção do cultivo da terra por um ou mais anos.  Terra cuja cultura foi interrompida para que se tornasse mais fértil.

Nos tempos bíblicos, os agricultores usavam um princípio rotativo de plantio para revitalizar seus campos. Por seis anos eles plantavam e colhiam, mas no sétimo ano permitiam que o campo ficasse ocioso. Aquele ano era um tempo de refazer e nutrir a terra na esperança de melhores colheitas. Ainda hoje é usada à tática do “descanso da terra” sendo comuns terrenos sem cultivo por certo período para que a terra, depois do repouso, venha produzir mais e melhor. O mesmo principio sabiamente usado pelos agricultores pode ser aplicado no casamento, marido e mulher precisam dedicar um tempo para o descanso a dois. Mas esse período deve ser realmente livre de quaisquer compromissos seja com a casa, filhos, ministério ou trabalho.    

Podemos pensar no relacionamento conjugal como sendo uma grande plantação onde temos as possibilidades de semeamos e colhermos de tempo em tempo. Não é um trabalho para um dia é necessário tempo para cuidar do solo arando-o, semeando e acima de tudo colhendo. È natural que nessa labuta do dia-a-dia fiquemos estressados com tantos afazeres e responsabilidades. E nesse ponto que merece consideração o pousio do casamento quando decidimos – é uma decisão que tomamos - dedicarmos um TEMPO LIVRE para recarregar as baterias do relacionamento saudável.

O tempo que investimos na vida conjugal é primordial para revitalizar e fortalecer os laços, nutrir o amor e a comunhão mútua. Cada casal precisará estabelecer o ritmo de recarga emocional necessária promovendo SEMPRE o principio do “tempo livre” mesmo que seja imperioso eliminar algum outro compromisso ou atividade e, desta forma, o estado de união será cada vez mais completo.

Lilian Costa
Pedagoga, Psicóloga Clinica e acadêmica do Curso de  Direito.
*Pastora Titular da Igreja do Evangelho Quadrangular
Belo Horizonte - Minas Gerais  
E-mail: [email protected]


Autor: Lilian Costa


Artigos Relacionados


Sem Lenha O Fogo Se Apaga

Embaixo Do Calçadão...

ParÓdia: Tema : O Sol E A Terra ( Os Astros )

Theo De Carvalho - Segundo AniversÁrio

Despoética

A Criação

Camaleão