COMPREENDENDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM E SEUS PROCESSOS



*SILVA, Kelly Cristina Casado;

RESUMO:

A aprendizagem é fundamental na vida do ser humano, visto que é através dela que o mesmo passa a compreender e a ter domínio sobre suas decisões, comportamentos, percebe suas afinidades bem como suas dificuldades ou limitações. A aprendizagem se dá a partir de treino, experiência e observações, onde ao decidir-se por alguma mudança e praticá-la por um tempo razoável essa aprendizagem se consolida. É através da aprendizagem e da compreensão da mesma que se pode ter noção das facilidades, dificuldades ou limitações que porventura um aluno ou cidadão possa ter.

Palavras-chave: Aprendizagem. Experiência. Compreensão.

______________________________

Acadêmica do 4º Semestre de Psicologia da Faculdade de Quatro Marcos- FQM.

Introdução:

Sabe-se que ao longo da história da humanidade o homem tem observado e tem optado, tem tomado decisões que os levam a outro patamar em sua história. Essa observação e tomada de decisão se deve à aprendizagem que ocorre sobre determinado. Tal aprendizagem ocorre todos os dias em todos os momentos da vida do ser humano.

Estudos revelam que há várias formas de aprendizagem, produtos da aprendizagem, dentre outros aspectos que analisados separadamente nos proporciona entender determinadas ações e reações das pessoas diante de conteúdos que consideram interessantes. Para tanto, esse trabalho se propõe a apresentar de forma sucinta o histórico da aprendizagem, bem como defini-la de forma breve para posteriormente apresentar os produtos da aprendizagem.

Surgimento da Teoria da Aprendizagem

A psicologia da aprendizagem tem sido considerada como componente fundamental da psicologia experimental. Muitas foram as questões levantadas ao longo dos anos iniciais, pois os estudos eram desenvolvidos com animais e estudiosos desse comportamento não aceitavam a natureza das unidades mentais básicas. Porém, Thorndike deixou de estudar animais e passou a estudar a aprendizagem humana; enquanto que outros estudavam a aprendizagem humana, porém baseado em comportamentos animais.

De acordo com Catania (1999),

A natureza da aprendizagem humana complexa é esclarecida por análises com base nos processos mais elementares; e, talvez o mais importante, o comportamento humano é caracterizado, principalmente, pelo intercambio entre as respostas verbais e não-verbais, cujas origens ainda estamos por entender.

Conceituação da Aprendizagem

De acordo com Falcão (2001) pode-se definir a prendizagem como "uma modificação relativamente duradoura do comportamento, através de treino, experiência e observação". E continua dizendo que se a pessoa treinou, ou passou por uma experiência especialmente significativa para ela, ou observou alguém na realização de algo, e depois disso mostra-se de alguma forma modificada, podendo demonstrar esta modificação desde que se apresentem condições adequadas, e, além disso, mantiver esta mudança por tempo razoavelmente longo – então podemos dizer que houve aprendizagem.

Segundo Oliveira(2002), "a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo podem ser compreendidos como a transformação de processos básicos em processos psicológicos mais complexos. Essa transformação ocorre de acordo com a interação com o meio social e do uso de ferramentas e símbolos culturalmente determinados".

Produtos da Aprendizagem

São três os tipos de aprendizagem: a cognitiva, a afetiva e a motora. A aprendizagem cognitiva é resultante do armazenamento organizado das informações na mente do ser humano e é conhecido como estrutura cognitiva. A afetiva resulta de sinais internos ao sujeito e pode ser identificada com experiências tais como prazer e dor, satisfação e descontentamento, alegria ou ansiedade. Algumas experiências afetivas sempre acompanham as experiências cognitivas. Percebe-se assim que a aprendizagem afetiva ocorre simultaneamente com a cognitiva. A psicomotora envolve respostas musculares adquiridas através de treino e prática, mas alguma aprendizagem cognitiva é geralmente importante na aquisição de habilidades psicomotoras. Portanto, produtos cognitivos; formação de conceitos e princípios. Produtos afetivos; a formação de atitudes e valores. Produtos motores; a aquisição de hábitos e habilidades.

Considerações Finais:

Com base neste estudo pode-se perceber que ao longo da história da humanidade a aprendizagem em suas diversas formas tem sido fundamental ao desenvolvimento da sociedade.

Sabe-se que, no que diz respeito às escolas, há alunos que têm dificuldades de aprendizagem, porém, baseados em estudos, os profissionais da educação têm adotado métodos que visam facilitar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor dos alunos, objetivando formar cidadãos capacitados e cientes da grande necessidade de estar se atualizando e aprendendo cada vez mais.

É importante ressaltar que tal assunto é muito amplo e deve ser analisado minuciosamente, no entanto, constitui-se como sendo um norteador para futuras pesquisas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CATANIA, A. Charles. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4ª ed. Artes Médicas Sul. Porto Alegre: 1999. p. 373-375.

FALCÃO, Gérson Marino. Psicologia da aprendizagem. 10ª ed. Editora ática. São Paulo: 2001.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. Cortez. São Paulo: 2002. p. 49.


Autor: Kelly Casado da Silva


Artigos Relacionados


O Salmo 23 Explicitado

Minha Mãe Como Te Amo

Eu Jamais Entenderei

Pra Lhe Ter...

Midas

Exemplo

Nossa Literatura