Ciclos Biogeoquímicos: Mantê-los para quê?
O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado por seres vivos, pelo ar, água, solo da biosfera, e às vezes pode se acumular durante um longo período de tempo em um mesmo lugar. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos se entre diferentes partes do planeta.
O fato de o planeta Terra ser um sistema dinâmico, respondendo ao pressuposto de Lavoisier (na natureza nada se perde tudo se transforma), o movimento e a estocagem da matéria afeta todos os processos físicos, químicos e biológicos, propiciando a ciclagem de macro e micro nutrientes.
Os estudos e a compreensão dos ciclos biogeoquímicos podem ajudar a identificar potenciais impactos ambientais causados pela introdução de substâncias potencialmente perigosas nos diversos ecossistemas.
Todo ser vivo reage com seu ambiente e produz resíduos. A menos que o ambiente possa dispô-los convenientemente, pela autodepuração, eles poderão intervir no ciclo vital.
Entre os principais ciclos destacam-se: o do átomo de carbono, do nitrogênio, do fósforo, do oxigênio, do hidrogênio e o da molécula de água.
Referências
Ciclos Biogeoquímicos. Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm, acessado em 21 de novembro de 2009.
Autor: Silas Dumont Pires Horta
Artigos Relacionados
Por Que Fazer Estágio?
Viver Em Curitiba
Áreas Verdes: Necessidades Urbanas
A Importância Da Água
O Papel Da Sociedade Na Preservação Do Meio Ambiente
Alfabetização Ecológica
Arborização: Prática De Educação Ambiental Com A Comunidade