APLICANDO OS CONHECIMENTO MATEMÁTICOS



ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL CÂNDIDO RONDON

PROJETO PEDAGÓGICO

TEMA:CIRCUITO DE MATEMÁTICA

PROFESSOR MAZZETTO

OBJETIVOS

  • Proporcionar aos alunos, espaço e tempo, diferenciados para a construção do conhecimento;
  • Oportunizar a troca de experiência entre os alunos, para que os mesmos possam avançar, atingindo proximidades em níveis de conhecimento;
  • Apresentar condições práticas para compreender a teoria.

JUSTIFICATIVA

Com base nas dificuldades, tanto de aprendizado, quantodisciplina, percebidas nos alunos dos quintos anos , vejo a necessidade de se desenvolver uma atividade diferenciada, para que os mesmos possam compreender a necessidade de melhor atuarenquanto aluno na busca do crescimento intelectual.

Vejo que pouco oferecemos à eles, e isso faz com que a rotina, desperte o cansaço, a inquietação, a distração e até o desamor, pela escola, colegas e professores, trazendo como conseqüência a indisciplina. Ara tanto, vejo a necessidade de se fazer algo para instigar o gosto pelo estudo e a auto estima, que, devidos as dificuldades provocadas pelo sistema global, permitem alguns alunos se acharem incapazes.

Acho importante e ratifico aqui a necessidade de se desenvolver esse projeto, visando propor aos alunos a prática voltada parao cotidiano, onde os mesmos irão relacionar os conceitos estudados, com fins ao desenvolvimento.

Vygotsky defende que a criança aprende para depois desenvolver, sendo o professor o mediador entre aluno e o objeto de conhecimento.

Fonte: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/

METODOLOGIA

Este projeto tem como princípio, a busca pela auto estima e participação ativa dos alunos nadescoberta de algo novo, respeitandoas individualidades.

Sendo trabalhado em grupo, o aluno terá a oportunidadede ouvir e opinar, compreendendo que sua presença e interação, contribuem na construção e descoberta do conhecimento.

A intenção aqui, é conceber o aluno:

* participativo;

*agente do processo;

* sujeito na busca do novo, partindo do pressuposto que os pré-requisitos são necessários para trilhar noivos caminhos.

DESENVOLVIMENTO

O projeto será baseado na aplicação do concreto, onde, visualizar, palpar e manusear dará condições de descoberta e aplicabilidade das habilidades existentes. Para tanto, os conceitos trabalhados e listados, enquanto conteúdos, serão desenvolvidos em circuito de atividades diferentes para cada grupo, provocando uma competição matemática.

As atividades serão divididas por cores, onde cada grupo deverá cumprir as tarefas da cor escolhida, não considerando o tempo, mas sim, o desenvolvimento e os resultados alcançados.

CONTEÚDOS

*adição;

*multiplicação;

*Perímetro;

*área;

*linhas paralelas;

*perpendiculares;

*poliedros ( vértice, aresta e faces );

*polígonos;

*gráficos e tabelas.

PÚBLICO ALVO

Alunos dos quintos anos A e B.

RECURSOS

*Caixas de papelão;

*trenas;

*10 calculadoras;

*30 lápis;

*30 borracha;

*cordão ( 01 novelo )

*TNT – cores diferentes.

AVALIAÇÃO

*Participação;

*desenvolvimento;

*resultado qualitativo;

*satisfação do aluno.

Professor Mazzetto


Autor: marcos mazzetto


Artigos Relacionados


Vida(s)

Minha Mãe Como Te Amo

Nossa Literatura

Aplicando Os Conhecimento MatemÁticos

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Viagem De Amor

Pra Lhe Ter...