Poluição Atmosférica



Definimos Poluição atmosférica ou também conhecida como Poluição do ar, como qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades dessa atmosfera, afetando, ou podendo afetar, a saúde das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com essa atmosfera, ou mesmo que venham a provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela.

Este tipo de poluição é em parte conseqüência da ação do homem, pois introduzem produtos tóxicos e químicos no ambiente.

A queima de combustíveis fósseis propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a grande numero de poluentes liberados em grandes metrópoles. Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição.

Como sintomas dessa poluição atmosférica podemos apresentar irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas conseqüências da ação destes.

Assim, é importante rever nossas atitudes individuais e cobrar de nossos representantes e superiores atitudes referentes à qualidade do ar.


Autor: Silas Dumont Pires Horta


Artigos Relacionados


Poluição Dos Solos

Educação Ambiental - Meio Ambiente

Poluição Do Ar: O Preço Do Progresso!

Por Que Fazer Estágio?

Arborização: Prática De Educação Ambiental Com A Comunidade

Áreas Verdes: Necessidades Urbanas

Viver Em Curitiba