O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação




Introdução
 Muitos professores se questionam sobre a melhor maneira de usar o computador nas suas atividades educacionais. Todavia, considerada a já demonstrada utilidade da tecnologia para o processo de aprendizado, inexiste hoje fundamento para a antiga controvérsia sobre a importância do conhecimento na área da tecnologia educacional. Dúvidas permanecem apenas sobre os pontos importantes para a escolha de uma metodologia adequada para o incremento da tecnologia educacional no Brasil de hoje. Sem dúvida, esse incremento exigirá ainda um longo percurso, por duas razões básicas: a falta de recursos e a resistência de professores e gestores educacionais.
Desenvolvimento das reflexões

 As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) abrem perspectivas novas para a educação e para o ensino online. Isso porque as informações acessadas via Internet dinamizam, motivam e conduzem o aluno a inesperadas descobertas.
  Este breve artigo tem o objetivo de apresentar algumas reflexões sobre o tema, não com o propósito de aprofundá-lo em demasia para uma professora quase principiante, mas para mostrar as potencialidades da aprendizagem via conexões em rede.
 Antigamente, no modelo tradicional de ensino, o papel do aluno limitava-se a decorar, lembrar e repetir as informações fornecidas pelos professores. Hoje, a função do docente não deve ser mais de apenas transmitir informação, mas sim conhecimento.
  O avanço da tecnologia trouxe enorme possibilidade de utilização das TIC na educação, tanto no ensino presencial como na modalidade EaD. Essa tecnologia não deve representar uma finalidade em si mesma: ela constitui, sim, ferramenta pedagógica agradável de ser utilizada e desempenha função importante por sua utilidade para alunos e professores no processo ensino-aprendizagem.
  Diferentemente das aulas do passado, as TICs apresentam-se como elemento renovador no processo ensino-aprendizagem e têm contribuído para maior socialização do direito de estudar e de aprender.
  O novo sistema caracteriza-se em especial pela interatividade e pela construção coletiva do conhecimento, o que impulsiona significativamente o interesse pela aprendizagem online.
 Vejamos três exemplos indicativos da importância da EAD:
a ) A oferta de oportunidades de aprendizado para o estudo em casa, no local de trabalho ou qualquer outro, em horário disponível a cada interessado, amplia as possibilidades de oferta de educação continuada;
b) A individualização do processo educativo, mesmo em esquemas de grande escala, propicia a maior interatividade trazida pelas novas tecnologias;
c) A organização do trabalho de colaboração em equipe envolve pessoas geograficamente dispersas e as estimula a trabalhar mesmo em horários distintos.
  No novo sistema, o professor deixa de ser o detentor único do saber e passa a ser o incentivador e facilitador do ensino-aprendizagem, na sala de aula e fora dela.
  A mudança trazida pelo uso do novo instrumental revolucionou a antiga estabilidade do conhecimento, mudou os conceitos tradicionais, além de permitir possam ser constantemente reconstruídas as fontes e vias de acesso ao conhecimento.
  A interatividade como novo modelo de comunicação modifica os antigos métodos, tornando possível as trocas virtuais que favorecem a exploração do material a ser aprendido. Surgem novos comportamentos de aprendizagem, novos estímulos, e assim as comunidades virtuais multiplicam-se, novos recursos tecnológicos aparecem e incentivam mais e mais a interação entre os participantes. No espaço de convivência trazido com o advento das TICs, pessoas com interesses e objetivos comuns se encontram e estabelecem relações. Esse novo espaço de comunicação favorece amplamente a cultura e a educação.
  Além disso, o ensino online possibilita a criação coletiva e cooperativa, ao disponibilizar condições para a inter-relação entre pessoas fisicamente distantes umas das outras. Isto traz como conseqüência a potencializarão do ensino e a possibilidade de um aprendizado constante.
  A EaD não constitui um modismo frente ao tradicionalismo antes presente na educação, mas um sistema capaz de abrir caminho e vencer barreiras à expansão do ensino. Ela apresenta-se como uma opção na formação e qualificação de profissionais da educação, assim como uma forma de atenuar as desigualdades sócio-culturais na nossa sociedade. A esta cabe, por sua vez, promover reformulações para se ajustar ao crescente uso das tecnologias de informação e comunicação na educação.
  A já mencionada resistência dos professores a essas novas tecnologias nem sempre se deve à falta de equipamentos, mas ao fato de que – no tocante à tecnologia - comumente acontece de o professor saber menos do que os alunos. Esta dificuldade, contudo, pode ser vencida com a realização de constantes processos de capacitação dos professores, inclusive pela inclusão das aulas de informática e tecnologia educacional em todos os cursos de Pedagogia.
 Assim como a população teve de se adaptar às urnas eletrônicas e aos processos de informatização dos bancos (e no Brasil isto ocorreu em maior escala que em qualquer outro país) é preciso aproveitar na área educacional o fato de que a população brasileira gosta e pode lidar bem com a tecnologia.
 Os alunos formados em educação com tecnologia serão cada vez melhores, por conhecerem e poderem aplicar o conceito de aprender a aprender.
  Os chamados dispositivos móveis permitem-nos utilizá-los enquanto nos deslocamos de um lugar para outro. Alguns exemplos: 1) o celular. Com ele, podemos nos manter conectados mesmo quando distantes da escola. Assim, podemos nos manter em permanente contato com ela, com os alunos e demais professores, podem acessar os serviços de suportes, receber e enviar materiais, interagir com os colegas. 2) aqueles que trabalham off-line – Ipod, mp3, câmera fotográfica etc; 3) os que podem se conectar a uma rede sem fio; (wireless) como o celular, o notebook, palm, etc. 4) o GPS - Sistema de Posicionamento Global: informa o local em que nos encontramos, a distância até aonde queremos chegar, o caminho e o tempo que levaremos para percorrê-lo! Para isto, existem 29 satélites!
  A escola de hoje deve se preocupar em acompanhar o desenvolvimento tecnológico, especialmente na área da informática, mas não precisa dominar tudo. Deve, isto sim, é se interessar por tudo, a fim de adquirir o conhecimento necessário para escolher o que é útil para as atividades pedagógicas.
  Como se mencionou, também é preciso propiciar um ambiente de estudo freqüente e uma formação continuada do quadro docente. Além da atenção que a metodologia deve dar aos recursos tecnológicos, às estratégias, às técnicas, aos métodos e instrumentos a utilizar, ela precisa criar um ambiente favorável ao florescimento da iniciativa e da autonomia. A cooperação precisa sempre ser incentivada mediante trabalhos em grupos, nos quais todos se envolvam e contribuam.
 Diferentemente do passado, a ênfase não está em se criar regras, mas em facilitar o planejamento e em compreender as fases do processo.
  Como ensina PAPERT: “Não é usar a regra que resolve o problema; é pensar sobre o problema que promove a aprendizagem” (PAPERT, 1994, P. 81).
 Também importante é o uso da reflexão, pois esta constitui um excelente recurso metodológico. Perguntas do tipo “como” “por que para que” devem estar presentes em todas as fases da metodologia.

  Segundo BASTOS
[…] “a escola, qualquer que seja sua modalidade, terá que ser menos formal e mais flexível, para não apenas transmitir conhecimentos técnicos e livrescos, mas para gerar conhecimentos a partir das reflexões sobre as práticas inseridas num mundo que age e se organiza diferentemente dos esquemas tradicionais” (BASTOS 1996, p. 2)
 
 
Considerações finais
  As conseqüências do uso de novas tecnologias devem ir além de promover a interação e um maior conhecimento. Trata-se, aqui, como já foi mencionado, de um processo útil também no combate às desigualdades sociais que existem no Brasil.
 O curso de formação tem contribuído para a mudança, mas nos dias de hoje não basta usar o Word, o Excel, FrontPage, Power Point e os Projetores Modernos de Slides. É preciso mesclar todas as mídias, em busca de um aprendizado mais eficiente e interativo
  No artigo A importância da tecnologia na Educação, Divina Salvador Silva esclarece que todo o processo se dá de forma gradativa, porém de efeito massificador, pois atende a grande maioria de uma só vez, privilegiando a autonomia do individuo,.
 Para concluir, há quem afirme – e esta é uma verdade! Que, num aparente paradoxo, o ensino a Distância tem o papel de eliminar as distâncias.

Referência

BASTOS, J.A. de S.L de A. O papel dos centros tecnológicos na formação de
Docentes e alunos, e em sua vinculação com o setor produtivo. Trabalho apresentado no IV  Congresso de Educación Tecnológica de los Países Del Mercosur, Montevideo, 1996.  Disponível em: <   http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/joscelybeatriz7.htm
 (acesso em 09 nov. 2009).


PAPERT, S. A Máquina das Crianças – Repensando a Escola na Era da Informática, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

ROCHA, Carlos. Pedagogia e a tecnologia da informação e da comunicação na educação: a importância de alguns aspectos na escolha da metodologia, de Carlos Alves Rocha, Professor de Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação – TICE – no curso de Pedagogia/UTP.

SILVA, Divina Salvador. A importância da tecnologia na Educação. Centro de Referência Educacional. Especializada em Orientação, Supervisão e Administração Escolar, Profa. /Coord. de Informática Educacional.  Disponível em: <
http://www.centrorefeducacional.pro.br/importecn.htm > Acesso em 10 nov. 2009).

 


Autor: Sueli Alves Correa


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