Reflexões sobre o uso das TIC na Educação



 

Reflexões sobre o uso das TIC na Educação


Rosane Marinho Guelber


O avanço no desenvolvimento das tecnologias de informação provocaram uma invasão nas escolas, sem pedir licença, impondo aos seus dirigentes e regentes um posicionamento em relação ao quê e como fazer para viabilizar essas novas tecnologias a serviço da educação.

Crianças, adolescentes, jovens e até mesmo os adultos, estão “enlouquecidos” por estas novas tecnologias, ou melhor dizendo, pelo que elas oferecem. Celulares, Ipods, MP4, 5, 6, 10, ..., Palms, Notebooks, Netbooks, a invasão está por todo lado. Por onde quer que passamos, nos deparamos com pessoas usando alguns desses aparelhos. Desta forma, a concorrência se tornou desleal. A escola com seu modelo tradicional de ensino tornou-se obsoleta, ultrapassada. Ela não vai conseguir proibir o celular e outros aparelhos no ambiente escolar por muito tempo, como fazem algumas. A cada dia que passa, mais e mais alunos vão aparecendo com o seu aparelho na escola. Entram com ele escondido, comunicam-se por mensagens, escutam músicas pelo fone de ouvido e se divertem com os games. Mas o assunto é polêmico, enquanto o site do “Estadão de Hoje” publica a manchete: “Uso do celular na educação ganha prêmio internacional”, um projeto de lei (2246/07) tramita na Câmara dos Deputados com a proposta de banir os celulares do ambiente escolar, sob a alegação de que o uso do celular compromete o desenvolvimento e a concentração dos alunos. O projeto de lei é de 2008, já sofreu alterações em seu texto, mas nada que fere o teor da mensagem e segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Amigos professores, mestres e doutores em educação, precisamos agir depressa. Nos cabe, urgentemente, a tarefa de mostrar que a educação pode tirar proveito destas novas tecnologias. Existem inúmeras possibilidades de ensino e aprendizagem que transformam estas tecnologias em ferramentas de apoio pedagógico bastante atrativas para o aluno, basta que para isto o professor use a sua criatividade e defina com clareza os objetivos a serem atingidos com a atividade pretendida. Um celular, por exemplo, pode servir para entrevistar um morador antigo do bairro, pode registrar momentos de estudos relevantes em excursões, ou até mesmo para fotografar lugares importantes em seu município para criar álbuns digitais. Desta forma, a atividade vai variar de acordo com o conteúdo estudado e com a criatividade de cada um, sem esquecer obviamente dos objetivos a serem atingidos.

Contudo não podemos esquecer os campeões da categoria, os computadores. São eles que realmente alavancaram e preconizaram o uso das tecnologias na educação. A cada dia que passa eles vão se proliferando nas escolas, pegando a maioria dos professores e gestores desprevenidos e despreparados. E esse, passa a ser um dos maiores entraves para o desenvolvimento da informática na educação. Existem escolas que têm laboratório de informática, mas que se encontra às moscas, pois não exite interesse ou conhecimentos para usá-lo. Os governos federais, estaduais e municipais têm oferecido cursos para capacitarem os professores para o uso da informática na educação. O que já ajuda muito. Cabe também ao profissional da educação procurar aperfeiçoar-se adquirindo, pelo menos os conhecimentos básicos de informática.

A importância da utilização da informática na educação já é inquestionável. Visto que o computador aliado a internet é a menina dos olhos dos nossos jovens e adolescentes. Todavia, precisamos estar atentos a esta informação, pois a maioria destes jovens e adolescentes procuram a internet com apenas um objetivo, sites de relacionamento. Orkut e MSN são os mais procurados. Não é que devam ser descartados. Hoje já existem várias possibilidades metodológicas para se trabalhar, por exemplo, com o Orkut na perspectiva de se atingir vários objetivos educacionais. Mas esta deve ser uma atividade muito bem planejada, assistida e com objetivos específicos. O uso do computador/internet proporciona diferentes tipos de abordagens de ensino que podem ser realizados através de inúmeros programas desenvolvidos para auxiliar o processo ensino-aprendizagem. Podemos destacar entre eles, os jogos, os simuladores, os blogs, emails, wikis, chats, entre outros. Além destes existem inúmeros softwares livres que são facilmente encontradas na internet e que são de grande utilidade no desenvolvimento de atividades educativas. Como exemplo, cito o Hagáquê, que é um programa para criação de histórias em quadrinhos que a garotada adora.

Poderia ficar horas elencando programas e dicas para o uso da informática na educação, mas no momento vou me ater as possíveis vantagens do uso da informática na escola. Digo possíveis porque cabe a cada comunidade escolar criar o seu próprio ambiente e dele extrair suas vantagens. Uma primeira vantagem que vejo é a provocação de mudanças na educação escolar. Como já disse, a escola tem que se adequar à realidade tecnológica caso contrário, cairá numa decadência num sentido inversamente proporcional ao avanço tecnológico. Outro ponto a ser considerado é o desenvolvimento da linguagem e da escrita. Com o auxílio dos editores de textos, as produções dos alunos se tornam mais atrativas e prazerosas, permitindo com a formatação que ele se preocupe com a organização , a estética e a correção da escrita e da linguagem utilizada. O favorecimento do desenvolvimento da cidadania é uma outra questão relevante. As atividades propostas para a informática na educação devem, dentre outras, desenvolver a criatividade, a cooperação, a criticidade, as competências e a cidadania. A postura interdisciplinar é uma outra proposta que urge da necessidade de integrar os conhecimentos para a resolução dos problemas, proporcionando desta forma, a otimização de projetos. Atualmente observa-se que os recursos da informática expandem-se, sem fronteiras, assumindo as mais diversas funções no mercado de trabalho, observa-se então, uma outra vantagem da informática na educação, a preparação para o mundo do trabalho. As atividades escolares ganham outro formato, cores, gráficos, animações, sons e imagens que modificam o cenário cansativo das aulas expositivas, o aluno recupera o estímulo para participar da escola. Por fim, a promoção da interação entre os agentes escolares vem à tona, a partir do momento em que você trabalha em um ambiente prazeroso e cooperativo.

Dispomos de grandes recursos tecnológicos nas escolas, algumas ainda mais privilegiadas. Esta é uma realidade atual. Os alunos já se encontram em total prontidão para fazer uso destes recursos. Cabe a nós educadores traçar metas, procurar aperfeiçoamento, atualização, encontrar caminhos, partilhar ideias e acreditar que o poder da educação está nas mãos dos regentes e gestores. E se chegou a hora de a educação repaginar a sua história por conta das novas tecnologias, vamos ousar!

Referências


COX, Kenia Kodel. Informática na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.


JÚNIOR, Waldir Azevedo. Computadores em Sala de Aula. TIC-EF. NEAD/UFJF, 2009.


Uso do celular na educação ganha prêmio interncional. Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071102/not_imp74434,0.php. Acessado em: 10 nov. 2009.

Lei propõe proibição do uso de celular em escolas públicas. Disponível em: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/02/08/lei-propoe-a-proibicao-do-uso-de-celular-em-escolas-publicas/. Acessado em: 10 nov. 2009.


Educação proíbe uso de celulares em escolas de ensino básico. Disponível em: http://www.pompeo.com.br/portal/noticias/VisualizarNoticia.do?identificadorNoticia=338.

Acessado em: 11 nov. 2009.



Autor: Rosane Guelber


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