Que tipo de terra é você?



Lucas 8.5-8

5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram.

6 Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade.

7 E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na.

8 Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um...

 

Terra fértil é aquela terra que produz a melhor plantação, os melhores frutos e está sempre pronta para receber a semente e fazê-la produzir em abundância.

 

Jesus freqüentemente ensinava verdades espirituais por meio de pequenas histórias ilustrativas. As parábolas descrevem um objeto ou uma situação familiar, dando-lhe uma surpreendente e nova peculiaridade. Estabelecendo uma relação entre o conhecido e o desconhecido, força os ouvintes a pensar e a entender as verdades espirituais.

 

A parábola compele os ouvintes a descobrir a verdade por si mesmos, e a esconde daqueles que são preguiçosos ou tolos demais para entendê-la. Ao lermos as parábolas de Jesus, devemos ser cuidadosos para não lhes atribuirmos interpretações exageradas e antibíblicas. A maioria delas tem apenas um objetivo e significado.

 

Por que um semeador permitiria que uma semente preciosa caísse junto ao caminho, em pedras ou entre espinhos?

 

Não se trata de um semeador irresponsável, que espalha sementes ao acaso. Ele usou um método aceitável ao semear um grande campo; lançou as sementes aos punhados, enquanto caminhava pelo campo.  Sua meta era conseguir que o maior número possível de sementes germinassem em boa terra, mas houve um desperdício inevitável quando algumas caíram ou foram sopradas para áreas menos produtivas.

 

O fato de algumas sementes não brotarem não foi culpa delas  nem do semeador fiel. O rendimento dependia da condição da terra onde a semente caiu.

 

É nossa responsabilidade espalhar a semente, a mensagem de Deus, mas não devemos desistir quando alguns de nossos esforços falharem. Lembre-se, nem toda semente cai em boa terra!

 

Essa semente é a palavra de Deus e  a terra fértil é o seu coração.

 

Hoje, Deus está, mais uma vez, lançando a Sua semente no seu coração e esperando pacientemente que ela produza muitos frutos, pois você foi escolhido por Ele como terra fértil, donde emana leite e mel para saciar e adoçar a vida de outras pessoas quando você falar de Jesus para elas.

 

O Semeador está lançando agora a semente no seu coração, não deixe que o inimigo a roube ou sufoque-a, pois esta lhe dará como fruto a vida eterna.

 

Ao contar essa parábola Jesus estava ensinando que todos nós precisamos de sua Palavra, mas que somente alguns poucos se interessavam por ela, recebiam em seu coração e a faziam frutificar. Outros recebiam a Palavra em seu coração mas deixavam que o inimigo a arrancasse sem frutificar.

 

Não deixe que o inimigo coloque na sua mente ou no seu coração que por você ser ainda criança não precisa de Jesus, não precisa de salvação.

 

A palavra de Deus nos diz em Romanos 3:23 “pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”, por isso todos nós devemos abrir o nosso coração e aceitar a Jesus como nosso Salvador, porque só Ele pode nos dar a vida eterna como está escrito em Atos 4:12.

 

Conclusão: Você é terra fértil porque Deus já tem separado para você uma grande multidão que conhecerá a Jesus através da sua vida, é assim que você frutificará a 30, 60 e 100 por 1.

 

Seja uma terra fértil, permita que a Palavra hoje lançada ao seu coração transforme-se em árvore frondosa e viçosa, declare que Jesus Cristo é o seu único e suficiente Senhor e Salvador, torne-se agora um crente em Jesus, um salvador de almas.

 

Fonte: Bíblia de Estudos - Cpad


Autor: João Placoná


Artigos Relacionados


Deixem O Caê Falar!

Garça Branca

IntocÁvel

Como Ganhar Almas

Sonho (poesias)

Adeus

Pantanal De Mato Grosso