DIFICULDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO PERÍODO NOTURNO



A pesquisa feita para a elaboração deste artigo, foi constituída através da sustenção pratica obtivemos devido as aulas dadas na escola Pedro Gardes, cujo o plano de fundo nos serviu de base para entendermos melhor o por que da não participação da maioria dos alunos noturno na aula de Educação Física desta escola. Na realidade, onde trabalhamos com esses alunos, já havíamos notado uma tendência muito forte ao desinteresse das aulas de Educação Física. A metodologia utilizada foi a metodologia e os instrumentos que utilizamos para coletar informações foram a observação sistemática e individual e entrevista orais feitas com jovem. O resultado parcialmente alcançado foi satisfatório, por que apesar das tendências tecnológicas estarem cada vez mais forte, os planejamento de aulas elaborados para essa turma foram feitas minuciosamente aproveitando a opinião dos próprios alunos.

INTRODUÇÃO

Devido a aceleração e a invasão da tecnologia nas escolas, há uma preocupação por parte de professores quanto ao limite que se deve impor nas aulas para que nada haja uma massificação dos alunos voltados apenas para o conhecimento tecnológicos, deixando de lado, a aprendizagem pedagógico e lúdico. O uso intenso de vias de comunicação com tecnologias de ponta tem virado a cabeça de adolescentes e jovens, pois estas atravessam direto o processo de desenvolvimento, ou seja, viram adultos antes de realmente sê-lo. Trocando esportes, jogos lúdicos e ultrapassados por interesse tecnológicos.

O artigo tem como objetivo principal a tentativa de ajuda a melhorar as aulas de Educação Física no período noturno que estão desaparecendo das aulas praticas, o que pode vir a acarretar problemas muito maiores do que a simples troca dos brinquedos pela internet, pode fazer com que os jovens seja adultos sem opinião própria sem conhecimento do certo e do errado, sem sentimento de cooperação e principalmente sem conhecer e entender o processo de transformação do jovem para idade adulta.

QUAL MOTIVO DOS ALUNOS NÃO PARTICIPAREM DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA NO PERIODO NOTURNO?

O desinteresse maior, esta no cansaço físico e psicológico, pois as maiorias dos alunos noturnas trabalham durante o dia. Assim acarretando, a dificuldade de aprendizagem nas aulas teóricas e principalmente praticas que necessitam de um esforço maior.

Pressupostos com esse têm preocupado os professores da escola Pedro Gardés, pois não se consegue chegar a uma resposta concreta para o desinteresse dos jovens pelas atividades aplicadas pelo professor de Educação Física

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Um assunto de tal importância agregado nos dias de hoje por muitos professores de Educação Física, como o mal que vai acabar com a disciplina de Educação Física, Merece muito mais do que uma simplória analise, merece uma revisão e um esclarecimento mais profundo das causas e das soluções para o problema apresentado.

Procuramos buscar aqui apenas os problemas que foram constatados através de observação minuciosos feitas aos jovens da escola citada.

Espera-se que o conteúdo sirva como um plano de fundo branco, onde as ações para a solução do problema apresentado, venham a ser pintados de forma clara, onde, não fiquem apenas no papal como muitos outras já ficaram.

Assunto indigna, e um tema atual e verdadeiro, problemas de muitas escolas e de muitas dores de cabeça dos professores de Educação Física, portanto a solução depende de cada um desses profissionais levarem a serio aquilo que escolheram fazer, atuar de forma que o planejamento pedagógico seja executado, transformando as aulas em aprendizagem para uma vida toda.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VYGOTSKY, l. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Autor: Rosangela Aparecerida do Espirito Santo | Renan Silva


Artigos Relacionados


Educação Física Escolar

O Papel Do Professor De Educação Física Na Escola

Dentro Do Ambiente Da Escolar, Qual A Sua Função? Professor De Educação Física

Educação Física E Qualidade De Vida

Alfabetização De Adultos:uma Construção Contínua.

A Função Da Escola E Da Educação

EducaÇÃo De Dentro Pra Fora