17 Dez dicas e cuidados que você deve ter com o Filtro de Ar
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A seguir, passaremos dez dicas sobre o filtro de ar:
1) Filtro de ar sofre desgaste?
Sim. Um filtro não se desgasta por filtrar o ar, mas a limpeza com
solventes torna a espuma quebradiça, perdendo sua integridade.
2) Qual o melhor produto para limpeza de um filtro?
Querosene provavelmente seja o mais indicado. É o menos volátil e não
é tão severo sobre a espuma. Obviamente, produtos feitos
especificamente para limpar o filtro são tão bons ou até melhores
quanto o uso de querosene.
3) Qual é o pior produto para limpeza do filtro?
Gasolina. A gasolina destrói a estrutura da espuma do filtro,
dilatando os canais da espuma, dilatando seus poros por onde passa o
ar. Conseqüentemente, não irá purificar corretamente, deixando passar
partículas maiores de sujeira. Evite também solventes. Eles têm
desengordurantes que dissolvem a cola da base do filtro.
4) Qual é a vida útil de um filtro de ar?
Um filtro de ar poderia durar eternamente se você nunca limpá-lo, mas o
seu motor provavelmente terá uma vida muito mais curta. Se bem feito e
utilizando produtos adequados, um filtro dura em média 50 limpezas. O
mais importante é verificar o estado do filtro após a limpeza,
procurando por furos na sua estrutura e se a sua base está descolada.
Nesse caso, troque o filtro.
5) O que não se pode fazer em um filtro?
Torce-lo para secagem. O filtro deve ser espremido com as mãos para
retirar o excesso do produto utilizado na limpeza. Após isso, deve ser
deixado para secar à sombra. Se for usar um jato de ar para secá-lo,
não aplique muita pressão e mantenha a pistola de ar a uma boa
distância do filtro.
6) A sujeira é o pior inimigo de um filtro?
Não. A água é o pior inimigo. A sujeira fica grudada no óleo que é
aplicado ao filtro. A água pode saturar o óleo, dispersá-lo e permitir
que a sujeira passe através do filtro.
7) Deve-se lubrificar a base do filtro?
Se o seu filtro tem uma base fina (a área superficial feita a partir de
espumas compactadas), é importante untar a superfície que entra em
contato com a caixa do filtro. Para isso, utilize graxa. Os filtros
que possuem espuma espessa sobre a sua base não precisam ser
lubrificados.
Como saber se um filtro está sujo?
Às vezes você pode não saber, olhando para um filtro, se ele precisa de
limpeza. As duas coisas mais importantes para procurar são:
a - Superfície de cobertura. Se o filtro de ar tem sujeira cobrindo o mesmo, ele precisa ser limpo;
b - Sujeira na sua profundidade. Mesmo um filtro que aparenta estar
limpo por fora pode ter pequenas partículas de sujeira entranhadas em
seus poros.
Mas a melhor regra ainda é: Andou com a moto, limpe o filtro antes de andar de novo.
9) É necessário usar algum óleo especial?
Sim. É possível utilizar o óleo 2 tempos, mas não é tão bom quanto os
óleos específicos para filtro de ar. O óleo 2 tempos (ou até o óleo do
motor/câmbio) é muito fino e vai passar através do filtro e fazer duas
coisas:
a - Ira correr pelo filtro e se depositar no fundo da caixa do filtro
de ar e assim o filtro estará seco e não reterá as partículas de
sujeira;
b - Devido à sua viscosidade, o óleo 2 tempos será sugado para o
motor. É possível notar que o motor apresenta sintoma de excesso de
combustível nos primeiros instantes que se liga ele. Isto porque o
piloto acabou de aplicar óleo ao seu filtro e este óleo está entrando
no seu motor.
Os óleos para filtro são especialmente formulados por produtos químicos
que ajudam a dispersa-lo uniformemente e, em seguida, evaporar.
10) Quando se deve aplicar o óleo sobre o filtro?
É melhor para o seu filtro se aplicar o óleo um dia antes de utilizar a
moto. Dessa forma, o óleo se dispersa uniformemente sobre a espuma. O
correto seria, após a limpeza e secagem do filtro, aplicar o óleo e
colocar o filtro dentro de um saco plástico até sua utilização. Um
filtro de ar pré-preparado pode durar meses se bem embalado em um saco
plástico
Autor: Jayme Rodrigo
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