Dengue: ''Uma calamidade pública''



A DENGUE

"UMA CALAMIDADE PÚBLICA"

A Dengue já foi registrada em mais de 100 países e mais de 2 bilhões de pessoas estão sob risco de contrair a doença. Os primeiros relatos históricos sobre a dengue mencionam a Ilha de Java em 1779 e a Filadélfia ( E.U.A) em 1870, como locais de surgimento dos primeiros surtos da doença. Porém para alguns a primeira epidemia de dengue clássica comprovada laboratorialmente nas Américas ocorreu na região do Caribe e na Venezuela, em 1963 estando associada ao sorotipo Den-3. A partir de 1980 foram notificadas epidemias em vários países, aumentando consideravelmente a magnitude do problema nas Américas: Brasil, Paraguai, Bolívia, Equador, Venezuela, Cuba e Peru.

O Aedes aegypti foi erradicado duas vezes no Brasil em 1955 e 1973, erradicação essa que não foi obtida em vários países do continente americano. Com o relaxamento ocorrido no final da década de 70 e início dos anos 80, o vetor foi reintroduzido, instalando-se definitivamente no país. Desde então foram registradas epidemias em diversos estados, sendo o mais importante a do Rio de Janeiro onde 1milhão de pessoas forma infectadas pelo sorotipo Den-1 em 1986.

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, da etiologia viral, que pode ser de curso benigno ou grave dependendo da forma como se apresente: infecção inaparente, Dengue (clássicaDC ), Dengue Hemorrágica( DH ). Nos últimos anos os estados da federação, independente de raça, cor e classe social. Está presente no sudeste asiático, na África e nas Américas, onde num passado não tão distante já foi considerado como erradicada, mais voltou as aparecer em países como: Venezuela, Cuba, Brasil e mais recentemente no Paraguai.

É transmitida por um tipo de mosquito Aedes aegypti que pica apenas durante o dia, ao contrário do mosquito comum (culex), que pica à noite. A infecção pode ser causada por qualquer um dos quatro tipos ( 1, 2, 3 e 4 ) do vírus da dengue, que produz as mesmas manifestações. Em geral, o início e súbito com febre alta, dor de cabeça e muita dor no corpo. É comum a sensação de intenso cansaço, a falta de apetite e, por vezes, náuseas e vômitos.

A Dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. Estima-se que 80 milhões de pessoas se infectam anualmente. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue. Porém o mosquito transmissor da dengue o Aedes aegypti encontrou condições muito favoráveis para uma rápida expansão devido à urbanização acelerada que criou cidades com falta de infra-estrutura básica de limpeza urbana, pela intensa produção e utilização de materiais não-biodegradáveis, como recipientes descartáveis, plásticos, vidros e pelas mudanças climáticas.

Alguns objetivos específicos a serem alcançados são: prevenção e controle do vetor; averiguar a existência de um trabalho educacional com intuito de sensibilizar a população local sobre as formas de como combater a incidência do vetor.

No município de Várzea Grande, os resultados mostraram que o fator que mais contribui para a incidência do vetor são os terrenos baldios utilizados como lixão. As medidas preventivas são as únicas formas de combate aos criadouros do vetor, sendo as únicas formas de se evitar a deposição de ovos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Dengue é fácil prevenir/ Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica, Coordenação de Qualificação em Atenção Básica.- Brasília: Ministério da Saúde,2002.

Programa Aperfeiçoamento e Treinamento. Ciências nas séries iniciais do 1º grau, módulos 04 e 06. Brasília, 1986.

CARVALHO, Luiz Carvalho Cruz. Ciências/ obra coletiva concebida.1ªEd. Moderna São Paulo, 2006.

 

 

 

   


Autor: Mariosangela Rondon


Artigos Relacionados


O País Está Doente

Um 'fumacê' Para A Dengue E Para A Saúde Pública!

O Profundo Descaso Com A Vida

A Dengue Vai Ao Tribunal De Contas

País De Duas Faces

Cuidado Com A Dengue!

Dengue: À Espera De Um Milagre