A PAZ COMO REALIDADE
Analisando a realidade atual , com tantos conflitos existentes no âmbito internacional , podemos dizer que a Paz é uma utopia.
Para que isto possa se tornar algo viável, palpável e possível de ser conquistado(sim pois isto é fruto de conquista individual e social) é necessário começar a pensar na Paz como uma construção individual. Quando cada indivíduo perceber que o coletivo é fruto do individual ,que uma sociedade pacífica se constrói com indivíduos pacíficos, tolerantes,desprovidos de preconceitos e atitudes discriminatórias podemos pensar na paz universal com mais esperança.
A paz é fruto de exercício individual diário, na atitude pacífica no âmbito familiar.Não há como conceber paz com violência doméstica, maus tratos, fome, alcoolismo, falta de escolaridade.
Portanto, a paz passa também por ações governamentais, políticas públicas que proporcionem condições mínimas de uma vivência digna, com perspectiva de futuro para as novas gerações, geração de emprego para a população jovem e adulta, pela não discriminação do idoso ou do diferente,incluindo nestas diferenças, a religião, a raça, a opção sexual, o portador de necessidades especiais, o obeso, o índio, o estrangeiro .Há que ser percebido que a diferença enriquece, acrescenta e aprimora.
Se faz importante neste aspecto a educação em Direitos Humanos, desde a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e no âmbito universitário.Deve englobar o educando, os professores e toda a comunidade escolar e a família, com ações multidisciplinares e integradas.
Quando o indivíduo perceber a riqueza que cada um encera em si e que é necessário conviver e administrar as diferenças e não eliminá-las ,será possível a humanidade conquistar a paz.
Autor: Isabel C. S. Vargas
Artigos Relacionados
Eu Jamais Entenderei
Pra Lhe Ter...
Levanta-te
Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...
Arborização: Prática De Educação Ambiental Com A Comunidade
Aquelas Flores Coloridas
Exemplo