OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA



OS DESAFIOS DA MATEMÁTICA

               ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

 

           

                    Iniciar novos caminhos é sempre um bom momento nas vidas dos alunos. Todo aluno seja adulto ou criança, deve perceber pela aprendizagem da matemática que ela é o fruto de uma atividade humana, tem sua origem na própria subsistência do homem e no seu modo de organização, assim como, é o resultado de questões abertas no seu próprio interior e na busca de soluções. Uma visão histórica proporciona aos alunos um panorama de como foi construída essa ciência, ou seja, por meio de um processo de perguntas e respostas, erros e acertos, não como fruto de mente privilegiadas de uns quantos superdotados. 

                    Em sociedades como as nossa, permeadas por tecnologias de base científica e por um crescente acúmulo e troca de informações de vários tipos, é consenso reconhecer que as competências matemáticas tornaram-se imperativo. As mudanças no mundo e na comunidade escolar têm sido cada vez mais rápidas e profundas e exigem capacidade de adaptação a novos processos de produção e comunicação. Um olhar sobre o passado também, mostra que, em todas as épocas, as atividades matemáticas formam uma das formas usadas pelo homem para interagir com o mundo físico, social e cultural.

                    A Matemática é uma atividade criadora do homem, que surgiu da necessidade de analisar quantitativamente fenômenos naturais e sociais e para resolver situações problemas impostas pelo dia-a-dia. A matemática como todo o conhecimento, é resultado de um longo processo cumulativo de geração, de organização intelectual, de organização social e de difusão. Esse processo nos faz considerar essa disciplina como um conhecimento dinâmico e em permanente construção.

                  

 

 

 

 

                   Os modelos matemáticos são construídos com vários graus de abrangência e de sistematização. Nos estágios mais simples, eles são associados a objetos do mundo físico- são chamadas de figuras ou sólidos geográficos. Por outro lado, muitas vezes, parte-se de um conceito ou ente matemático e procura-se no mundo físico um fenômeno ou objeto que o represente. Nesse caso, tal objeto ou fenômeno é chamado modelo concreto do ente matemático.

                     A Educação Matemática, em todos os níveis de ensino, deve ter como objetivo inicial a produção de conhecimentos mediante a ativação de processos emocionais, físicos e cognitivos do educando para o desenvolvimento de suas potencialidades reflexivas, críticas e criativas, tornando o aluno capaz de contribuir para a construção de uma sociedade democrática e para o exercício pleno da cidadania.                 

                   Primeiro reconhecimento que o aluno fará é que a matemática se apresenta na proposta impregnada em diferentes aspectos da vida real e em situações significativas. Um segundo reconhecimento imediato é da provocação do desenvolvimento dessa visão de matemática para com os colegas e com o meio em que vivem.

                 Assim, é preciso que os alunos contemplem o edifício matemático, não como algo acabado, mas sim como algo em construção. Esta visão estimula os alunos a criarem uma disposição para descobrir e inventar técnicas perante dificuldades novas e imprevistas.

            

                      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

PNLD- Guia de Livros Didáticos.Ministério da Educação. 

    p. 10-12 Ano 2008.

    Escola Ciclada de Mato Grosso. Novos tempos e espaços para

    Ensinar.

 

 

 

 Aprender, a sentir, ser e fazer. Secretaria do Estado de   

     Educação. P. 155- 161, 2000

  

 FILHO, Barreto Benigno; SILVA, Xavier Cláudio. Matemática Aula

    Por Aula. 1ª Série do Ensino Médio.FNDE ( Fundo Nacional de

    Desenvolvimento da Educação ). Ed. 1ª. São Paulo, 2003                                          


Autor: ernandes magalhaes


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