Reflexão Participativa



         Aqui está uma oportunidade para você apresentar suas ideias, opiniões, conceitos e valores respondendo a questões universais sobre a vida e a realidade. São apenas 12 perguntas.

          Bastará você copiá-las para o seu web mail (não envie como arquivo anexado) e encaminhá-las para: [email protected].

          As respostas deverão conter no máximo 6 linhas para serem validadas. As melhores serão apresentadas aqui, neste artigo, e sempre poderão ser renovadas por melhores respostas posteriores.

Aceita este desafio?

 

1. Se você fosse o presidente de seu país por um mês, quais seriam as medidas que adotaria?

Melhor resposta até agora: “Faria com que os políticos fossem obrigados a colocarem seus filhos em escolas públicas, a contarem apenas com hospitais públicos de suas cidades e a receberem o que pagam referente a 1 salário mínimo”. Marcelo Farath, 37 anos (21-09-2009)

 2. Se você estivesse em seu leito de morte e lhe fosse concedida à possibilidade de voltar no tempo e recomeçar a sua vida com a consciência que tem hoje, quais seriam suas prioridades para esta sua nova jornada?

Melhor resposta até agora: “Ficaria menos em bares, leria mais livros, ficaria mais tempo junto às pessoas que foram importantes para mim, agradeceria mais, fosse pelo pouco que tenho”. Ivan Marcos Rocha, 56 anos (21-09-2009)

 3. Se você pudesse implantar uma realidade única para o planeta inteiro, qual seria ela?

Melhor resposta até agora: “Eu daria basta a tolerância de tanta violência de um ser humano pelo outro, principalmente através da exploração econômica que ainda é muito aceita nos dias de hoje. Também implantaria o controle da natalidade em todos os países”. Juliano Silva, 44 anos (21-09-2009)

 4. Se você fosse Jesus Cristo ou qualquer outra personalidade considerada iluminada espiritualmente, que já esteve por aqui, você voltaria? Por quê?

Melhor resposta até agora: “Jamais eu voltaria, simplesmente acredito que conhecimentos espirituais não faltam no mundo, o que falta são melhores atitudes”. Marli Justiniano Vasquez, 22 anos (21-09-2009)

5. Sua consciência deve condenar a poluição. A sua consciência sabe reconhecer que ela mesma é tão responsável quanto à dos demais pela lenta e terrível destruição? Ela faz o quê para transformar a realidade para melhor?

Melhor resposta até agora: “Eu ando mais de coletivos e a pé, utilizo minha bicicleta e deixo meu carro na garagem”. Jorge Magalhães – SP, 33 anos (21-09-2009)

 6. Há muitas religiões espalhadas pelo planeta, você acredita que elas realmente fazem parte da solução para os desafios da humanidade? Comente sobre elas e o papel que estão desempenhando para a sua evolução pessoal.

Melhor resposta até agora: “Não acredito que religiões tragam soluções, se trouxessem esse planeta já seria outro, bem melhor. Acredito no despertar da sensibilidade humana independente de crença, raça, nacionalidade ou cor”. João Carlos Frenzo, 52 anos. (21-09-2009)

 7. Evoluir a consciência significa o quê para você?

Melhor resposta até agora: “Significa perceber além das aparências e dos enganos, não acreditar em políticos e não se fazer de vítima frente às injustiças.” Araci Lenzzi, 25 anos. (21-09-2009)

 8. Você acha coerente alguns governos gastarem dinheiro público cuidando de presidiários irrecuperáveis ou perigosos, ao invés de aplicarem a pena de morte?

Melhor resposta até agora: “Acho que a pena de morte deve ser justamente aplicada, principalmente para os crimes hediondos. Dinheiro público é para investir e não desperdiçar. Porque não gastam melhor o dinheiro dos contribuintes investindo em educação ou saúde pública?” Marcelo Silva, 32 anos. (21-09-2009)

9. Se você descobre que a sua filha ou o seu irmão, ou até um de seus pais é homossexual, como você buscaria a melhor convivência?

Melhor resposta até agora: "Se fosse o meu irmão eu faria o possível para que ele pudesse ser feliz da forma que compreende a sua vida. Ajudaria se possível. E não me limitaria a julgá-lo imperfeito, pois vejo que Deus gosta de variações." Ângela Fagundes, 27 anos. (21-09-2009)

10. Como você resume: SUCESSO, FELICIDADE e SENTIDO DA VIDA?

Melhor resposta até agora: "Sucesso é ser feliz, então sucesso tem a ver com realização pessoal, com a realização de um ideal ou vários, é uma necessidade interior e não tem a ver com agradar somente aos outros e desagradar a si mesmo, creio que se trata de um equilíbrio. Felicidade é o meu melhor estado interior, a minha harmonia frente ao meu contexto. E o sentido da vida é poder melhorar continuamente esta minha tal felicidade." Carlos Sousas, 39 anos. (21-09-2009)

11. Descreva "Deus".

Melhor resposta até agora: "Deus é uma vibração que está além de nossa percepção convencional... É uma energia amorosa e inteligente que flui pelo universo. É algo maior do que dizem por aí e todos temos competência para percebê-lo, independente de religião". Jonival Mârques, 31 anos. (21-09-2009)

12. Fale sobre a morte.

Melhor resposta até agora: "A morte é uma transição natural, acredito que nosso livre-arbítrio e o nosso destino tem a ver com ela. Não estamos aqui por acaso e precisamos perceber isso. Nunca morremos e nunca nascemos, apenas mudamos de estado, de situação de perceber as coisas, isso é necessário para evoluirmos. Sinto que a morte é menos assustadora do que uma consciência que não conhece a si mesma". Tânia Vieira Silva, 57 anos. (02-10-2009)

Obs. Não esqueça de enviar o seu nome completo e idade, ou se preferir, um apelido para a sua identificação, até a localidade se possível. Participe e boa sorte, queremos conhecer suas ideias e opiniões.

Você acredita que pode melhorar o exposto acima?

Então participe!

Envie suas conclusões para: [email protected]


Autor: Alexandre Arrenius Elias


Artigos Relacionados


Recomeço

Loucura

Vida Cristã

Degraus

Esquina

Peregrino

Ritmo