A áfrica Como Berço Da Sociedade



A África em seu legado, foi de grande influencia para o processo de civilização e desenvolvimento das diversas culturas do sistema-mundo contemporâneo. O continente Pai assim chamado por Dagoberto José, teve influências que contribuíram para a formação da escrita, das artes e da economia.

Foi na África que se teve origem ao processo de reestruturação tecnológica, passando de caçador e coletor de frutos e raízes para a agricultura e pecuária, através da mão de obra ali existente, e dos recursos utilizados pode se formar, por vias meio que preconceituosas a classe operaria assalariada, com a utilização da força escrava, na construção de navios, na plantação de canaviais e café, na retirada de ouros nas jazidas, tudo isso trouxe um apetite de revolução, de melhoria e humanidade, os quais em 188, se tornaram pelas mãos da princesa Isabel livres, originando de fato essa mão de obra assalariada.

Também podemos ter como influência trazida pelos africanos a concepção de religião, de se ter algo para acreditar, com seus cultos de orixás e umbandas, os quais os ajudavam muitas vezes a esquecerem os maus tratos passados. Podemos perceber como os africanos trouxeram benefícios para a sociedade, mediante o seu saber médico, curativo, os quais através de ervas e rezas, se curavam doentes e faziam partos, notamos também o seu saber astronômico e matemático, o qual facilitou a construção de muralhas, pirâmides e a observação de astros e fenômenos naturais. Essa sim foi a verdadeira contribuição africana para o novo sistema-mundo, o qual as vezes é esquecida por reação ao racismo vigente.
Autor: Suellen Alves


Artigos Relacionados


Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

O Chão

Educação Física E Qualidade De Vida

Progresso

A Lei Do Sistema Dominante

Livre ArbÍtrio.

Chamamento Intencional