O "segredo" da música sertaneja



Suponhamos que você resolva abrir uma loja de roupas. Faz uma pesquisa e fica sabendo das marcas e modelos mais vendidos. Mas decide ser "diferente" e abarrota sua loja com modelos exóticos, roupas espalhafatosas, multicoloridas e por aí afora.

Você vai ter clientes. Pouquíssimos, é verdade, mas vai ter clientes. Poucos, porque você entrou num mercado restrito. Quase ninguém quer usar as roupas que você vende.

Alguma semelhança com a música? Total! Na música não é diferente.

O sujeito passa horas, dias, fazendo uma música. Faz das tripas coração para que a música não se pareça com nada existente. Coloca trezentos e cinquenta acordes na pobrezinha. Faz uma letra que sai do nada e vai a lugar nenhum.

Pronto. Agora ele já pode mostrar sua música ao mundo! Só que o mundo - leia-se o público - está muito ocupado para tentar decifrar aquilo. Prefere consumir algo mais simples e direto.

Aí está o segrêdo. Não há segrêdo algum. A música sertaneja reúne a maioria dos ingredientes para o sucesso. Confira:

1) Letras simples, diretas e compreensíveis
2) Melodia corretamente estruturada (para o público)
3) Acordes simples e apenas os necessários
4) Cantores de alto nível

Há mais quesitos, mas estes são os principais.

Alguns teimam em dizer: "esta música é muito comercial". Como se comercial fosse defeito! Se você quer vender algo, este algo tem que ser comercial, precisa ser vendável.

O problema é que alguns artistas de outros gêneros não compreendem suas posições no mercado. Eles têm um público restrito, não devido a discriminação, falta de cultura do povo ou coisa assim. É devido ao tipo de música que fazem. Difícil de fazer, difícil de tocar e difícil de ouvir.

Outros podem achar que é um modismo, vai passar. Não acredito. Modismos passam, é verdade. Lambada, disco e outros já se foram. E junto com os modismos vão se embora os artistas. ficam conhecidos com artistas daquele "gênero". Como este escafedeu-se...

Mas o sertanejo, na minha opinião, vem sendo construído com uma base mais sólida, há muitos anos. Não é algo criado da noite para o dia. A não ser certos "sub-rótulos" como "sertanejo universitário". Este é um modismo e vai passar. Mas não a música sertaneja.

E nem adianta também dizerem que é só uma questão de divulgação. Pegue por aí uma música rebuscada, complicada e divulgue massivamente. Não vai dar em nada. O povo desliga o rádio, a TV e cata o cd do Zezé di Camargo!

Tem mais. Alguns acham que as rádios só tocam o que as gravadoras mandam. Bem, não sei. Só sei que se fosse o dono de uma rádio, tocaria aquilo que o povo quer ouvir, que faz sucesso. E os maiores sucessos têm contrato com as grandes gravadoras. E também porque os meus anunciantes, caso eu assim não o fizesse, iriam gastar seu dinheiro em outras bandas.

Simplicidade. Este é o nome da canção. E ponto final.










Autor: Bruno Grunig


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