Manutenção da qualidade de vida em pacientes com esclerose múltipla



A esclerose múltipla é uma doença crônico-degenerativa que causa grande impacto na vida do paciente e de seus familiares. Causada pela desmielinização progressiva autoimunomediada do sistema nervoso central, a esclerose múltipla (EM) tem prevalência geográfica abrangente e está intrinsecamente ligada à hereditariedade. O comprometimento sistêmico decorrente da EM é progressivo e o paciente pode perder gradualmente a sua qualidade de vida. A enfermagem pode estabelecer algumas medidas que tragam conforto ao paciente e minimizem os impactos psicofisiológicos que a esclerose pode causar.
Partindo do princípio de que a manutenção da qualidade de vida faz parte do processo de humanizado da assistência de enfermagem, o objetivo deste estudo é propor ações simples que visem à manutenção da qualidade de vida do paciente, limitando ou postergando a evolução das limitações neuro-físico-cognitivas decorrentes dessa patologia. O procedimento metodológico adotado para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica em acervo da Biblioteca João Paulo II, da FASER; na Biblioteca Central da UFPB; em periódicos de circulação internacional e em sites de caráter científico, no período de 11 de janeiro a 22 de fevereiro de 2009.
Conclui-se que a enfermagem pode estabelecer medidas de natureza educativa, preventiva e paliativa que minimizem as limitações impostas pelo processo neuro-degenerativo decorrente da patologia aqui abordada e que mantenham a qualidade de vida nos pacientes com esclerose múltipla.

Palavras-chave: Esclerose múltipla, qualidade de vida, assistência de enfermagem


Autor: Cícero Italo Leite Bezerra


Artigos Relacionados


Necessidades De SaÚde No Mundo Do SilÊncio: A Realidade Do Cuidado De Enfermagem Aos Surdos

Consensos Teóricos De Enfermagem Em Quadros De Choque Hipovolêmico

HipertensÃo Intracraniana: As Bases TeÓricas Para A AssistÊncia De Enfermagem

Fidedignidade Do Registro De Enfermagem Relacionado Ao Trauma Físico Em Pacientes De Terapia Intensiva Devido à Restrição Física Ao Leito

Hemodiálise

Anemia Falciforme X Triagem Neonatal

Mulheres No PerÍodo ClimatÉrico: InfluÊncia Na Qualidade De Vida