Três Nomes Que Carecem De Oficialização
Quando à frente da Administração Regional de Paquetá ( de 17.04.79 a 27.06.83 ), conseguimos a oficialização dos seguintes nomes da nossa toponímia regional:
1 . Praça Pintor Augusto Silva
2 . Praça Fernão Valdez
3 . Praça Dr. Lívio Porto
4 . Praça dos Ex-Combatentes
5 . Praça Alfredo Ribeiro dos Santos.
De modo semelhante e com os mesmos propósitos , quais sejam , a preservação da nossa história através da denominação oficial dos nossos logradouros públicos , sugerimos aqui três nomes de enorme força popular e que , justamente por essa razão , julgamos carecerem também de oficialização.
São êles:
1 . O “VIRA-CANTO” – Denominação popular da esquina das ruas Furquim Werneck e Pinheiro Freire , a relembrar o nome de um antigo pelourinho que existiu nesse local. (“Paquetá – História das Ruas”, de Marcelo A. L. Cardoso, 1992 , Segrafa Editora Ltda, R. J. , pg. 54).
2 . O “PÁU-DA-PACIÊNCIA” – Denominação popular da esquina das ruas Cerqueira e Alambari Luz , a relembrar também um outro antigo pelourinho que existiu nesse local. (“Guia Turístico e Histórico de Paquetá”, de Marcelo A. L. Cardoso , 1999 , Papel Virtual Editora, R. J. , pg. 171).
3 . A “CURVA-DO-VENTO” – Denominação popular da esquina da Praia das Gaivotas que fica bem em frente da Ilha dos Lobos. (“Lendas de Paquetá” , 2ª edição , 2005, Editora Gráfica JRB , R. J. , pg. 104).
Obs.: A “Curva-do-Vento” costuma ser chamada também de “Esquina cor-de-rosa”, por causa da grande quantidade de paineiras que existem nesse local e que , no tempo da floração, deixam cair no chão as suas flores , fazendo com que a “Curva-do-Vento” fique coberta por uma espécie de tapete de flores cor-de-rosa...
Autor: Marcelo Cardoso
Artigos Relacionados
Embaixo Do Calçadão...
Rua Defunta
Queria Tanto Amar-me Mais
Só Na Hora Da Dor
Os Eco-taxis (ou Taxi-cletas)
Poema - Amando
Anônimo (ou 'metrópole')