O Estilo Raionista: Uma Possibilidade Abstrata



O estilo raionista se desenvolveu paralelamente à primeira fase da revolução russa. Quando Josef Stalin sobe ao poder é imposta uma arte que faz alusão à onipotência do líder e do movimento socialista. Os artistas são obrigados a fazer uma arte propagandista da política soviética, e qualquer pessoa que não se enquadriculasse nesta ordem seria severamente repreendida.

Como muitas pessoas ainda eram analfabetas no território soviético, a preferência artística inclinava-se para os cartazes com poucas frases, cores simples, fácil decifração e grande poder icônico. Este tipo de arte totalitária e antagônica ao movimento modernista foi chamado de realismo socialista e foi alvo de muitas críticas de artistas europeus. Neste clima turbulento, desenvolve-se a vanguarda russa, um momento de experiências no campo das artes, exemplo do próprio estilo raionista que abre caminho para o que viria a seguir.

O estilo artístico foi idealizado por Mikhail Larionov e sua esposa Natália Gontcharova, e desenvolve-se entre 1912 e 1914 na capital soviética, Moscou, a partir de estudos do cubismo, futurismo e orfismo, e pretendia desvincular a arte dos cânones da tradição figurativa e realista,

afirmando ser esta a libertação da verdadeira arte como criatividade, assim como esclarecido no manifesto raionista lançado em 1913:

"Viva nosso estilo de pintura raionista independente de formas reais, existindo e desenvolvendo-se segundo as leis da pintura"

"Daqui nasce a verdadeira libertação da arte;

"Uma vida que procede apenas de acordo com as leis da pintura como uma entidade independente, pintura com suas próprias cores, formas e tons".

(Larionov, M. Manifesto Raionista, 1913).

Estas eram as premissas da arte raionista, reduzir toda a informação figurativa reconhecível à linguagem fundamental da comunicação visual, e foi uma resposta à arte autoritária que permeava a Rússia e era sustentada por Stalin. Por ter sido uma das primeiras possibilidades abstratas que aparece na União Soviética e ter sobrevivido um período efêmero é considerada uma experiência, um estudo das leis que governam a estrutura da composição pictórica e do processo de criação do artista, que abriu caminho para o desenvolvimento e a afirmação da arte não figurativa.

As cores desempenham papel mais relevante na obra, a preferência é por cores puras e claras, dando um aspecto de espaço físico construído por raios de luzes decompostos em suas cores básicas que se entrecruzam freneticamente em grande velocidade. O estilo de pintura de Larionov é diferente do estilo de Gontcharova, o primeiro preocupa-se mais com o estudo das cores, suas relações e compatibilidade sobre o plano, além de procurar uma unidade entre os tons. Ela por sua vez, reflete uma influência do movimento futurista, a velocidade e o desenvolvimento tecnológico são preocupações visíveis em suas obras.

Larionov e sua esposa Natália Gontcharova deixam a Rússia em 1915 e cessam a produção pictórica para dedicarem á cenografia do balé russo de Serguei Pavlovitch Diaguilev, este é o fim do raionismo, pois foram os únicos produtores deste estilo e não deixaram discípulos.

Referências:

ARGAN, C. G. Arte Moderna: do iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Cia. das letras, 1996

DEMPSEY, Amy. Estilos, Escolas e Movimentos. São Paulo: Cosac & Naif. 2003.

GRAY, Camilla. O Grande Experiemento - Arte Russa 1863-1922.

ITAÚ CULTURAL: Disponivel em: http://www.itaucultural.org.br/AplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=5356 – Acessado em: 25/11/2009.
Autor: Danilo Sá


Artigos Relacionados


Eu Jamais Entenderei

O Salmo 23 Explicitado

Minha Mãe Como Te Amo

Vida(s)

Nossa Literatura

Soneto Ii

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...