EMPREENDEDORISMO: MÃOS À OBRA!



Muito tem-se falado em empreendedorismo, tendo sido este assunto abordado, nos últimos meses, por revistas de grande circulação.

 

Mas o que significa empreendedorismo? Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.  E empreendedor? Este  é o termo utilizado para qualificar aquelas pessoas que têm habilidade de identificar oportunidades de negócios, prover os recursos necessários para viabilizá-los e agir para assegurar o sucesso.

 

Para ser um empreendedor são necessárias características como iniciativa, visão, decisão, disposição para assumir riscos, disciplina, determinação, persistência e criatividade.

 

Algumas escolas já se deram conta da importância do assunto e, preocupadas em apresentar aos estudantes uma possibilidade para o futuro, incluíram o empreendedorismo na grade curricular.

 

O exemplo mais citado na mída é o site Buscapé, criado por três estudantes de engenharia, cuja venda, divulgada no final de setembro/09,  ao conglomerado de mídia sul africano  Naspers, correspondeu a R$ 600 milhões de reais.

 

A história do Buscapé é muito interessante e mostra o sucesso de jovens que começaram com apenas R$ 300,00 e hoje são os novos milionários da internet! Mas poucos são aqueles que conseguem este sucesso, haja vista as pesquisas divulgadas pelo Sebrae, que apontam que apenas 2, em cada 3 pequenas empresas no Brasil, ultrapassam os quatro anos de vida.

 

O percentual de empresas que conseguem completar dois anos é de 78%, resultado que pode ser atribuído tanto ao ambiente econômico mais favorável (controle de inflação, maior disponibilidade de crédito, queda da taxa de juros e aumento do consumo) quanto a melhor preparação dos empreendedores, dos quais 78% possuem curso superior completo ou incompleto e 51% com experiência anterior em empresa privada.

 

As principais causas de fracasso, conforme o Sebrae, são carga tributária excessiva, escassez de recursos financeiros e concorrência acirrada. Além disto, para se abrir um negócio de pequeno porte no Brasil é necessário um investimento médio de aproximadamente R$ 100.000,00 e o retorno não é imediato, podendo levar em torno de 2 anos.

 

Com as previsões de aquecimento da economia, o empreendedorismo é uma possibilidade para aqueles que pretendem ter o próprio negócio, mas é importante refletir sobre as competências necessárias para gerar vantagem competitiva, como capacidade de sentir-se motivado diante de desafios complexos, capacidade de inovar, aprendizado constante e gerenciar relacionamentos.

 

Oportunidades existem e é necessário preparar-se para enfrentar o desafio de se tornar o dono do próprio negócio!

Fontes: Revista Veja, Exame, Você S/A e Sebrae.


Autor: Kátia Moreno


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