A Publicidade ontem e hoje



Roberto Ramalho é Relações Públicas e ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas, seccional Alagoas, biênio 2002/2003, e Jornalista.

                                    
A história da publicidade é tão antiga quanto o aparecimento do comércio. Apesar de não haver dados concretos sobre o surgimento da publicidade (data, mês, ano, século) tudo indica que ela começou a existir quando algum mercador utilizou e empregou individual ou coletivamente em relação aos seus compradores os métodos de persuasão, bajulação, astúcia, e provavelmente a malícia, com o objetivo de vender seus produtos, auferindo algum ganho ou vantagem.

Na Idade Média, com as viagens marítimas empreendidas por grandes navegadores, como Marco Pólo, por exemplo, com o intuito de descobrir e conquistar novos territórios, a atividade comercial começava sua expansão.
Graças à troca ainda primária de mercadorias imprescindíveis entre raças e povos diferentes, foi possível levar e trazer benefícios a milhões de seres humanos em todos os recantos do mundo já naquele tempo.

Com o fluxo variado de bens de consumo, principalmente de alimentos vindos do exterior, como café, fumo, chá, condimentos, pratarias (prata, ouro, alumínio, cobre, etc.), tecidos–excepcionalmente a seda -, e outros de suma importância tornaram-se imprescindível aos comerciantes criarem um instrumento que ajudasse a atrair demanda para poder vendê-los.
Esse instrumento viria a surgir ainda que de uma maneira embrionária, a partir do século XVIII, na Grã-Bretanha. 

Objetivando vender suas mercadorias importadas, principalmente às elites nobres e burguesas, alguns comerciantes mais ousados e inteligentes acabariam por criar os meios necessários para fazê-lo.
Através da impressão de folhetos e folhas noticiosas, foi possível definir e enumerar as qualidades e vantagens que as mercadorias podiam oferecer ao público consumidor daquela época. Até o cartaz desempenhou extraordinário papel.

Com o advento da Revolução Industrial as indústrias manufatoras eiras se expandiram rapidamente e começaram a oferecer uma quantidade cada vez maior de produtos a população que tinha necessidade de adquiri-los. Porém, como a grande maioria não tinha conhecimento sobre a sua existência, era preciso encontrar um meio que informasse aos consumidores da época.
Esse meio de comunicação importantíssimo surgiria finalmente no final do século XIX, em forma de jornais e periódicos populares, acompanhando o rápido crescimento industrial e educacional da Europa.

Com o aparecimento do Rádio no início do século, da Televisão na década de 30, nos EUA, e a partir do desenvolvimento dos meios de comunicação de massa e da sua conseqüente expansão em todos os continentes do nosso planeta, a publicidade acaba alcançando o seu auge na década de 60 com o surgimento das grandes empresas anunciantes e das agências como a Mc Ericsson, por exemplo.

A partir desse momento, portanto, têm-se o desenvolvimento e o boom da publicidade, tornando-a um dos maiores e melhores veículos de comunicação existentes, contribuindo, sobremaneira, para que o consumidor seja persuadido ao consumo de bens e serviços, inclusive com o advento da Internet.



Autor: Roberto Ramalho


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