DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DE QUATRO ESPÉCIES OCORRENTES NO BAIRRO CAVALHADA II



DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DE QUATRO ESPÉCIES OCORRENTES NO BAIRRO CAVALHADA II

Adriana Novaes Zuchini¹, Fernanda Viviany dos Santos Camargo¹, Janaina Vetoreti Goloni¹, Luciano Carlos Palocia¹.

Resumo

Sistemática vegetal é o ramo da botânica que tem por finalidade agrupar as plantas dentro de um sistema baseado em suas características morfológicas, relações genéticas e afinidades. O objetivo do trabalho realizado no dia 09/10/2008 por acadêmicos do primeiro semestre do curso de Ciências Biológicas foi exclusivamente estudaras plantas coletadas de acordo com a morfologia e nomenclatura, identificando assim suas respectivas famílias botânicas e suas espécies. Foram utilizados para a realização do estudo em campo alguns procedimentos; onde tiveram, em primeiro momento, uma reunião para melhor orientação desse trabalho e a divisão dos acadêmicos em grupos, logo após saíram para campo onde, intencionalmente, coletaram quatro espécies de plantas para cada grupo. No laboratório o material botânico foi corretamente prensado e posto na estufa para sua desidratação. Esse material coletado encontra-se desidratado e devidamente identificado, costurado e etiquetado no laboratório de Botânica da UNEMAT. Para um dos grupos, foram identificadas dentre as plantas coletadas quatro espécies de três famílias, de quatro classes e quatro divisões. As quatro espécies identificadas pertencem às respectivas famílias botânicas: Malphimia brasiliensis A. Juss. (Malpighiaceae); Malpighia emarginata Dc. (Malpighiaceae); Jacaranda cuspidifolia Mart. (Bignoniaceae); Starchytarpheta caynnensis (L. C. Rich.) Vahl. (Verbenaceae).

Palavras – chave: Sistemática vegetal, famílias botânicas, Taxonomia.

Introdução

Os acadêmicos do 1º semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso, juntamente com a Profª.drª. Maria Antonia Carniello, realizaram no dia 09/10/2008, um estudo de identificação de plantas com base na Sistemática Vegetal que é o ramo da botânica que tem por finalidade agrupar as plantas dentro de um sistema baseado em suas características morfológicas, relações genéticas e afinidades (Graziela Barroso, 2002).

Haven (2007) diz que a sistemática abrange tanto a taxonomia que é a identificação, denominação e classificação das espécies quanto à filogenética, que demarca as inter - relações evolutivas entre organismos.

________________________________________________________________________

¹ acadêmicos autores do curso de Ciências Biológicas da UNEMAT.

Objetivo

No dia 09/10/2008, no Bairro Cavalhada II, Cáceres/ MT, foi realizado um estudo de levantamento florístico de quatro espécies de plantas nativas e cultivadas, a fim de estudar sua morfologia, conforme o hábito e estrutura das flores, identificando assim suas respectivas famílias botânicas.

Metodologia

- Área de estudo:

O estudo foi realizado próximo à UNEMAT, no Bairro Cavalhada II entre as coordenadas 16° 03' 32,0"S e 057° 40' 38,7" W. No dia 09/10/2008, foram coletadas plantas nativas e cultivadas entre as Ruas Albuquerque, Rua das Borboletas, Rua dos Caçadores, Rua dos Pescadores; as ruas não são pavimentadas, o solo tem como uma das características a cor avermelhada.

- Materiais e Métodos:

O primeiro procedimento para aula campo sobre sistemática vegetal, foi uma reunião realizada na UNEMAT pela Profª.drª. Maria Antonia Carniello, onde a mesma organizou os acadêmicos em grupos, passando – lhes todos os métodos necessários para as coletas de campo. Após as instruções seguiram para a aula campo as 07h00minh, onde foram coletadas várias espécies de plantas, sendo utilizado uma variedade de materiais para a realização da coleta como: tesoura, podão, saco de lixo para guardar a coleta, etiqueta de preço para identificar a numeração da planta, lápis, borracha, caderno para anotações, lupa manual, polaina para proteção pessoal.

Retornando ao laboratório às 12h20minh, onde as plantas foram identificadas, prensadas e colocadas na estufa para desidratação, para realizar esse processo foi necessário o uso de grade de madeira, papelão, jornal e corda de nylon. No auxílio da identificação das plantas utilizaram os livros de Cronquist (1998), Lorenzi (1999), e a Organografia Botânica de Vidal (2003).

Descrição e discussões

Bignoniaceae

Jacaranda cuspidifolia Mart.

Arbóreo, caule ereto do tipo tronco, ramificação simpodial do tipo lenhoso, cônico, possui folhas pecioladas recompostas do tipo bipenada imparepenada, oposta e cruzadas, ambas as faces são lisas de coloração verde escuro, peninérvea, herbácea, de superfície lisa, de forma linear, com ápice do tipo cuspidado, de base obtusa, com flores pedunculadas e pediceladas, cíclicas, diperiantadas, hermafrodita, oligostêmone, hipógena, gamossépala, gamopétala e estames didínamo.

Verbenaceae

Starchytarpheta caynnensis (L. C. Rich.) Vahl.

Subarbusto ereto, perene, ramificado, pouco anguloso, fibroso e bastante resistente á tração, as folhas são geralmente opostas, ovaladas, um pecíolo distinto, com margem crenada – serreada, com ápice agudo ou subagudo, pouco enrugada, de coloração verde, inflorescência terminal com espigas lineares, de flores sésseis, de cálice gamossépalo, piloso no dorso, corola com cinco pétalas, soldada na base, de coloração lilás, androceu com dois estames férteis e dois estaminódios.

Malpighiaceae

Malpighia emarginata Dc.

Arbusto com ramos densos e espalhados, com folhas simples, pecioladas, paripenadas, peninérveas, pilosas, bifolioladas, de base acunheada, ápice retuso, inflorescência pedunculada, gamossépala, polipétala, nectário extra floral de coloração rosa, possui dez estames e três pistilos, fruto carnoso de coloração vermelha.

Malpighiaceae

Galphimia brasiliensis A. Juss.

Arbustívero, ereto, muito ramificado e florífero, folhas coriaceas, finas e elitico - alongadas, inflorescências terminais alongadas, com flores pequenas de cor amarela, piramidal, polipétala, nectário extra floral, fruto tricarpelar, seco, trilocular sendo que um dos lócus se atrofia.

A ordem, classe e a divisão, e os seus respectivos números de coletas, assim como coletor responsável e os coletores associados das espécies acima descritas esta apresentados no quadro abaixo (nº. 01):

Quadro 01 – Descrição das plantas coletadas.

Coletor

Col. Assoc.

Nº. Col.

Data Coleta

Planta

Família

Ordem

Classe

Divisão

Nome Popular

Gênero

Epíteto

Autor

Carniello M. A. et al.

Camargo, F. V. S.;Goloni, J. V.;

Palocia, L. C.;

Zuchini, A. N.

2257

09/10/2008

Acerola

Malpighia

emarginata

Dc.

Malpighiaceae

Poligaláles

Magnoliopsida

Magnoliophita

Carniello M. A. et al.

Camargo, F. V. S.;Goloni, J. V.;

Palocia, L. C.;

Zuchini, A. N.

2262

09/10/2008

Carobinha

Jacaranda

cuspidifolia

Mart.

Bignoniaceae

Scrophulariales

Magnoliopsida

Magnoliophita

Carniello M. A. et al.

Camargo, F. V. S.;Goloni, J. V.;

Palocia, L. C.;

Zuchini, A. N.

2261

09/10/2008

Gervão

Starchytarpheta

caynnensis

(L. C.Rich.) Vahl

Verbenaceae

Lamiados

Magnoliopsida

Magnoliophita

Carniello M. A. et al.

Camargo, F. V. S.;Goloni, J. V.;

Palocia, L. C.;

Zuchini, A. N.

2256

09/10/2008

Não mencionado

Malphimia

brasiliensis

A. Juss.

Malpighiaceae

Malpighiales

Magnoliopsida

Magnoliophita

Conclusão

Concluiu-se dessa maneira que no trabalho de campo realizado foram identificadasquatro espécies de três famílias todas pertencentes à mesma classe e divisão, sendo duas espécies pertencentes à mesma família botânica, isso devido as suas características em comum de nectário extra floral, polipétalas, que são comuns na família Malpighiaceae. Uma Bignoniaceae sendo a principal característica dessa família, corolas soldadas, estames didínamo, gamopétalas e cinco lobos. Uma Verbenaceae sendo a principal característica o tipo de inflorescência.

Agradecimento

Agradecemos à Ariane Mariele Macedo pela a ajuda na descrição morfológica das espécies coletadas, à Dennis Rodrigues da Silva pela orientação e paciência na realização desse trabalho, à Audalio Rodrigues de Mello pela ajuda dada na elaboração desse relatório, à Profª. Drª. Maria Antonia Carniello pelo ensino de Sistemática Vegetal e Taxonomia a nós proporcionado.

Referências bibliográficas

CRONQUIST, A. The Evolution and Classification of Flowering Plants – 2ª. ed.Bibliography Copyright 1998 The New York Botanical Garden.

LORENZI, H. Plantas Ornamentais no Brasil Arbustivas, Herbáceas e Trepadeiras. 2ª ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 1999.

VIDAL, M. R. R. & VIDAL, W. N. Botânica – organografia; quadros ilustrados de fanerógamas. 4ª ed. Viçosa: UFV, 2003.

RAVEN, PETER H. 2007, Biologia vegetal - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

BARROSO, Graziela Maciel - Sistemáticas de Angiospermas do Brasil. [e outros] 2ª. ed. – Viçosa : UFV, 2002.


Autor: janaina vetoreti goloni


Artigos Relacionados


Cinzas & Carnaval

About Me

Os Olhos De Deus

Angústia

Presos Ao Tempo... Questionamos

Despenhadeiro

Flor Do Serrado