ORIENTAÇÃO ADEQUADA PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA



Prof. Ms. Alfredo Cesar Antunes


A necessidade do ser humano em se movimentar era atendida pelas atividades físicas como correr, nadar, saltar, arremessar, etc, era imprescindível para ele, que realizava para conseguir sobreviver, ou seja, locomover-se, alimentar-se, defender-se e proteger-se contra o frio. A atividade física era uma necessidade vital, porém, com o avanço da tecnologia o ser humano rendeu-se ao conforto sedentário. Temos o automóvel, os transportes coletivos, os supermercados, os shopping centers, etc, e assim, o esforço físico passou a ser menos intenso, menos freqüente e menos necessário.

O estilo de vida sedentário sabe-se hoje, é associado a um grande número de doenças que afligem as pessoas, em particular as que vivem nos centros urbanos. Outro fato importante foi a mudança cultural do padrão corporal ou estético, onde são valorizados o tipo atlético com músculos salientes e sem excesso de gordura. Mais significativo ainda, é o reconhecimento pela população da importância da atividade física para a saúde e qualidade de vida.

Dessa forma, a atividade física passou a ser praticada objetivando, principalmente, a saúde, a estética e a qualidade de vida. Atualmente, as academias de ginástica e musculação têm se constituído em um dos locais mais populares e mais procurados para se conseguir tais objetivos. São instituições que devem permanecer e evoluir buscando sempre corresponder as necessidades atuais e futuras da sociedade pelos relevantes serviços que oferecem, pois exercitar-se não é modismo passageiro. A atividade física e o exercício físico são direitos dos cidadãos expressos na Constituição e reconhecidos como importantes fatores para a qualidade de vida das pessoas e não se destinam apenas aos atletas ou a alguns grupos privilegiados.

Para se obter os bons resultados da prática de atividade física, particularmente com as atividades de ginástica e musculação, vários critérios devem ser obedecidos, entre os quais a definição de um método de trabalho e a identificação dos objetivos dos clientes. A prescrição das atividades de ginástica e musculação devem ser precedidas de um diagnóstico completo (avaliação física, hábitos, problemas de saúde, exames, etc), periodização (programação), obedecendo os princípios científicos do treinamento físico (individualidade biológica, adaptação, continuidade, sobrecarga, interdependência volume-intensidade e especificidade), além dos aspectos técnicos, culturais, psicológicos, sociais e comportamentais que interferem nessa prática.

Todos esses fatores foram e continuam sendo objetos de sérios e prolongados estudos. Esses estudos visam conhecer e controlar os efeitos do exercício físico sobre o organismo humano para que sejam elaborados métodos eficientes para a sua prescrição, com a certeza de resultados satisfatórios e seguros, em todos os níveis.

Mas, a população que pratica atividade física não conhece esses fatores, não sabem como controlá-los de forma a obter resultados satisfatórios e seguros de acordo com os seus objetivos. Essas pessoas necessitam de orientação técnica-científica na realização dessas atividades corporais. Mas, quem são esses profissionais, como foram preparados?

Os profissionais que orientam estas atividades devem ser graduados em Educação Física e possuírem conhecimentos científicos e técnicos sobre o movimento humano nas suas diversas manifestações, ou seja, além dos conhecimentos biológicos o profissional de Educação Física deve dominar os conhecimentos sociais, culturais e comportamentais da prática de atividade física.Pois, o ser humano não pode ser visto apenas como um ser biológico, mas um ser integral que quando realiza alguma atividade precisa dos seus aspectos biológicos e depende do contexto social e cultural que está inserido.

As academias de ginástica e musculação surgiram para atender as necessidades da população com relação à prática de atividade física. Porém, sabe-se que muitos dos instrutores são pessoas que praticaram por algum tempo uma determinada atividade física e pela vivência, através da tentativa e erro, adquiriram alguns conhecimentos. Com o desenvolvimento da sociedade, as exigências de serviços na área da atividade física são cada dia mais definidos e especializados. Atualmente a Educação Física é uma profissão regulamentada que possui seu Conselho Federal (CONFEF) e seus Conselhos Regionais (CREFs). Atuar na área sem a devida habilitação é exercer ilegalmente a profissão.

Os cursos de Educação Física têm entre seus principais objetivos preparar indivíduos para orientar atividades físicas e esportivas. Além disso, os profissionais de Educação Física que atuam na orientação e prescrição de atividade física precisam refletir sobre a sua prática e estarem sempre atualizados, entendendo que essa atividade é fundamental para a saúde e qualidade de vida da sociedade atual.


Autor: Alfredo Antunes


Artigos Relacionados


Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal

Educação Física Escolar

O Que é Texto?

Qual A Diferença De Olimpíadas E Para-olimpíadas

Educação Ambiental - Meio Ambiente

Importância Do Conhecimento Psicológico Para A Educação E O Ensino.

O Papel Do Professor De Educação Física Na Escola