Tecnologia Educacional e Tecnologia na Educação
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Nem todas as tecnologias inventadas pelo homem são relevantes para a educação, no entanto, as tecnologias amplificam os poderes sensoriais do homem e estendem a sua capacidade de se comunicar com outras pessoas.
Mesmo assim ainda prevalece um conceito preconceituoso sobre tecnologia e educação, pois muitos relacionam tecnologia e informática (computador), não considerando o fato de que:
"... a fala humana, a escrita, e, conseqüentemente, aulas, livros e revistas, para não mencionar currículos e programas, são tecnologia, e que, portanto, educadores vêm usando tecnologia na educação há muito tempo. É apenas a sua familiaridade com essas tecnologias que as torna transparentes (i.e., invisíveis) a eles".
O uso de recursos didáticos os mais comuns no dia a dia do professor incluindo metodologias questionáveis, como aulas expositivas, tem como objetivo comum atingir os objetivos educacionais propostos pelo currículo planejado pela escola.
O estudo acadêmico vem oferecer a possibilidade de rever conceitos, neste caso mostrando que a tecnologia engloba todo o conjunto de fatores concretos ou abstratos que pretendem amenizar qualquer tipo de esforço humano físico ou mental, tornando tais tarefas mais práticas e realizáveis no menor tempo possível.
O uso de qualquer tecnologia, instrumento de ensino ou metodologia utilizada com fins educacionais deve permitir que a pessoa possa se tornar gradativamente sujeito "autônomo em sua aprendizagem, alguém capaz de aprender sempre à medida que constrói seus projetos de vida no plano pessoal e social".
No entanto, hoje há uma supervalorização de tecnologias as quais tem renegado ao professor o lugar de honra que tem ocupado desde os tempos em que o ensino não era sistematizado. A educação hoje desperdiça " o mais precioso de todos os recursos... o professor, fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem".
O melhor meio de comunicação continua sendo a fala, toda tecnologia tida como moderna não teve, de imediato, a intenção de substituir outra existente. A questão sempre foi o aperfeiçoamento, como dito antes.
O surgimento de novas tecnologias não deve ser visto como algo aterrador, um "bicho papão" que vai engolir os meios convencionais, mesmo assim a escola não deve simplesmente aderir a essas novas tecnologias como se não lhe restasse outra opção. A introdução de tais ferramentas deve antes ser preparada em todos os aspectos possíveis, desde a estrutura física, financeira e, principalmente o professor. A área pedagógica, o modo como tais tecnologias vão influenciar a educação e a formação dos alunos é merecedora de atenção especial por parte do sistema de ensino de um modo geral. O computador tem trazido para si toda a atenção na área de tecnologia educacional absorvendo para si todas as tecnologias em comunicação e informação. Porém, a utilização do computador, como de qualquer outra ferramenta, deve levar em conta seu uso como ferramenta adequada para determinadas atividades e não sua utilização como um "Rei Sol" da tecnologia.
Dado esse novo conceito e colocações nos vemos diante de uma situação em que o professor, definitivamente, é um eterno aluno, devendo procurar um constante aperfeiçoamento de suas técnicas de ensino e metodologias como forma de alcance do bom desempenho de suas atividades bem como o avanço e a apropriação do conhecimento por parte de seus alunos.
O uso das redes como uma nova forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor promovendo consequentemente o intercâmbio entre educação e cultura. Educar com a ajuda da internet quebra barreiras, diminui o isolamento da sala de aula, tornando o aluno mais autônomo. Isso tudo está se tornando cada vez mais possível mesmo tendo ainda o problema d preço, contudo o empenho do governo em promover a inclusão digital contribui para a diminuição dessa barreira.
Devemos diferenciar os conceitos de informática na educação e informática educacional. Certamente a informática não existe em prol da educação, mas pode e deve ser utilizada por ela como instrumento de auxílio no trabalho. Não basta apenas ter o computador como ferramenta de ajuda no processo ensino-aprendizagem, é preciso ser criatividade, originalidade ter olhos voltados para a inovação, caso contrário o computador se tornará uma ferramenta onde a cópia e não a colaboração será o forte.
É interessante que não aconteça com o computador o que acontece com o livro didático, que tem proporcionado na maioria das vezes apenas cópias de atividades e não o aprofundamento no conteúdo.
A utilização da Internet leva-nos a uma nova dimensão na concepção de ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa, além de trazer á prática pedagógica um ambiente interativo e colaborativo, atrativo onde o aluno aprenda com prazer e tire proveito desse ensino para sua vida social. O uso da rede de computadores deve provocar na educação um empenho maior da parte de profissionais na elaboração de projetos. São inúmeras as ferramentas, programas e aplicativos disponíveis para a criação de tais projetos, bem como a criação de atividades mais atraentes e prazerosas tornando o aprendizado mais dinâmico.
O computador se tornou um forte aliado para desenvolver projetos, trabalhar temas discutíveis. É um instrumento pedagógico que ajuda na construção do conhecimento não somente para os alunos, mas também aos professores.
Dado esse novo conceito e colocações nos vemos diante de uma situação em que o professor, definitivamente, é um eterno aluno, devendo procurar um constante aperfeiçoamento de suas técnicas de ensino e metodologias como forma de alcance do bom desempenho de suas atividades bem como o avanço e a apropriação do conhecimento por parte de seus alunos.
Para realizar um trabalho utilizando a informática educacional é necessário também um novo profissional que não seja apenas um reprodutor de conhecimento, mas que esteja voltado ao uso das novas tecnologias.
Conclui-se que é essencial que os professores estejam bem preparados para lidar com esse novo recurso. Isso implica num maior comprometimento na busca de uma formação que o deixe apto a utilizar e usufruir de todos esses recursos.
Referência:
A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO
http://chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/tecned2.htm
Autor: ilza magda bernardino dos santos
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