A Polícia e a Violência



Quem é brasileiro conhece de perto um dos maiores problemas que o nosso país enfrenta, a crise na segurança pública.

E fiquei surpreso, mesmo conhecendo os problemas da violência que enfrentamos todos os dias, com uma reportagem especial feita pela revista Época de 09 de novembro de 2009, que retrata uma pesquisa feita pelo Ministério da Justiça em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A pesquisa aborda a tortura, o assédio moral e a corrupção na polícia brasileira. Ela prova que os policiais são ainda humilhados, em sua maioria.

Um primeiro ponto que impressiona é a corrupção dentro da polícia. Vemos todos os dias reportagens sobre policiais corruptos. E os dados da pesquisa impressionam, uma vez que, perguntados sobre o que fariam se vissem atos corruptos dentro da polícia, 25% dos policiais responderam que fingiriam não terem visto nada e alguns apenas aconselhariam um colega envolvido.

Outro aspecto que é alarmante é a violência sofrida pelos agentes. 42% deles foram ameaçados de morte ou de violência física e 6% destes foram ameaçados pela própria polícia.

Esses e outros dados refletem um problema que está cada vez mais constante, um mal que vem só crescendo, uma grande falha no que se refere à segurança pública brasileira.

Se até aqueles que foram indicados para cuidar da nossa segurança sofre a violência crescente, quem há de nos acudir?

Como mudar esta cruel realidade? Os próprios agentes respondem: 85% deles acredita que é preciso aumentar a verba destinada à segurança pública; 82% acredita que se faz necessário aumentar o contingente policial e investir em formação e treinamento.

Contudo, a resposta à questão é mais desafiadora. Ela sugere uma reforma completa no que tange a formação policial, a constituição educacional, administrativa e investigativa. Ou seja, a segurança pública no Brasil é muito problemática, pois percebemos que não há controle no que se refere à tarefa que deve ser desempenhada por cada categoria policial, e a PM parece que é a que mais sofre com tudo isso.


Autor: Ronyvaldo Barros dos Santos


Artigos Relacionados


Políticas Públicas De Segurança

Quanto Custa A Insegurança

Insegurança Pública

Sobre A Violência Em Teresina - I

A Corrupção No Brasil

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Papel Da Religião No Poder