Estrutura de um Plano de Negócios para Empresa de Tecnologia



Hoje estamos vivendo um revolução tecnológica, aonde a tecnologia da informação está mudando a forma de relacionamento das pessoas, multiplicando e facilitando o acesso a fontes de informações, modificando a forma de trabalhar, estudar e compra produtos. Aproveitando esta onda vários jovens e adultos estão utilizando as novas tecnologias para desenvolver novos produtos e serviços  na  principalmente voltados para a internet. Portanto vamos conhecer um modelo de Plano de negócios voltado para empresas de tecnologia. Seguindo este modelo eu desenvolvi um plano de negócios que ficou entre os doses finalistas do Premio Santande de empreendedorismo 2008
          
Um plano de negócios, seguindo o modelo proposto por Dornelas (2005), possui a estrutura definida a seguir:.

a)Capa: a capa é uma das partes mais importante do plano de negócios, pois é a primeira parte do documento que será visualizada por quem vai ler o plano. Portanto ela deve ser feita apenas com as informações necessárias e de maneira limpa.
b)Sumário: O sumário deve conter os títulos e os principais assuntos de cada seção do plano de negócios, assim como suas respectivas páginas. Isto ajudará o leitor do documento a encontrar mais rápido o que lhe interessa.
c)Sumário executivo: De acordo com Dornelas (2005) o sumário executivo é a principal seção do plano de negócio. Esta seção fará o leitor decidir se continuará ou não a ler o restante do documento. Portanto ele deve ter uma síntese das principais informações que constam no plano de negócios alem de ser escrito com muita atenção e revisado varias vezes.  O sumario executivo deves dirigido ao publico alvo do plano e especifica qual é objetivo do plano em relação ao leitor. O plano deve ser a ultima parte a ser escrita pois depende de todas as outras seções plano de negócios.
d)Conceito do negócio: Aqui se deve falar um pouco do ramo de negócio em que será inserido o site e também falar sobre o site em si, ou seja, o produto. Descrever o site, procurando mostrar o porquê da sua criação, qual o seu propósito, a natureza dos produtos ou serviços fornecidos como ele será desenvolvido e seus principais diferenciais.
e)Equipe de gestão: Aqui deve ser colocado um currículo resumido dos executivos, gerentes, e funcionários operacionais, abordando o nível educacional e as experiências.

f)Mercado e competidores: Nesta seção o autor do plano de negócios deve mostrar que os dirigentes da empresa conhecem o mercado consumidor do seu produto ou serviço. Desenvolvendo uma analise setorial, definido o mercado alvo, as necessidades dos clientes, benefícios do produto para os clientes, analisar os competidores e por ultimo mostrar as vantagens competitivas.  (DORNELAS, 2005).  
g)Marketing e vendas: Deve-se mostrar como o produto será vendido e como vai conquistar seus clientes, manter a fidelidade do mesmo e aumentar a demanda.  Quais os métodos de comercialização, diferenciais para os clientes, políticas de preços, principais clientes, área de atuação da empresa, canais de distribuição e estratégias de comunicação, promoção e publicidade, bem como projeções de vendas e parcerias estratégicas.        
h)Estrutura e operação: Nesta parte do trabalho devemos colocar o organograma funcional da empresa, os processos de negócio, política de recursos humanos, fornecedores de serviços, infra-estrutura e localização e as tecnologias adotadas pela empresa.  
i)Análise estratégica: Para Dornelas (2005), nesta seção é realizada a análise SWOT (pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades), a metas e objetivos do negócio, além de criar um cronograma de implantação.

j)Previsões dos resultados econômicos e financeiros: Dornelas (2005) afirma que deve ser apresentada em números todas as ações planejadas para empresa e as comprovações, através de projeções futuras como necessidades de capital e aonde serão aplicados. Deve discutir nesta seção a evolução dos resultados econômicos e financeiros, a composição dos principais gastos, os investimentos, indicadores de rentabilidade, necessidades de aporte e contrapartida e cenários alternativos.       
k)Anexos: Nos anexos devem-se adicionar informações e documentos relevantes que melhorem o entendimento do plano de negócios, como currículum vitae dos sócios e dirigentes da empresa, fotos do produto, plantas da localização, material de divulgação do negócio, catálogos, estatutos, contrato social da empresa. 
Este modelo de Plano de Negócios foi utilizado para desenvolver uma loja virtual relacionada a Comercio eletrônico

Autor: romildo rabelo


Artigos Relacionados


No Vale Terá Tura

A Análise De Swot Da Seduc/ma

Maior LiÇÃo De Vida

TraÇos De Um Povo

SolidÃo...

Índio Urbano

Moradores Do Tempo