DIRETRIZES PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DAS TICs: UM ACORDO COLETIVO



 
                       

 


­­­­­­­­.                                     Newton Caldeira Mesquita

             

    No inicio deste novo século, vivenciamos transformações que acabam por determinar mudanças sociais, políticas e culturais, com crescimento excessivo das cidades, das instituições sociais e das inovações tecnológicas. A Evolução tecnológica tem crescido sobre maneira e isso pode fornecer dados qualitativos e quantitativos sobre os resultados nos setores empresariais, institucionais, etc. Os dados de pesquisas podem ser subsídios úteis para análises empíricas sobre os impactos pesquisados com rapidez e segurança proporcionando um refazer consciente. Utilizando os novos recursos podemos direcionar e implantar formas para a crescente qualidade e eficiência, no novo mundo, envolvendo a adaptação da Escola Publica para melhores ajuste a suas necessidades e realidade atual, capaz de formar cidadãos críticos, conscientes de seu papel, responsáveis social e politicamente.

              Nós professores somos peças fundamentais no processo e isso exige mais cautela no que diz respeito à formação para conduzir e implantar as mídias em sala de aula existe uma necessidade de se inteirar antecipadamente do assunto que será abordado conhecimento no manuseio da maquina para uso correto da ferramenta utilizada para o dinamismo, domínio e segurança didática. Muitas escolas contratam técnicos pelo baixo custo e compromete o aprendizado. Esse profissional deve ter uma formação pedagógica, uma experiência de sala de aula e ainda conhecimento em Tecnologias da Informação e da Comunicação, pois o professor não é apenas um facilitador e deve ter uma capacitação para propiciar recursos necessários para alavancar o processo, de forma correta fazendo um bom uso junto aos softwares.

                Entendo que a coordenação de Tecnologias deve estar atenta e envolvida com o planejamento curricular de todas as disciplinas, sugerindo atividades pedagógicas, utilizando os recursos tecnológicos, para tanto, e preciso o apoio da direção, força necessária para executar os projetos sugeridos. O coordenador, profissional responsável pela área de tecnologia educacional deve ter sua formação pautada na área pedagógica, tendo como objetivo maior, organizar e dar suporte ao professor, no desenvolvimento das atividades, utilizando as mídias com o computador, facilitando o processo e auxiliando o colega professor na elaboração das atividades; mantendo o colega professor informado dos avanços tecnológicos, apresentando as inovações de utilização da ferramenta e incentivando a buscar novos conhecimentos, proporcionando apoio em todos os setores e orientando quanto ao uso dos equipamentos.

              Devemos descobrir caminhos didáticos, capacitando e assumindo o papel de facilitador na construção do conhecimento e não mais um transmissor de informações, A maquina não melhora a educação sozinha e necessária, pois de professores preparados, flexíveis para refletir as necessidades a nível local e as principais iniciativas em todos os setores da educação e que tenham como missão, formar cidadãos qualificados e críticos para atuar na transformação da Sociedade.

 

Bibliográficas:

http://www.prof2000.pt/users/dulces/introdu%C3%A7%C3%A3o.htm

http://www6.ufrgs.br/soft-livre-edu/utilizacao-da-tic-nos-cursos-de-graduacao>. Acesso em: 11 nov. 2009.

http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0629104.pdf

 


Autor: newton mesquita


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