Brasileiros ilegais na Inglaterra e Escócia



Infelizmente, segundo a pesquisa "Brazilians in London", a maioria dos brasileiros no Reino Unido, que inclui Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia, encontram-se em uma difícil situação irregular.

Conforme mostra a estatística, 53% dos brasileiros entrevistados nessa pesquisa estão com o visto expirado. Ou seja, estão em situação irregular. Isso significa que podem ser de 75.000 a 150.000 brasileiros ilegais na Inglaterra e Escócia.
Como muitos sabem, muitos brasileiros vieram para o Reino Unido e entraram com visto de estudate para Inglaterra ou visitante, estando sujeitos a uma estadia limitada. Mas, muitos (não digo todos, mas muitos) , acabam permanecendo no país, aproveitando-se da falta de controle do governo britânico. Uma atitute corajosa, que demonstra como o brasileiro não desiste nunca de lutar por uma vida melhor, mas ao mesmo tempo muito arriscada e praticamente impensável nos dias atuais.

Mas as autoridades britânicas estão cada vez mais alertas sobre o crescimento do número de ilegais na comunidade brasileira, e dia após dia, implementam mais mecanismos que ajudem a evitar a imigração ilegal, não só de brasileiros.

Empresas são duramente fiscalizadas e obrigadas a provar que não contratam imigrantes ilegais. Postos de saúde e hospitais na inglaterra cada vez mais exigem passaportes para cadastrar pacientes. A fiscalização nos portos e aeroportos está cada vez mais forte.

Segundo o Home Office, são barrados e deportados uma média de 5.000 a 6.000 brasileiros por ano nos portos e aeroportos. Esse número representa o dobro da segunda nacionalidade (asiática) presente nas estatíticas.

Relatos de brasileiros barrados em aeroportos contam que a maioria das pessoas vistas nas salas de deportação são do Brasil. Muita gente tenta entrar como visitante no Reino Unido com uma mão na frente e outra atrás. Sem dinheiro, sem estadia certa, sem seguro saúde e sem nenhum comprovante de que pode se manter.

A nova moda brasileira agora é fazer conexão em outro país da Europa e vir por trem ou barco onde a polícia de imigração pode ser mais "light". Funciona? Não creio. Os asiáticos e africanos fazem essa rota. Indianos, afegãos, iraquianos, árabes, marroquinos, egípcios, etc..

Nos portos a polícia tem até detector de calor para encontrar pessoas dentro de containers! Claro que muita gente furar o cerco e ficar. Mas o futuro não é promissor enquanto o governo britânico aperta cada vez mais o cerco.

O mais impressionante, é escutar casos de brasileiros super capacitados que se sujeitam a ilegalidade, quando teriam perfeitas condições de conseguir vistos de trabalho. Em muitos lugares no Reino Unido, sempre que vai a um hospital e você corre o risco de ser atendido por um médico de algum país subdesenvolvido da Ásia. Professores são estrangeiros. Em muitas empresas o quadro de funcionários muitas vezes passam de 30% ou 40% de estrangeiros. Sul-africanos e indianos (com todo respeito) brotam que nem mato nas ruas de Londres. Turcos são donos de comércios como pizzarias e casas de kebab que podem ser vistas em qualquer esquina. Chineses com suas lojas take-away. Poloneses invadindo todo o mercado informal, desde predreiros até landlords e empreiteiros.

E por que os brasileiros se contentam só com os cargos de limpeza? Virou um mito. Se você está no Brasil e fala que vai trabalhar na Europa, todos pensam: Vai lavar prato ou limpar banheiro. Nada contra, pois são profissões tão honradas quanto medicina ou engenharia. Uma sociedade não sobrevive sem higiene.

Mas onde estão os médicos, dentistas, empreendedores, profissionais liberais, etc brasileiros? Com certeza não são menos capacitados do que os imigrantes de outros países subdesenvolvidos...
Autor: Roberto Alves


Artigos Relacionados


Ombro Exercício E Movimento Correto

Ateísmo, Existe Realmente?

Como Aumentar Suas Vendas Usando O Google

Fantasma Da Corrupção

Carta De Um Americano Para O Brasil

Médicos Sem Fronteiras (negligências Da Mídia)

Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes