Fundamentos Em Literatura



Existem diversos tipos de texto, embora todos possam ser analisados por meio de óticas semelhantes. A noção de "literariedade" surgiu com a percepção de certas qualidades oriundas de fenômenos literários manifestados em obras essencialmente não-literárias. As qualidades literárias são recursos de importante utilização nas mais variadas práticas e discursos.

Existem modelos tradicionais que costumam caracterizar os diversos segmentos que utilizam a linguagempara comunicação e registro de idéias. Textos de conteúdos históricos, científicos, jornalísticos, por exemplo possuem uma lógicae muitas vezes requerem habilidades técnicas e específicas e são formatados com o auxílio de uma metodologia própria.

Visto isso, é preciso salientar que a inteligibilidade de determinados assuntos necessita da estrutura da narrativa literária.

Já as obras classificadas como literárias apresentam-se nos mais criativosformatos e tamanhos e podem aproximar-se tanto das obras não-literárias ao ponto de dificultar a identificação de seus traços essenciais.

Há dois séculos atrás, o termo Literatura era usado apenas para designar "textos escritos" e "conhecimento proveniente dos livros", onde a ênfase dos estudos estava para a gramática e a retórica (argumentação), bem como na busca de referenciais de linguagem e escrita. A idéia moderna passou a trata-lo como sinônimo de riqueza lingüística e de profundidade no sentido de possibilidade de interpretações.

Por isso, julgar a literatura como um apanhado de textos reconhecidos assim por estudiosos e formadores de opinião é uma atitude que contraria a realidade. A descrição da literatura não cabe tarefa simples e homogênea, pois para isso envolve-se um conjunto de suposições e interpretações que variam de acordo com o contexto, necessidade, cultura, discernimento, etc.

Narrativas literárias buscam "demonstração narrativa", não tão preocupadas com a informação que comunicam, mas com a arte de operar as palavras.

Literatura é arte de falar, comunicar textualmente provocando a atenção, aguçando curiosidade, produzindo contrastes com a fala comum.

Qualquer texto pode apresentar características que o tornem literário e outros podem ser vistos com tal se camuflados em determinados contextos (como em livrarias, revistas, etc.).

Linguagem altamente organizada pode ser encontrada em textos literários, porém somente o seu uso não determina o que seja literatura (ex: a lista telefônicaé padronizada ou um livro científico), porque esta não corresponde simplesmente a um tipo rebuscado de linguagem.

Traços específicos refinam a busca da classificação de uma obra como literária ou não.

A linguagem que foca a própria linguagem, sua organização, as minúcias de suas estruturas lingüísticas, os valores semânticos internos e também externos ao texto, a relação complexa entre estes e outros diversos elementos que se constroem chamam a atenção para o distinção de uma obra literária.

As relações entre forma e conteúdo, estilo, abordagem e as contribuições provenientes de cada elemento para o efeito da parte para um todo.

A projeção de um mundo íntimo, ficcional e até certo ponto real envolve personagens e ações que se relacionam com um público implícito, este é o âmbito da literatura.

A obra não ficcional geralmente aborda um contexto que deve ser considerado, já o contexto da ficção não é concreto (a não ser pelo "mundo imaginário").

A obra literária é puramente um objeto estético, cumprindo uma de suas funções ao ser exibida aos leitores que estabelecem uma relação entre forma e conteúdo.

Em geral, não podemos defini-la, porém as boas histórias são aquelas em que acabam proporcionando o divertimento, a excitação ou instrução.

O uso da linguagem e forma de apresentação também pode proporcionar a intertextualidade e auto-reflexividade da literatura, porém estes correspondem à aspectos valorizadores, não fatores classificatórios, assim como a metalinguagem, o estilo, a autoria,a coesão e coerência, a profundidade inteligível que visa surpreender ou atingir determinado público. É necessária uma intuição aguçada capaz de caminhar pelos labirintos da arte para que se possa determinar com certeza o cunho da obra com a qual se estabelece contato.


Autor: Thalita Pacini


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