Tolerância - Preconceitos no futebol



No dia 23 de novembro de 2009, desembarcou no Brasil para visita de um dia o polêmico presidente Iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, um homem declaradamente preconceituoso que prega o fim do Estado de Israel, nega o Holocausto e sente-se feliz ao afirmar que em seu país não existe homossexualismo.

O Brasil é um Estado democrático de direito e por conseguinte laico. A intolerância em suas várias designações é sinônimo de preconceito definido pela Lei nº 7.716 de 05 de janeiro de 1989, portanto é crime.

Assim, pessoas intolerantes que constituem o nosso futebol, sejam torcedores, dirigentes de clubes, representantes de entidades, da imprensa e até mesmo por parte dos próprios jogadores que não sabem respeitar a cor da pele e nem tão pouco a orientação sexual de seu semelhante, ou vão morar no país de Ahmadinejad ou terão que mudar e muito o seu modo de ser.

O exercício contínuo de aprimoramento e moralização do futebol nacional não poderá passar as margens da ética, e sim incorporá-la e adotá-la como força motriz para orientar e desenvolver futuros planejamentos.

Soa abstrato falar em ética no mundo do futebol, mas torna-se essencial sua presença para que todos, sem exceção sejam capazes de avaliarem e decidirem sobre suas ações da forma mais justa possível.

Uma intolerância também percebida manifesta-se pelo diminuto contingente do sexo feminino ocupando postos chaves em áreas administrativas e técnicas. O futebol como parte integrante da sociedade a qual pertencemos não é exclusividade masculina, pelo menos não poderia ser.

Assim, práticas que assemelham-se a ações  do Homem de Neandhertal, que rotineiramente presenciamos, poderíam reverter-se em ações mais humanas e tolerantes condizentes com o Homo Sapiens do século XXI.


Autor: Wagner Coelho


Artigos Relacionados


Gestão Democrática

A Chamada Farra Das Passagens AÉreas Na CÂmara Dos Deputados

Organizações No Futebol

País De Duas Faces

Educação Física E Qualidade De Vida

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

O Futebol E A Sociedade