Causa Incômodo



Há 03 anos acordo as 05 horas da manhã e inicio uma atividade profissional com uma classe de trabalhadores brasileiros que enfrentam uma das mais desgastantes e insalubres jornada de trabalho.
São brasileiros e brasileiras marginalizados, alijados do processo educacional que os torna ainda mais dependentes deste tipo de ocupação.
Por outro lado, são pessoas aguerridas, felizes, que independentemente das intempéries do tempo e do cansaço do dia anterior antes da 07 da matina já encontram-se na lida.
Esses heróis anônimos respondem pelo nome de cortadores de cana. Descansam apenas um dia da semana e dependem exclusivamente da força física para executarem suas atividades laborais. Os mais novos chegam a corte até 22 toneladas de cana por dia. Já os mais velhos combalidos pela idade e pelo próprio trabalho cortam 10 toneladas.
Envelhecimento precoce e desgate funcional do corpo acometem a todos, sem exceção.
Esses trabalhadores além de impulsionarem a economia nacional e gerarem divisas na balança comercial não são reconhecidos e muito menos respeitados. Eu tive a experiência de reconhecê-los e respeitá-los.
Não querendo passar por demagogo e nem tão pouco querendo entrar no mérito da questão, o que me incomoda é ver jogadores e comissão técnica dos clubes de futebol protestarem quando jogam duas vezes na semana. Esse mundo da bola, além de enriquecer jogadores, técnicos, diretores, empresários e sei lá mais quem, pra sociedade não passa além de um entretenimento. Sou apaixonado por futebol, mas também devo confessar que quando abasteço meu veículo e no outro dia grito gol acompanho de aplausos, elogios e até  mesmo de lágrimas fico incomodado sim!

Autor: Wagner Coelho


Artigos Relacionados


SolidÃo...

Quem Sou Eu...quem és Tu ?!

No Vale Terá Tura

Dama Da Noite

Moradores Do Tempo

Mulher ImaginÁria

Maior LiÇÃo De Vida